Vocabulário Específico: Fórmula 01

Este artigo é dedicado a todos os fãs de Fórmula 1. Em especial, a um leitor aqui do blog que pediu por este tema. Afinal, ele é tão louco por Fórmula 1 que até para o pessoal da Globo ele já pediu. Desnecessário dizer que ele ainda não foi atendido.

Levando em conta, que a turma da Globo anda muito ocupada com as Olimpíadas e outras coisas, resolvi então ajudar o estimado leitor. Para início de conversa, dê uma olhada em uma figura explicando, basicamente, as partes de um carro de Fórmula 1 e também os comandos do volante do carro.Para aqueles que não sabem a Formula 01 [fórmiula uan] é a highest class [categoria mais alta] das open-wheeled auto racing [corrida de carros cujas rodas ficam de fora da estrutura do carro, ou também conhecido como single-seat car (carro com um só assento)].

A F1 world championship season [temporada do campeonato de F1] consiste de uma série de races [corridas]. Cada corrida é chamada carinhosamente de Grand Prix. Assim, nós temos o Austalian Grand Prix [Grand Prix da Austrália], o Brazilian Grand Prix [Grand Prix do Brasil] e assim por diante. Cada Grand Prix acontece em um purpose-built circuit [circuito construído para esta finalidade]. Em alguns caso, porém, como ocorre no Monaco Grand Prix, a race é realizada on a closed city street [circuito de rua].

Os resultados de cada corrida são combinado para determinar two World Championships [dois Campeonatos Mundiais]: drivers [motoristas] e constructors [construtores].

Como diz certo comercial um carro de Formula One nçao é tão diferente assim do seu carro [rsrsrsrsrs]. Afinal, um carro de Fórmula Um tem um internal combustion engine [motor de combustão interna], transmission [transmissão] (com tudo o que tem direito: gearbox [caixa de marcha], differential [diferencial] e driveshaft [eixo de transmissão]) , suspension [suspensão], wheels [rodas], steering wheel [volante] e brakes [freios]. O único problema é que seu carro não foi feito para fazer o que um carro de Fórmula 1 faz.

O coração de um carro de Fórmula 1 é o chassis [chassi], a estrutura na qual tudo é bolted and attached [parafusado e montado]. Entra em cena agora palavra monocoque [monocoque, monocasco], a estrutura completa do carro que inclui também o cockpit.

Além de tudo isto tem ainda a tal da aerodynamics [aerodinâmica]. Entram em cena os wings [aerofólios, asas], diffuser [difusores], os endplates [placas externas] e os barge boards [defletores laterais] que juntos servem para increase downforce [aumentar a estabilidade].

De forma bem básica é isto aí! Não dá para falar aqui tudo! Muito menos falar sobre o quê mechanics e drivers conversam durante a corrida. Afinal, isto depende do problema ou estratégia estabelecida por cada equipe. O legal mesmo, para quem gosta do assunto, é ler na internet as notícias publicada sobre a Fórmula 1. Por exemplo, você pode acompanhar tudo no site oficial da F1 ou ainda no site da BBC. Leia mais em inglês sobre como funciona a Fórmula Um no site HowStuffWorks.

See you guys! Take care…

Artigos Relacionados
Comentários