Aprender com músicas!
Então não adianta pegar a letra de uma música e ler parlavra por palavra e achar que vai aprender muita coisa! Você vai aprender um monte de palavras desconexas e sem muito sentido! Não adianta também querer aprender regras gramaticais através de músicas! Afinal, muitas regras de Gramática Normativa são quebradas nas músicas apenas para dar mais rapidez e naturalidade.
Veja a letra abaixo (apenas um trecho):
Sorry, sorry, sorry, sorry
Hey, baby my nose is getting big
I noticed it be growing when I been telling them fibs
Now you say your trust’s getting weaker
Probably ‘cos my lies just started getting deeper
And the reason for my confession is that I learned my lesson
Só neste trecho você já pode aprender um monte de coisas. Precisa também ser criativo! Do contrário não vai dar nada certo! Veja bem:
1) “Sorry” – todo mundo sabe o que é isto!
2) My nose is getting big (Meu nariz está crescendo) – Você associa o crescimento do nariz a mentiras, certo? Lembram do Pinóquio? Agora, se você tem um pouco mais de conhecimento em inglês pode dizer sentenças como: your nose is getting big; his nose is getting big; her nose is getting big; etc. É só brincar um pouco com aquilo que você já sabe!
3) You trust’s getting weaker (Sua confiança está diminuindo) – Se você quiser dizer “minha confiança está diminuindo”, como é que vai ser? Basta trocar o ‘your’ por ‘my’ e assim terá “my trust’s getting weaker“.
4) The reason for my confession is that… (O motivo da minha confissão é que…) – Imagine frases para completar esta expressão:
- The reason for my confession is that I love you!
- The reason for my confession is that I learned my lesson!
- The reason for my confession is that I don’t like English.
Você pode dar mais alguns finais?
Enfim se você começar a notar expressões assim (estudando sozinho, com um amigo, ajuda de um professor, etc), você aprenderá expressões que terão muito mais sentido na hora de se comunicar em inglês! De tal forma, você não terá de ficar pensando em regras gramaticais e em palavras isolada para falar inglês. Sem contar que músicas ajudam muito a gente a memorizar melhor as coisas!
See you guys tomorrow!
Eh engracado como essa dica de hj eh uma das mais importantes que se pode dar as pessoas que querem aprender ingles. E ao mesmo tempo eh algo que nem precisaria ser dito porque eh mto logico. Se observarmos os padroes de linguagem existentes no ingles (e em qualquer lingua, eh claro) eh possivel aprender aquelas expressoes que facilitam a vida da gente na hora de se comunicar. Aquelas mesmas que a gente ve nos cursinhos, na linguagem informal dos filmes, websites, musicas e afins.Essa eh tambem a melhor maneira de se aprender ingles por conta propria, de se tornar autonomo e nao depender de alguem pra mostrar as coisas o tempo todo. E o Denilso tem mta razao qdo ele fala que a gente aprende padroes, frases prontas. Eh verdade mesmo. Eu moro aqui nos EUA. E todo dia eu vejo que qto mais frases prontas vc aprende, mais fica facil abrir a boca e simplesmente falar, sai automatico, vc nem precisa pensar. Isso acontece com o portugues tambem pra gente que eh falante nativo desta lingua. Na maior parte do tempo, a gente nao fica pensando o que dizer, a gente so abre a boca e sai falando pq a gente ja ouviu essas frases prontas milhoes de vezes, desde que era pequeno. Eu sei que as vezes eh meio dificil "engolir" algumas frases que parecem nao ter muito sentido. Mas a gente acaba decorando. E se vc eh como eu que nao consegue memorizar alguma coisa sem saber o sentido, basta ir em busca da origem da expressao na internet.Ai mesmo que vc ai aprender mto mais!Ao mesmo tempo que essa dica do Denilso eh importante, e ele vem repetindo isso desde o comeco do blog, chega a ser ate obvio. Pq a gente tb fala em padroes e usa as preposicoes e as regrinhas gramaticais e os collocations o tempo todo. So nao percebe.E se a gente perceber os padroes da lingua inglesa, as palavras que vem sempre juntas em expressoes ou naquilo que o Denilso chama de collocation, fica mto facil aprender. E esse exercicio eu faco todo dia aqui nos EUA.Espero que vcs pensem nisso e levem a dica de hj pro dia-a-dia do aprendizado de vcs!
Wow, Lane… Show de bola seu comentário… Acho que vou publicar no blog! Pode?
Eu toco violão e há algumas músicas em Inglês fascinantes, quero aprender a toca-las. Unir o útil ao agradável Inglês com música é show.