O Problema da Lista de Phrasal Verbs

Antes de você ler o que eu tenho a dizer sobre lista de phrasal verbs, recomendo que leia a dica “O que são phrasal verbs?“. Nela dei dicas que podem te ajudar a entender melhor esse assunto. Nesta dica aqui quero apenas ressaltar que aprender phrasal verbs por meio de lista não ajudará você a usá-los naturalmente. Continue lendo para saber mais.

» Leia também: Lista de Phrasal Verbs com Tradução e Exemplos

Certa vez, um amigo, que estuda em uma escola de inglês bem tradicional, me procurou solicitando uma ajuda para saber como aprender phrasal verbs. Perguntei a ele qual era a situação. Ele puxou de dentro de sua mochila seis folhas de papel ofício nas quais encontravam-se 150 phrasal verbs. Ele me mostrou a tal lista e disse que devia decorar tudo em cerca de uma semana; pois, aquilo cairia na prova.

Como pesquisador e estudioso em abordagens de ensino – principalmente, o ensino e aquisição de vocabulário (lexical) – considero tais listas A-BO-MI-NÁ-VE-IS. Decorar algo desta natureza é simplesmente impossível. A memória de qualquer indíviduo normal – com afazeres diários, preocupações, fadiga, estresse, etc – não dá conta de encontrar lugar para tudo aquilo. Na minha opinião, é humanamente impossível. Se o meu amigo vivesse apenas para aprender inglês, eu até entenderia; porém, não concordaria!

Do ponto de vista do professor de língua inglesa sei que as escolas, principalmente aquelas mais tradicionais, ainda usam de tais recursos para “ensinarphrasal verbs. Sei também que a maioria dos livros, inclusive os de grandes editoras escritos por renomados autores ainda incluem em suas páginas listas e mais listas de phrasal verbs. Em uma unidade encontra-se uma lista de phrasal verbs com “get“, em outra com “put“, ainda em outra com “give” e por aí vai.

» Leia também: Phrasal Verbs com Get

O que eu fico a me perguntar é por que tais loucuras ainda ocorrem em pleno século XXI. Como posso solicitar a um grupo de alunos que simplesmente “decorem” listas de phrasal verbs fora de contexto e tudo misturado? Como posso exigir este tipo de conhecimento em uma prova? Estão neste caso avaliando a capacidade de memorização dos alunos ou o modo como eles se comunicam  e fazem uso natural da língua inglesa? Se no caso estiverem avaliando a capacidade de memória dos alunos, então tudo bem. Não tenho nada a dizer! Agora, se o negócio é inglês, qual é a lógica?

No caso dos phrasal verbs, o importante não é saber o que é um phrasal verb. O que realmente importa é aprender este grupo especial de palavras de forma natural, como se fosse uma palavrinha nova, sem a necessidade de avaliá-la gramaticalmente. Phrasal Verbs são palavras novas e para aprendê-las basta deixar que elas ocorram ao longo do curso, nos livros, nas conversas informais, nos filmes e seriados de TV. Estudo inglês há mais de 15 anos e até hoje não sei todos os phrasal verbs da língua inglesa. Vira e mexe, aprendo um novo ou um uso diferente para um já conhecido. Leia mais sobre isso no texto Aprenda Phrasal Verbs em Contexto.

Lembrem-se listas e mais listas só servem para uma coisa: ES-QUE-CER! Dentro dos estudos neurolinguísticos tem uma máxima que deve ser lembrada constantemente: “se você quiser esquecer algo, basta fazer uma lista!” Portanto, abaixo as listas de phrasal verbs!

Artigos Relacionados
Comentários