Como dizer ZERO em inglês?

Como dizer ZERO em inglês? Você pode estranhar essa pergunta, mas você sabia que há maneiras diferentes para dizer ZERO em inglês? Se até hoje você só sabia do ZERO, continue lendo esta dica.

Como dizer ZERO em inglês

Dias atrás, um leitor aqui do Inglês na Ponta da Língua enviou uma mensagem perguntando a diferença entre NAUGHT e ZERO. As duas palavras significam ZERO. Logo, nosso leitor queria saber quando usar uma palavra ou outra.

Foi aí que me dei conta que das mais de 2000 dicas para aprender inglês publicadas aqui no site, eu nunca falei sobre como dizer ZERO em inglês. Assim, para ajudar os demais leitores e leitoras, resolvi escrever – e gravar – sobre o assunto.

Vamos por partes!

Naught or Zero?

De certa maneira, a diferença entre NAUGHT e ZERO resume-se a regionalismo. No Cambridge Dictionary lemos que NAUGHT, também grafado NOUGHT (com o), é “US old-fashioned also mainly UK”. Ou seja, no inglês americano é algo antigo, fora de uso; mas, é mais comum no inglês britânico.

Indiferentemente de onde você esteja, todo mundo entenderá você se usar uma palavra ou outra. Portanto, ao falar o ZERO em uma notação numérica mais formal, use tanto NAUGHT quanto ZERO.

  • Or maybe they forgot to put an extra naught on the end of the figure they offered. (Ou talvez eles tenham esquecido de colocar um zero no valor final que eles ofereceram.)
  • Add two naughts and divide by two. (Adicione dois zeros e divida por dois)
  • The car goes from zero to 100 in 5 seconds. (O carro vai de zero a 100 em 5 segundos.)

Em todos esses exemplos, você pode usar NAUGHT ou ZERO aleatoriamente.

Oh

Como dizer ZERO em inglês?Oh é pronunciado como a letra o em inglês. É assim que você deve dizer o zero em inglês quando estiver citando números em uma sequência.

Por exemplo, digamos que você tenha de falar o seguinte número telefônico: 91034-5060. Nesse caso, você falará assim: nine one oh three four, five oh six oh.

O mesmo vale para o número de sua conta bancária, número do seu cartão de crédito, número de sua casa ou apartamento etc. Geralmente, nos casos em que há uma sequência de números sendo dita um número por vez, o ZERO será oh.

Zero no Placar de Jogos

Ao mencionar o placar de jogos, o ZERO será NIL. Isso no inglês britânico. Portanto, uma partida de futebol cujo placar esteja em 3 a 0, em inglês britânico diremos “three nil”.

Já no inglês americano, você poderá dizer “three zero” ou “three nothing”. O termo nil não é muito comum nos States.

Em partidas de tênis e esportes parecidos (badminton, por exemplo), o ZERO é chamado de LOVE. Tem a mesma pronúncia que a palavra LOVE. Mas, não se deixe enganar! Esse LOVE para o ZERO vem do francês “l’oeuf”, que significa “o ovo”. Afinal, o formato do 0 lembra um ovo. A língua inglesa apenas incorporou esse “l’oeuf” ao seu modo: LOVE.

Um pouco mais sobre ZERO

Para encerrar, saiba que ZERO é geralmente usado em contextos mais específicos: ciências, medicina, economia. Nesse caso, teremos combinações – collocations – como:

  • zero inflation (inflação zero)
  • zero growth (crescimento zero)
  • zero profit (lucro zero)
  • below zero (abaixo de zero)
  • above zero (acima de zero)

Uma coisa curiosa é que se você tiver de falar “zero grau Celsius” em inglês, lembre-se de falar assim “zero degrees Celsius”. Note que a palavra “degree” foi para o plural “degrees”.

Aliás, o curioso mesmo é aprender que qualquer substantivo após zero deverá ser colocado no plural em inglês:

  • zero books
  • zero cars
  • zero computers
  • zero friends

A lógica parra isso parece estar no fato de que a palavra ZERO nesse caso tem o sentido de não ter absolutamente nada daquilo que está sendo mencionado. Algo mais ou menos assim:

  • I have no books.
  • I don’t have any books.
  • I have zero books.

Enfim, em inglês é assim. Nem mesmo eles conseguem achar uma explicação legal para o porquê de ser assim. Portanto, a gente aprende do jeito que é, pois certo está e estará.

Conclusão

Ufa! Acho que consegui falar tudo – ou quase tudo– sobre como dizer ZERO em inglês. E aí!? Você sabia que para dizer zero em inglês era assim tão interessante?

Quer continuar esse assunto? Então, deixe o seu comentário na área de comentários desse texto e vamos continuar a conversa. Caso queira aprender mais sobre os números leia estas dicas também: Gírias com Números em Inglês e Os Números Ordinais em Inglês.

For now, that’s all, folks. So, take care and keep learning!

Artigos Relacionados
Comentários