O Modal Verb MAY

O moda verb may é um dos mais usados na língua inglesa. Portanto, nesta dica você vai aprender praticamente tudo sobre ele.

Antes, saiba que você pode aprender melhor sobre o assunto modal verbs, lendo a dica “O Que São Modal Verbs?“. Nela você aprenderá o que é um modal verb e o que há de tão especial nessa categoria de verbos em inglês. Você certamente notará que isso é apenas um nome estranho dado  algo muito simples de se aprender. Chega de papo furado e vamos aprender a usar o modal verb may corretamente.

Para início de conversa, o modal verb may é geralmente usado para pedir permissão. Com este sentido é sempre acompanhado dos pronomes “I” ou “we”. Veja os exemplos:

  • Usos do Modal Verb MayMay I come in? (Eu posso entrar?)
  • May I help you? (Posso te ajudar?)
  • May we take some pictures here? (Nós podemos tirar umas fotos aqui?)
  • May we go to the party? (Nós podemos ir à festa?)

Você talvez esteja se perguntando se pode usar o modal verb can no lugar do modal verb may. Portanto, saiba que nesse caso não há problema nenhum.

O modal verb can pode sim substituir o modal verb may. A única diferença é que ao usarmos “may” o tom do pedido de permissão soará bem mais formal. Leia mais sobre isso na dica “Modal Verbs Can e May“.

Além de permissões, o modal verb may é usado também para falar de probabilidades. Isso quer dizer que se há a probabilidade de algo acontecer, então o modal verb may é um dos modos usados em inglês para expressar a ideia. Veja os exemplos:

  • I may talk to her tomorrow morning. (Talvez eu fale com ela amanhã de manhã.)
  • I don’t know but she may come to the party. (Eu não sei mas talvez ela venha à festa.)
  • They may phone tomorrow. (Pode ser que eles telefonem amanhã.)
  • We may travel this year. (É possível que a gente viaje este ano.)

Note que as traduções das sentenças acima foram feitas usando expressões que para nós também expressam incerteza/probabilidade. É extremamente importante você entender isso: o modal verb may não precisa ser traduzido como se fosse o verbo poder. Você simplesmente pode – e deve – traduzi-lo por meio da ideia que ele expressa e não da palavra isolada por si só.

De modo geral, esses são os usos mais frequentes do modal verb may em inglês. Ele não é um bicho de sete cabeças. tudo o que você precisa aprender é em que contextos ele costuma ser usado. Para isso, as comparações com a língua portuguesa – veja as traduções – ajudam você a entender melhor como ele é realmente usado.

That’s if for now! Take care! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários