Aprender Inglês com Citações

Aprender Inglês com Citações

Você já pensou em aprender inglês com citações? Se não faz a menor ideia do que estou falando, continue lendo esta dica.

Citações, em inglês quotes, são aquelas frases que muitas vezes encontramos pela internet e que são atribuídas a alguém famoso: um escritor, um autor, um cantor, um político, um palestrante etc. Por exemplo, uma citação famosa é “Penso, logo existo“, de autoria do filósofo francês René Descarte. Nada complicado demais, não é mesmo? Afinal, citação é algo bem comum no dia a dia da maioria das pessoas.

Por serem quase sempre frases curtas e fáceis de decorar, eu acredito que se trata também de uma maneira bem legal para você aprender algo de inglês: gramática, vocabulário (chunks of language), pronúncia, uso das palavras (usage) e o que mais der para tirar de proveito. Vamos pegar como exemplo a citação dada no parágrafo anterior.

Aprender Inglês com CitaçõesEm inglês, “Penso, logo existo” é “I think, therefore I am“. Pode parecer algo bobo. Mas, procure decorá-la. Pronuncie-a com frequência. Tenha-a na ponta da língua. Além disso, aprenda também a palavra “therefore“, que significa consequentemente, logo, como consequência, portanto, por isso, por essa razão, em vista disso e outras com o mesmo significado e uso. Veja como em uma simples citação, você pode aprender muita coisa interessante.

[Leia também » Gramática: thus, therefore, hence e so]

Se você tem dificuldades em aprender inglês com textos longos, experimente aprender inglês com citações. Por serem curtos, você poderá tirar muito proveito delas. Sem contar que em muitos casos, você poderá até ter uma frase legal para dizer em um momento oportuno. Para exemplificar, veja a citação abaixo. Trata-se de algo dito pelo teólogo Pierre Teilhard de Chardin (um dos meus teólogos favoritos):

It’s our duty as men and women to proceed as though the limits of our abilities do not exist.

A primeira coisa que você deve fazer é entender o que isso tudo quer dizer. Logo, você deve traduzi-la. Depois, verifique as palavras (ou os conjuntos de palavras) que você considerar interessantes e que valem a pena serem anotadas em seu caderno de vocabulário (lexical notebook). Para ajudar você, veja como eu faria isso tudo.

Tradução: É nosso dever como homens e mulheres proceder como se os limites de nossas habilidades não existissem.

Palavras ou Conjunto de Palavras Interessantes:

  • it’s our duty » é nosso dever (Para não ficar só nisso posso procurar por exemplos com outros pronomes adjetivos: it’s my duty, it’s his duty, it’s your duty, it’s their duty. Isso ajuda meu cérebro a aprender a palavra duty de modo mais natural.)
  • proceed » proceder (“Proceder” soa meio estranho, então que tal procurar por sinônimos e assim melhorar a tradução? Com a ajuda de um dicionário, descubro que proceed também pode ser traduzido por: avançar, evoluir, desenvolver-se. Agora podemos traduzir a citação assim: é nosso dever como homens e mulheres evoluir como se… Que tal anotar alguns exemplos com a palavra proceed sendo usada em outras frases?)
  • as though » como se (Será que podemos dizer as if no lugar de as though? Quando devemos usar esse as though? Aí é só ler a dica Gramática: as if e as though publicada aqui no Inglês na Ponta da Língua e aprender.)

Pronúncia e Memória: essa é a parte mais chatinha, mas você quer aprender não é mesmo? Então, tem de se dedicar e esforçar! Então, decore a citação, memorize-a. E sempre que puder tente repeti-la em voz alta para ir aprimorando a pronúncia. Se você fizer isso com certa frequência, perceberá seu inglês melhorando. Você aprenderá novas palavras, novas estruturas gramaticais, novos usos para as palavras já conhecidas etc.

[Leia também: Coletânea de Textos em Inglês]

A ideia de aprender citações em inglês é muito melhor do que ficar se debatendo com textos longos e que você sofre para ler e entender. Tenho certeza que se você começar a usar citações, você se sentirá mais motivado com o rumo que seu aprendizado poderá tomar. Basta experimentar!

[Leia também: 10 Frases Motivacionais em Inglês]

Para encerrar esta dica, convido você a assistir um vídeo em nosso canal no Youtube. Nele, eu – Denilso – falo sobre 5 Quotes in English (5 Citações em Inglês). Creio que já podem ser 5 citações que servirão de início para colocar em prática as ideias dadas acima. Assista! Caso não esteja vendo o vídeo abaixo, clique aqui.

Espero que você tenha gostado da ideia de aprender inglês com citações para deixar você com o seu inglês na ponta da língua. Por enquanto é isso! Até a próxima! 😀

Botão Voltar ao topo