Vocabulário Ativo e Vocabulário Passivo no Inglês

Qual a diferença entre vocabulário ativo e vocabulário passivo no inglês? O que é vocabulário ativo e vocabulário passivo? Quais as características do vocabulário ativo e do vocabulário passivo no aprendizado de inglês?

Se você gosta de dicas para aprender vocabulário, certamente vai gostar desta dica. Afinal, esse é assunto que temos sempre de manter em mente independentemente da língua que estejamos aprendendo.

Portanto, siga lendo para aprender.

Vocabulário Ativo e Vocabulário Passivo no Inglês

A primeira vez que abordei esse assunto foi em meu primeiro livro, Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar seu vocabulário em inglês. Nele eu expliquei em detalhes a importância desse assunto para estudantes de inglês.

Então, vamos falar um pouco aqui também.

Antes de seguir, entenda que por vocabulário não nos referimos apenas à lista de palavras isoladas que muitas vezes se decora de modo mecânico.

Vocabulário refere-se acima de tudo aos chunks of language (todos os tipos) e às palavras isoladas. Ou seja, para nós – pesquisadores da área – o termo vocabulário significa muito mais do que aquilo que as pessoas comuns imaginam.

Dito isso, vamos aprender sobre vocabulário ativo e vocabulário passivo em inglês.

Vocabulário Ativo

O vocabulário ativo é todo o léxico mental que a pessoa usa naturalmente ao falar ou escrever uma língua. De modo bem simples, é o vocabulário que está na ponta da língua. O usuário da língua as tem para pronto uso quando bem quiser de modo automático.

Por exemplo, em uma situação no qual você tenha de fazer perguntas pessoais a alguém e responder às mesmas perguntas, todos os chunks (sentenças, expressões, frases…) e palavras que você consegue usar sem dificuldades fazem parte do seu vocabulário ativo.

Assim, se você consegue lembrar e usar naturalmente coisas como “What’s your name?“, “My name’s…“, “Where are you from?“, “I’m from…“, “How old are you?“, “I’m … years old“, “Nice to meet you!“, “Nice to meet you too!” e outras, podemos afirmar que tudo isso aí faz parte do seu vocabulário ativo.

Vocabulário Passivo

Já o vocabulário passivo é todo o conjunto lexical que a pessoa conhece, mas não usa de modo espontâneo (automático) ao falar ou escrever inglês.

Por exemplo, digamos que você sabe que “nome de solteira” em inglês é “maiden name“. Você sabe que isso existe, sabe o significado, mas não usa natural e espontaneamente em conversas ou textos. Caso alguém fale isso, você entende o que está sendo dito, mas ainda assim não é algo que você fala de imediato. Nesse caso, podemos dizer que “maiden name” faz parte do seu vocabulário passivo.

É importante não confundir o vocabulário passivo com o vocabulário que você não conhece. Afinal, se você não sabe, ele ainda não está no seu cérebro (memória); logo, não faz parte do seu vocabulário passivo.

Vocabulário Ativo e Passivo na Memória

Em nossa mente (cérebro) esses dois vocabulários vivem juntos.

Geralmente, nosso vocabulário passivo é muito maior que o vocabulário ativo.

Isso acontece porque nossa memória registra muitas palavras e chunks of language por meio da leitura e da “convivência” com a língua. Muita vezes ouvimos uma expressão sendo usada, reconhecemos e entendemos o que é dito, mas pode ser algo que não usamos com frequência ao conversarmos com alguém.

Nosso vocabulário passivo é o que nos ajuda a entender textos escritos e até mesmo conversas. Quanto mais rico for o nosso vocabulário passivo, maiores as chances de compreendermos o que lemos e o que ouvimos.

Muitas vezes, ao longo da vida, pode acontecer de algo que estava em nosso vocabulário passivo passar a fazer parte do nosso vocabulário ativo. Isso se deve ao fato de começarmos a usar com mais frequência aquela palavra ou chunk em nossas interações sociais.

Por exemplo, eu sempre soube da existência e do significado da expressão hold the fort. Sempre que eu a ouvia ou a lia, eu compreendia seu significado. Afinal, ela fazia parte do meu vocabulário passivo. Um belo dia, passei a ter contato com pessoas que a usavam com frequência. Isso fez com que em determinados contextos, eu começasse a fazer uso da expressão de modo natural em minhas conversas com essas pessoas.

Ou seja, “hold the fort” que até certo ponto fazia parte do meu vocabulário passivo começou a fazer parte do meu vocabulário ativo.

O contrário também é possível: palavras e chunks que fazem parte de nosso vocabulário ativo em um momento da vida, pode com o tempo passar a fazer parte do vocabulário passivo. Isso acontece, pois podemos parar de usar a expressão ou palavra com tanta frequência.

Por que isso é importante?

Compreender esse conceito, ajuda-nos a vencer a ansiedade em torno do aprendizado de vocabulário de inglês.

Muitas pessoas acham que tudo aquilo que decoram deve estar na ponta da língua sempre.

A verdade é bem longe disso!

Muitas vezes podemos aprender inúmeros chunks ou palavras que não farão parte do nosso vocabulário ativo e isso é totalmente normal. Eu mesmo tenho um vocabulário passivo muito grande. Tem expressões que nem lembro que sei; mas, quando leio ou ouço sendo usada, minha memória reconhece, interpreta e seguimos em frente.

Conforme vamos nos acostumando a usar certas palavras e chunks naturalmente em nossas conversas, elas vão se tornando parte do nosso vocabulário ativo.

Você pode anotar 50 frases ou palavras em um aplicativo como o Anki; mas, você não vai lembrar e nem usar todas da noite para o dia. Elas podem estar no aplicativo (ou no caderno de vocabulário), mas podem ainda nem estar em seu vocabulário passivo.

Isso significa que você deve estudar, ler, reencontrar essas palavras e chunks para que elas comecem a fazer parte do seu vocabulário passivo.

Dessas apenas algumas poderão se tornar parte do seu vocabulário ativo. Para isso, você precisará fazer uso delas com frequência, seja escrevendo um texto ou conversando com as pessoas.

Por exemplo, você pode anotar a expressão “hold the fort“. Você tomou conhecimento dela. Agora vai precisar revê-la algumas vezes para que ela comece a fazer parte do seu vocabulário passivo. A partir do momento que você usá-la em conversas ou bate-papos onlinee modo natural, poderemos dizer que ela passou para seu vocabulário ativo.

Conclusão

Por fim, lembre-se que seu vocabulário passivo sempre será muito maior que seu vocabulário ativo.

Portanto, essa é a importância de ler e ouvir inglês com frequência. Aprender vocabulário não significa que tudo o que você aprender será o que você usará ao conversar com as pessoas. Aprender vocabulário, na verdade, significa enriquecer nosso vocabulário passivo. Assim, com o tempo algumas coisas passarão para o vocabulário ativo.

Estude! Aprenda muito! Envolva-se com a língua! Leia os mais variados assuntos. Enriqueça o seu vocabulário passivo. Assim, você vai desenvolver um bom listening e uma boa capacidade de interpretação de textos.

That’s all for now! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo