TÔ PASSADA em inglês | como é que se diz isso?

Como dizer TÔ PASSADA em inglês? Será que há uma maneira de expressarmos isso em inglês quase da mesma forma como português?

Continue lendo para aprender!

TÔ PASSADA em inglês

A expressão TÔ PASSADA significa “estou chocada“, “estou perplexa“, “estou extremamente surpresa“, “estou estupefata“. Ou seja, TÔ PASSADA é usada para expressar grande surpresa diante de algo que aconteceu ou que alguém disse.

Como se trata de uma gíria entre os jovens mais conectados, em inglês a expressão que se encaixa é I’M GAGGED. Mas, além de falar apenas assim, você pode intensificar a expressão dizendo:

  • I’m very gagged.
  • I’m really gagged.
  • I’m literally gagged.

Enfim, maneiras diferentes para expressar a ideia de que a pessoa está extremamente passada, chocada, perplexa, boquiaberta, estupefata.

De onde surgiu I’m gagged?

Inicialmente, I’M GAGGED era uma gíria da comunidade LGBTQIA+ dos anos 1990. Com o passar dos anos, outros grupos passaram a usá-la normalmente. Hoje é muito comum ouvi-la de modo bastante informal em inglês.

Isso significa que, assim como em português, I’M GAGGED é uma gíria e só é usada em contextos extremamente informais.

Caso você queira expressar a mesma ideai em situações neutras (sem recorrer a uma gíria), saiba que você pode usar a expressão be taken aback. Mas, há também:

  • I’m puzzled.
  • I’m bewildered.
  • I’m perplexed.
  • I’m chocked.

Lembre-se que essas não se enquadram como gírias. Sendo assim um substituto mais adequado para I’M GAGGED.

De onde surgiu TÔ PASSADA?

Em junho de 2017, a professora Célia Santos passava pelo cruzamento da Avenida Expedicionários com a Avenida Júlia Freire, em João Pessoa, Paraíba. O caminho de rotina que ela fazia para ir ao seu tratamento de fibromialgia foi modificado por uma cratera enorme que se abriu no meio da rua. Ao passar pelo local, a equipe de reportagem da TV Rio Branco perguntou a Célia sobre o ocorrido. Sendo pega de supresa, sua reação foi:

Tô passada, chocada. Meu Deus… Jesus… Tô vendo pela primeira vez

Assim, nasceu o meme “Tô passada, chocada” nas redes sociais.

Em 2021, o bordão ganhou mais força na boca da também paraibana Juliette Freire, que em certos momentos no programa Big Brother Brasil costumava dizer “Tô passada, chocada“.

Ainda em 2021, o perfil Esse Menino no Instagram publicou aquele que virou o meme da Pfizer. Nele, o humorista usava o bordão novamente. Com isso, o ” Tô passada!” viralizou ainda mais e caiu na boca do povo. Bom, pelo menos nas redes sociais.

That’s it! Agora você já sabe como dizer TÔ PASSADA em inglês e também mais algumas curiosidades sobre essa expressão.

Take care and keep learning!

Etiquetas

2 Comentários

  1. Oi Denilso!! Espero que você esteja bem e saudável. Quero expressar aqui a minha admiração pelo seu trabalho e lhe agradecer por tudo. Aprendo demais com você. Estou me preparando para o FCE. Eu gostaria de lhe dizer também que esta expressão “tô passada!” é um pouquinho mais velhinha🤣 Eu me lembro já usá-la na minha época de faculdade é isso já faz uns bons longos anos. Me formei em 2006. A galera também usava “Me poupa de fruta!”, “Me economiza!” e também “Eu não sou obrigado!”, “Se resolva!”, “Lide com o meu sucesso, porque eu não tenho tempo.”… Enfim, quanta riqueza, né?🤣🤣 Eu me divirto com as expressões populares, embora tenha predileção por uma boa literatura. Que você tenha um lindo dia!! Poderia dar algumas dicas para os que se preparam para os certificados? Grata. Raquel 😘

    1. Hello, Raquel! Thanks for the feedback.😊 Espero continuar ajudando você dessa maneira meio indireta cada vez mais. Estou aqui para isso! Sobre a expressão “tô passada”, eu também me lembro dela em alguns momentos da vida; mas, somente agora por conta dos fatos mencionados no texto ela viralizou (caiu ainda mais na boca do povo). Enfim, expressões vêm e vão e a gente vai sempre se vendo em volto com elas.🥸 Dicas sobre os exames de proficiência, confesso que já dei várias aqui no site. São textos publicados entre 2012 e 2014 (se não me engano). Mais recentes, eu tenho vídeos publicados no Youtube que não foram postados aqui no site ainda, mas uma hora entrarão por aqui para facilitar a vida de quem acompanha minhas dicas. Mas, nada impede que novos textos e dicas sejam publicados. Essa é uma linha editoria interessante a ser mantida. Thanks again! 😘😘😘

Botão Voltar ao topo