A Diferença entre LIKE e AS? Aprenda de uma vez por todas!

Qual a diferença entre LIKE e AS? Essas duas palavrinhas podem ser usadas para fazer comparações e por causa disso, elas costumam deixar muita gente confusa. Por exemplo, qual a diferença entre dizer I work like a horse e I work as a horse?

Geralmente, ao traduzir, as pessoas costumam traduzir LIKE e AS por COMO. Assim, as duas sentenças acima ficam traduzida igualmente: eu trabalho como um cavalo. Isso faz com que muita gente pense que tanto faz uma ou outra em inglês. Ou seja, acham que LIKE e AS são sinônimos. Mas, não é bem assim! O uso de LIKE e AS faz uma diferença enorme no que você realmente quer dizer.

Portanto, continue lendo para entender bem a diferença entre LIKE e AS em inglês.

LIKE e AS

Para entender a diferença entre as duas, você precisa aprender o sentido de cada uma delas. Então, vamos voltar com as duas sentenças citadas no início desta dica:

  • I work like a horse.
  • I work as a horse.

Na sentença com LIKE a comparação é feita apenas em sentido figurado. Ou seja, a pessoa está apenas dizendo que ela trabalha muito, ela rala bastante e, assim, acaba se comparando a um cavalo puxando uma carroça e fazendo várias outras tarefas. A comparação é apenas um faz de conta, por assim dizer.

LIKE e AS: qual a diferença?Já na segunda sentença, o sentido é bem diferente. Ao usar o AS, a gente entende que a pessoa trabalha mesmo como um cavalo. Isto é, ela talvez tenha de se fantasiar de cavalo e fazer coisas que os cavalos realmente façam. O trabalho dela é agir como um cavalo. Enfim, nesse caso, estamos diante de algo absurdo. Pois, seria muito estranho encontrar alguém cujo emprego fosse ser um cavalo.

A diferença entre o uso de LIKE e AS é justamente essa que você viu acima. Em resumo, posso te dizer que LIKE é usado para fazer comparações em sentido figurado; mas, ao usarmos AS, a ideia muda completamente e se torna quase literal.

Veja agora as duas sentenças abaixo:

  • She works as a teacher.
  • She works like a teacher.

Em qual das duas sentenças que você acabou de ler, a pessoa realmente trabalha como professora? Em qual ela tenha talvez algumas atribuições comuns a uma professora, mas ela não é realmente uma professora?

Enquanto você pensa nas resposta, vou fazer uma pausa para contar uma piada.

LIKE e AS: uma piadinha

Leia a piada abaixo e tente entender onde está pequena Susie faz confusão. Vamos lá!

Little Susie was Mommy’s helper. She helped set the table when company was due for dinner. Soon, everything was on, Mr. Smith the guest came in, and everyone sat down. Then, mommy noticed something was missing.

“Susie, dear,” she said, “You didn’t put a knife and fork at Mr. Smythe’s place.”

“But, Mommy, I thought he wouldn’t need them,” explained Susie. “Daddy says he always eats like a horse!”

Percebeu a confusão que a Susie fez com o uso de LIKE e AS?

Resumindo a piada o que temos é o seguinte: a pequena Susie sempre ajuda a mãe dela quando a família recebe convidados para jantar. O convidado do momento é o Sr. Smith. A Susie ajuda a mela a organizar a mesa, mas ela não coloca garfo e faca para o Sr. Smith. A mãe da Susie então diz que ela esqueceu algo. A nossa querida Susie então diz “Mas, mãe, eu achei que ele não ia precisar. O papai fala que ele – o sr. Smith – sempre come como um cavalo“.

Como você pode ver a pequena Susie confundiu as coisas por causa das palavras LIKE e AS. Ela, por ser ainda uma criança, não entendeu que a comparação que o pai dela faz é sempre em sentido figurado. Por isso ele diz, “Mr. Smith always eats like a horse“. Se ao invés de usar o LIKE, ele usasse AS e dissesse, “Mr. Smith always eats as a horse“, então a Susie estaria certa em entender literalmente que o sujeito come do modo como os cavalos comem; ele não precisaria de talheres, afinal cavalos não precisam disso.

Conclusão

Acredito eu que por meio da piadinha acima, você já deve ter entendido bem a diferença entre LIKE e AS. Portanto, já pode responder sobre a diferença entre as sentenças I work as a teacher e I work like a teacher que eu citei acima.

Well, I guess that’s it for now, guys! I hope you’ve enjoyed this tip I got the difference between LIKE and ASS. So, take care and keep learning!

» Leia mais:

Artigos Relacionados
Comentários