Por que Washington D.C.?

Você já se perguntou porque a capital dos Estados Unidos da América tem esse D. C.? Se já ou não, convido você a aprender um pouco sobre um aspecto curioso da cultura americana (ou estadunidense, como preferem alguns!). Antes devo avisar que já escrevi uma curiosidade parecida relacionada ao inglês – ou geografia – britânica. Para saber é só ler a dica sobre a diferença entre United Kingdom, England, Great Britain. Agora sim! Por que Washington D.C.?

Indo direto ao assunto, anote aí que esse D. C. é a abreviação de District of Columbia. De maneira bem grosseira, posso dizer que é a mesma coisa que o nosso Distrito Federal aqui no Brasil. Trata-se apenas da área na qual está instalada a capital do país. No mapa abaixo você pode ver a localização de Washington D. C. em terras americanas: fica entre os estados da Virginia e Maryland, às margens do Potomac River.

Washington DC

Ok! Já deu para entender que D. C. é a abreviação de District of Columbia. Mas, de onde veio o nome Columbia? Afinal, por que Columbia?

Columbia foi no passado um dos nomes para o país que hoje conhecemos como The United States of America. O nome ainda aparece em algumas hinos americanos. Um deles é Hail Columbia, que foi até 1931 o hino nacional americano. Abaixo você poderá ouvi-lo (se tiver paciência, claro!)

O nome Columbia para se referir ao país começou a cair em desuso cerca de 150 anos atrás. O interessante é que ainda hoje é possível encontrar alguns poucos e raros americanos que acham que o nome do país deveria ser Columbia e não esse tal de The United States of America. Mas, quem foi essa Columbia? Teria sido ela esposa de alguém influente? Não! Nada a ver!

Se você ainda lembra alguma coisa das aulas de história que teve na escola, vai lembrar do nome Cristóvão Colombo, que em inglês é Christopher Columbus. Pois bem! Columbia seria apenas o feminino de Columbus. Logo, Columbia é uma singela homenagem ao grande navegador que teoricamente descobriu as Américas. E por que será que foram buscar a inspiração no Colombo?

Christopher Columbus
Christopher Columbus

A capital federal americana começou a ser construída em 1791, um ano antes do aniversário de 300 anos da descoberta das Américas pelo grande Colombo. Como Columbia já era um dos nomes que o país tinha naquela época, os idealizadores do projeto decidiram chamar o local de Columbia. Na verdade, o nome completo era Territory of Columbia.

Um dos idealizadores do projeto foi George Washington, o primeiro presidente americano. Portanto, agora você já sabe de onde veio também o nome Washington! Mas, não pense que a cidade ganhou o nome do sujeito por uma questão egocêntrica. Washington, o cara, era uma pessoa modesta e não curtia esse lance de chamar a cidade por seu próprio nome.  Ele mesmo sempre se referia à ela como Federal City. Somente quando George Washington bateu as botas é que a cidade passou a ser chamada de Washington com mais frequência até se tornar o nome oficial.

George Washington
George Washington

Lembre-se, porém, que o nome oficial é Washington D. C. Vale dizer ainda que lá nos States, há também um estado chamado de Washington e que nada tem a ver com Washington D. C.

Um fato curioso sobre Washington D. C. é que ela não tem representação política no congresso americano e nem mesmo na câmara dos deputados. Por não ser nem uma cidade e muito menos um estado, Washington D. C. não tem deputados e nem senadores. A população de lá não elege seus representantes. Para piorar, eles nem têm um governador. A “cidade” de Washington D. C. quando precisa ter uma lei aprovada, ou definir como utilizar os impostos recolhidos e coisas assim, precisa da autorização do congresso nacional. Enfim, é um lance complicado! Há grupos nos E.U.A. que brigam para quem a população de Washington D. C. vote e escolha seus próprios representantes. Se você quiser saber mais a respeito dessa confusão acesse o site DC Vote.

Pronto! Agora você já sabe porque Washington D.C. Já sabe também a origem do D.C. e do nome Washington. Agora se quiser aprender algumas curiosidade sobre o inglês falado naquele país, leia a dica Esquisitices do Inglês Americano.

5 Comentários

  1. Legal a história, então quer dizer que poderíamos ter uma “Colômbia” rica e outra pobre e latina. hehe.

    1. Eu ia comentar isso, Fernando! Só achei que poderia forçar a barra! Teríamos a Colômbia Sul-americana e a Colômbia Norte-americana. 🙂

  2. Excelente texto como sempre. Particularmente acho que Columbia seria um nome mais apropriado mesmo, ao menos desta forma muita gente que não concorda com o termo ” Americano (a)” não se preocuparia mais. Denilso, uma curiosidade, você já trabalhou como intérprete ? PS: Tenho um canal no Youtube onde comecei a dar pequenas dicas de inglês, e também brinquei com alguns trava língua tanto em Português como em Inglês.

Botão Voltar ao topo