Dicas de Phrasal Verbs

O Problema da Lista de Phrasal Verbs

Antes de você ler o que eu tenho a dizer sobre lista de phrasal verbs, recomendo que leia a dica “O que são phrasal verbs?“. Nela dei dicas que podem te ajudar a entender melhor esse assunto. Nesta dica aqui quero apenas ressaltar que aprender phrasal verbs por meio de lista não ajudará você a usá-los naturalmente. Continue lendo para saber mais.

» Leia também: Lista de Phrasal Verbs com Tradução e Exemplos

Certa vez, um amigo, que estuda em uma escola de inglês bem tradicional, me procurou solicitando uma ajuda para saber como aprender phrasal verbs. Perguntei a ele qual era a situação. Ele puxou de dentro de sua mochila seis folhas de papel ofício nas quais encontravam-se 150 phrasal verbs. Ele me mostrou a tal lista e disse que devia decorar tudo em cerca de uma semana; pois, aquilo cairia na prova.

Como pesquisador e estudioso em abordagens de ensino – principalmente, o ensino e aquisição de vocabulário (lexical) – considero tais listas A-BO-MI-NÁ-VE-IS. Decorar algo desta natureza é simplesmente impossível. A memória de qualquer indíviduo normal – com afazeres diários, preocupações, fadiga, estresse, etc – não dá conta de encontrar lugar para tudo aquilo. Na minha opinião, é humanamente impossível. Se o meu amigo vivesse apenas para aprender inglês, eu até entenderia; porém, não concordaria!

Do ponto de vista do professor de língua inglesa sei que as escolas, principalmente aquelas mais tradicionais, ainda usam de tais recursos para “ensinarphrasal verbs. Sei também que a maioria dos livros, inclusive os de grandes editoras escritos por renomados autores ainda incluem em suas páginas listas e mais listas de phrasal verbs. Em uma unidade encontra-se uma lista de phrasal verbs com “get“, em outra com “put“, ainda em outra com “give” e por aí vai.

» Leia também: Phrasal Verbs com Get

O que eu fico a me perguntar é por que tais loucuras ainda ocorrem em pleno século XXI. Como posso solicitar a um grupo de alunos que simplesmente “decorem” listas de phrasal verbs fora de contexto e tudo misturado? Como posso exigir este tipo de conhecimento em uma prova? Estão neste caso avaliando a capacidade de memorização dos alunos ou o modo como eles se comunicam  e fazem uso natural da língua inglesa? Se no caso estiverem avaliando a capacidade de memória dos alunos, então tudo bem. Não tenho nada a dizer! Agora, se o negócio é inglês, qual é a lógica?

No caso dos phrasal verbs, o importante não é saber o que é um phrasal verb. O que realmente importa é aprender este grupo especial de palavras de forma natural, como se fosse uma palavrinha nova, sem a necessidade de avaliá-la gramaticalmente. Phrasal Verbs são palavras novas e para aprendê-las basta deixar que elas ocorram ao longo do curso, nos livros, nas conversas informais, nos filmes e seriados de TV. Estudo inglês há mais de 15 anos e até hoje não sei todos os phrasal verbs da língua inglesa. Vira e mexe, aprendo um novo ou um uso diferente para um já conhecido. Leia mais sobre isso no texto Aprenda Phrasal Verbs em Contexto.

Lembrem-se listas e mais listas só servem para uma coisa: ES-QUE-CER! Dentro dos estudos neurolinguísticos tem uma máxima que deve ser lembrada constantemente: “se você quiser esquecer algo, basta fazer uma lista!” Portanto, abaixo as listas de phrasal verbs!

Etiquetas
como aprender phrasal verbs lista de phrasal phrasal verbs

8 Comentários

  1. Olá Denilso,Primeiro eu gostaria de te dar os parabéns pelo seu blog, eu visito ele diariamente a algumas semanas e tenho gostado muito. A respeito do tema de hoje, eu concordo com você que as listas não são muito úteis para o estudante de inglês, falo isso por experiência própria, pois já desperdicei horas da minha vida lendo listas de palavras e até mesmo de Phrasal Verbs, mas eu realmente comecei a aprender quando eu comecei a conversar com os falantes nativos, ou mesmo prestando mais atenção nos filmes & seriados.Saindo um pouco do assunto eu gostaria de pedir umas dicas, eu nunca frequentei um curso de inglês porque eu achava melhor aprender um pouco por contra própria ates de entrar em uma escola de idiomas, para não ficar boiando,hehe, aí eu ví que está funcionando e eu realmente estou aprendendo inglês, sozinho, mas eu gostaria de umas dicas suas para quem aprende inglês sozinho como eu. That's all, see you.

  2. Oi Denilson,já tenho visitado seu blog algumas vezes e parabéns pelo seu trabalho.Realmente, phrasal verbs are the thorn in the eye's english learner, e muitos desistem do aprendizado quando se esbarram com eles mas o negócio é persistir.Continue com esse trabalho…it's soberb…Ahh…se não for muito indiscreto de minha parte, stop by and have a coffee http://www.englishcaffe.blogspot.com estou iniciando e gostaria do seu comentário, sugestão.Thanks.Paulo Lourenco

  3. Eu acho que eu ainda não aprendi esses "phrasal verbs" hehehehe just "get" and "go" (I think they're phrasal verbs… o.O?) mas uma coisa que a minha escola tem de bom é que os professores não mandam a gente decorar nada o/Tk care, guy 🙂

  4. Ola Denilson…. Estive lendo seu blog e, se puder tirar uma duvida cruel que tenho….. Estudo Ingles ha algum tempo, atualmente com um professor americano, que mora no Brasil ha mais de 20 anos(apesar de falar mal o Portugues)… ele insiste em dizer a palavra persons(para indicar pessoas em pequenos grupos)… eu aprendi sempre que no plural deve ser people….E aí, como que fica isto…. Grato… FR

  5. Ola.. concordo com voce, eu estudo ingles ja faz 11 anos.. nas ferias de julho, fui fazer um curso de ingles na University of fullerton (CSUF), e nao tem como decorar só o verbo, eh muito dificil, praticamente impossivel.. quando ele eh colocado em alguma frase ou coisa do tipo. eh muito mais facil e UTIL.. nao adianta ter o conhecimento se nao sabe usa-lo corretamente! eu particulamente AMO esses verbos, por isso tenho uma certa facilidade em decorar! =)parabens, falo muito! hahahabeijao!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar