Como Aprender ou Ensinar Phrasal Verbs

Uma das perguntas que mais recebo em minha caixa de emails é: “Denilso, como faço para aprender phrasal verbs? É impossível saber tudo né?“. Geralmente, quem manda o email começa ou termina dizendo “eu odeio phrasal verbs“.

Já escrevi muito aqui no blog sobre isto. Portanto, de modo bem simples é bom entender que um ‘phrasal verb‘ é a combinação de um verbo [get, take, look, go, run, etc] com uma preposição [out, on, over, off, in, at, round, etc] [Leia mais em “O que são phrasal verbs?“]. Cito como exemplos: go over, pull over, look up to. run out of, take care of.O problema dos phrasal verbs é que ao serem vistos isoladamente [como acima] eles podem significar qualquer coisa. Afinal, um phrasal verb pode possuir inúmeros significados e usos. Isto, portanto, causa muitas dificuldades a quem aprende inglês. Logo, é bom saber que é praticamente impossível aprender phrasal verbs de modo isolado.

Aprender e Ensinar Phrasal VerbsAlgumas escolas e professores ainda insistem que os alunos decorem lista de phrasal verbs com “get“, lista de phrasal verbs com “off“, lista de phrasal verbs com “take“, “lista de phrasal verbs com “in“. Enfim, fazem listas e mais listas e não percebem que estão perdendo tempo e ajudando os alunos a odiarem ainda mais os tais phrasal verbs [ou a língua inglesa como um todo]. A estes professores e escolas eu pergunto: se você sempre ensinou deste jeito [listas] e nunca obteve resultados satisfatórios, não acha que está na hora de começar a ensinar de um modo diferente e mais proveitoso para você e seus alunos?.

Não basta dizer que você aprende phrasal verbs através do contexto, de exemplos, do uso. Precisa ir além. Tanto alunos quanto professores precisam ir além. Ou apenas mudar o foco do ensino/aprendizado de phrasal verbs.

A dica que sempre dou é a seguinte: aprenda um [eu disse um] phrasal verb com outra palavra por perto. Ou seja, ao se deparar com a sentença “he had no time to go over the test scores“, você deve prestar atenção também à palavra com a qual o phrasal verb [go over] está combinando. Neste caso a palavra é “test scores” [resultados das provas].

Fazendo assim fica muito mais fácil entender que “go over“, neste contexto [uso, exemplo] significa “examinar“, “verificar“, “analisar“, “conferir“, “revisar“. Mas nada de ficar apenas no phrasal verb e seu significado. Recomenda-se que você aprenda/ensine a combinação completa “go over the test scores” [analisar/verificar/examinar os resultados das provas].

Veja que ao invés de tentar entender o “go over” você foi além e aprendeu/ensinou algo a mais: “go over the test scores“. Se você for um aluno dedicado poderá ir atrás de outros exemplos no qual “go over” tem este significado. Ao encontrá-los anote os exemplos no seu Lexical Notebook e veja com que palavras ele foi usado:

  • We’d better go over the plan again. [É melhor a gente verificar o plano novamente]
  • It’s your responsibility to go over the accounts weekly. [É responsabilidade sua conferir as contas todas as semanas]
  • I think you should go over these documents with an attorney. [Acho que você deveria analisar estes documentos com um advogado.]
  • The judges went over the dogs before the competition started. [Os juízes examinaram os cachorros antes do início da competição.]

Aprendendo deste jeito com paciência e sem afobação ou medo, você perceberá como phrasal verbs não são um bicho de sete cabeças. That’s it! See y’all! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários