Perguntas dos Leitores

Organize-se!

Algumas pessoas têm me perguntado sobre o que fazer para aprender inglês de modo mais eficiente! Isto porque elas têm livros, visitam blogs, lêem e imprimem tudo o que encontram na internet, fazem isto e fazem aquilo. Enfim, fazem de tudo e mesmo assim parecem não estar aprendendo quase nada!
O problema é que está faltando organização. Pode parecer estranho isto, não é mesmo? Afinal, onde já se viu, inglês é inglês e pronto! Então, organização pra quê?

Simplesmente, porque sem organização você realmente vai se sentir perdido! De nada adianta visitar tudo quanto é blog ou site de inglês na internet ou mesmo imprimir e anotar tudo quanto é dica que você encontra por aí. Com o tempo você terá colecionado um monte de coisas e não vai ter a mínima idéia do que se trata e muito menos o que fazer com tudo.

A dica é ter sempre um caderno destinado única e exclusivamente para o Inglês. Neste caderno, separe algumas páginas por seções. Por exemplo, tenha uma área para anotações de gramática. Isto mesmo! Uma área reservada para anotar aquelas regrinhas chatas de gramática que teimam em nos perseguir.

Porém, não fique só nisto! Aprender uma língua é muio mais do que saber regrinhas de gramática. Assim, tenha em seu caderno áreas destinadas para anotar vocabulário. Calma aí! Nada de anotar tudo de qualquer jeito! Nada de anotar palavrinhas aqui e palavrinhas ali!

Organize em seu caderno áreas destinadas a várias facetas do vocabulário! Desta forma, tenha algumas páginas destinadas apenas a Phrasal Verbs, outra somente para expressões idiomáticas, mais outra só para palavras e seus diferentes usos, outra para expressões curiosas, só para collocations e por aí em diante.

No começo, fazer isto pode parecer muito estranho! Só que com o tempo você se acostuma e passa a perceber o quanto organizar-se é super importante e o quanto ajudará você a encontrar o rumo e aperceber o progresso. Quer progredir!? Então coloque ordem no seu aprendizado! Enfim, Ordem e Progresso! Por fim, lembre-se: organização não é tudo, mas sem ela tudo se reduz a nada!

Para mais dicas sobre organização nos estudos de inglês tenha o livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário“. Só uma dica com relação ao livro: a Editora Elsevier/Campus subiu o valor dele para R$46,90; no entanto o Submarino ainda mantém – por tempo limitado – o valor de R$43,90 (Isto em 25/01/2008). See you! Have a nice weekend!

7 Comentários

  1. Legal, o meu caderno de anotações já está feito. Organização em primeiro lugar!Parabéns pelo blog, ótimo post.

  2. OLá Denilso fiquei muito feliz em ler este post,e saber que estou no caminho certo, pois já faço o que vc falou a algum tempo. Como sou leitor de longa data do blog já tinha lido essas dicas de organização, lembro que vc já tinhas citado algumas delas. No meu caso ao contrário de ter um caderno, eu arrumei tudo no meu própio pc,criei uma pasta chamada Inglês e nela coloquei várias subpastas cada uma com um tema diferente tipo phrasal verbs,expressões idiomáticas e tal. Obrigado por nos ajudar nesta árdua porem prazerosa tarefa de dominar este lindo idioma que é o inglês! Take care!!!

  3. Seu blog é muito bom mesmo. Encontrei de bobeira, mas já sou fã. Queria saber mais sobre método, tem momentos da gramática que eu dou aquela empacada básica (quando chega os "If I…." e os "have been" da vida).aliás, Curitiba é uma cidade linda. Não foi uma boa experiência para mim, mas espero que dê tudo certo contigo.Grata

  4. Creio que organização é fundamental principalmente eu relação ao que você não sabe! Anotar palavras e expressões desconhecidas é fundamental, seja num caderno, seja no computador, seja onde for. Eu descobri que criando listas de palavras e expressões que não conheço, posso usá-las (as listas) para discutir as palavras com um professor ou alguém que saiba mais. Não que você tenha que usar exclusivamente listas, pelo contrário, aprenda pelo contexto, mas anotar o que você não sabe é fundamental.Até mais

  5. Oi Denilso, curto muito seu blog, axu mto importante sua iniciativa de criar algo novo no aprendizado do inglês e tbm axu mto interessante isso! Qto ao plágio de alguns é mta inveja e saiba q naum largo o seu blog por nada, pois está me ajudando e mto! XDGostaria q vc me tirasse certas dúvidas!Li uma vez na parte de comentários q vc disse q a expressão "at all" serve para enfatizar negação, ela só serve para isso mesmo!? E qto a expressão "it all", ap´´os um verbo, qual seria a sua tradução e o seu uso?E por fim qdo devo e não devo utilizar o pronome relativo "que", pq no portuquês utilizamos ele com vários verbos, no inglês tbm pode ser assim ou não?!Ufa, qtas perguntas shausua! Desde jpa mto grato!Yuri

  6. Olá! É a primeira vez que entro em seu blog, aliás, hoje resolvi que vou aprender inglês via internet! Estou encantada, nunca imaginei que isso fosse possível.Um abraço, Flávia.

Botão Voltar ao topo
Fechar