Certificação Internacional: Exames de Cambridge

Dias atrás escrevi aqui sobre A Importância de uma Certificação Internacional, texto no qual ressaltei o fato de que uma excelente escola de idiomas deve garantir que no final do curso você obterá um cerificado como TOEIC, TOEFL, Cambridge, etc. No mesmo texto, citei alguns dos mais importantes. No entanto, continuei recebendo inúmeros e-mails e mensagens de pessoas querendo saber mais sobre os famosos exames de Cambridge.

Para começo de conversa saiba que a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, tem um departamento chamado Cambridge ESOL, que é o departamento responsável pela criação, aplicação e avaliação dos famosos exames de Cambridge.

A Cambridge ESOL administra exames que são voltados para estudantes e professores de inglês. Ou seja, há os exames gerais para determinar o nível de conhecimento linguístico de um aluno e há também exames voltados para professores de inglês que buscam aperfeiçoamento profissional. Os exames mais conhecidos são os voltados para General English: KET, PET, FCE, CAE e CPE.

Todos eles são exames que avaliam o conhecimento geral que uma pessoa tem sobre a língua inglesa. Vale dizer aqui que esse conhecimento geral não se refere a saber termos técnicos de gramática, regras gramaticais e coisas do tipo. Em cada exame o candidato é avaliado em relação às suas habilidades para usar a língua inglesa em várias situações.

O KET (Key English Test) e o PET (Preliminary English Test) são exames de nível básico. Por conta disso, não são exames aceitos por universidades e empresas no mundo todo. Os que realmente causam mais impacto no mundo profissional são FCE (First Certificate in English), CAE (Certificate in Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English).

Uma pergunta que muita gente faz é se há a necessidade de seguir a ordem para fazer essas provas da Cambridge. A resposta é não! Ou seja, você pode se candidatar para fazer o CPE mesmo sem ter feito os outros exames. Contudo, vá muito bem preparado para a prova; afinal, o CPE é tido como o exame de proficiência mais difícil do mundo. Meu conselho é que você vá com calma. Prepare-se para cada um deles e tenha como objetivo ir passando em cada um aos poucos. Assim, você além de melhorar no inglês, começa também a entender a mecânica das provas.

Cada prova tem formato e tempo específico. Por exemplo, o FCE (nível intermediário-superior) possui cinco partes (papers): Paper 1 – Reading (1 hora), Paper 2 – Writing (1 hora e 20 minutos – são duas redações), Paper 3 – Use of English (45 minutos), Paper 4 – Listening (40 minutos), e Paper 5 – Speaking (14 minutos). Como você pode ver são quase 4 horas de provas. Já o CPE são quase seis horas de prova.

No site Cambridge ESOL você pode baixar o manual do candidato para cada exame. Pode também baixar modelos completos das provas de cada exame. Há ainda uma área para testar o seu inglês. São 20 questões de múltipla escolha e no final o sistema diz qual o exame mais indicado para você. Qual será o nível indicado para você? FCE? CPE? Faça o teste e descubra!

Artigos Relacionados
Comentários