Present Continuous e Going to para expressar o futuro

Dia destes uma leitora aqui do blog enviou um email querendo saber a diferença entre o ‘present continuous‘ e o ‘going to‘ para expressar ações no futuro. Para entender melhor isto veja os dois exemplos abaixo:

  1. I‘m meeting my friends on Saturday evening.
  2. I‘m going to meet my friends on Saturday evening.

As duas sentenças significam praticamente a mesma coisa – “vou encontrar meus amigos no sábado à noite“. Porém, qual a mais correta? A [1] com o ‘Present Continuous‘ ou a [2] com o ‘Going to‘?A verdade é que tanto faz como tanto fez. Você pode usar um ou outro nesses casos. Afinal, a diferença em significado praticamente não existe.

Alguns leitores agora argumentarão que aprenderam de modo diferente: “use o ‘Present Continuous’ quando você tiver 100% de certeza de que o fato acontecerá; no entanto, use o ‘Going to’ quando tiver apenas, digamos 90% de certeza“.

Não tenho nada contra essa maneira de ver o uso do Present Continuous e Going to para expressar o futuro. Eu mesmo já escrevi isto na dica O Futuro na Língua Inglesa‘. Contudo, nós – professores e professoras de inglês – sempre damos esta informação apenas para saciar a curiosidade dos alunos e alunas.

Para provar como a diferença não existe veja o que diz a Cambridge Grammar of English [CGE], uma das mais respeitadas gramáticas de uso que temos atualmente:

Geralmente, tanto o ‘be going to’ quanto o Present Progressive [ou Present Continuous] podem ser usados para fazer referência a eventos futuros quando há um grande envolvimento da parte de quem fala no processo de tomada de decisão do evento.

Em outras palavras, o que os autores da CGE estão dizendo é o mesmo que eu disse acima: tanto fez como tanto faz usar um ou outro. Se eu tenho de expressar que vou fazer algo no futuro e quero expressar certeza disso posso usar o ‘Present Continuous‘ ou o ‘Going to’ sem problemas. Os autores da CGE dão os seguintes exemplos:

  • What are you going to drink?
  • What are you drinking?
  • I’m going to have a drink with Jill after the film.
  • I’m having a drink with Jill after the film.
  • She’s not going to borrow my car.
  • She’s not borrowing my car.
  • Karen’s going to arrive tomorrow. I couldn’t put her off.
  • Karen’s arriving tomorrow. I couldn’t put her off.

Espero que o texto acima tenha ajudado você a compreender isto. Para ser sincero, espero que o texto tenha servido para desbitolar você da ideia de que obrigatoriamente tem de ser um ou outro. Afinal, como todos sabem a ideia deste blog é descomplicar o inglês. Bye… Take care!

Artigos Relacionados
Comentários