Qual a diferença entre Soccer e Football?

Como estudante de inglês, você já deve saber que o nosso futebol é chamado de football no Inglês Britânico e soccer no Inglês Americano. Para embolar ainda mais o meio de campo, football nos Estados Unidos refere-se ao que nós aqui chamamos de futebol americano.

Ao aprendermos isso as perguntas que naturalmente surgem são: Por que nos Estados Unidos o nosso futebol é chamado de soccer? Por que eles inventaram outra palavra? Por que dizem soccer e não football? De onde vem esse tal de soccer? Pois bem! Se você gosta de curiosidades linguísticas, continue lendo.

Ao contrário do que muita gente acredita, a palavra soccer teve sua origem no Inglês Britânico. Isso mesmo! A primeira turma a se referir ao futebol como soccer foram justamente os ingleses, criadores do esporte. Mais especificamente a elite inglesa da segunda metade do século XIX (dezenove).

O termo football naquela época era usado para se referir ao futebol como nós o conhecemos. Eis então, que em um belo dia em uma partida normal de futebol, um jovem de nome William Webb Ellis pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol. Essa partida ocorria no campo da Rugby School, na Inglaterra. O pessoal gostou da tentativa do jovem William e assim teve início o rugby football.

Soccer e FootballPara diferenciar um football do outro, a turma usava o termo association football para falar sobre o futebol jogado com os pés (o nosso futebol) e rugby footbal para falar do outro tipo de futebol. O termo association football foi usado pois na época eles vinham tentando formalizar o jogo e definir regras para padronizá-lo.

A garotada da época, assim como toda garotada, gostava de dar nomes diferentes às coisas. Logo, não demorou muito para que nas escolas da alta sociedade inglesa o rugby passasse a ser chamado de rugger e o association football de assoccer. Com tempo encurtaram a palavra assoccer para um simples soccer.

Charles Wreford-Brown, de Oxford, Inglaterra, um dos principais defensores da organização do futebol naqueles tempos, foi um dia questionado se ele gostava de ir aos jogos de rugger. Por brincadeira (ou intencionalmente), ele respondeu dizendo algo como “I actually prefer going to a game of soccer”. Pronto! A partir daí, o nome soccer caiu nas graças da elite. O que antes era gíria da molecada na escola, acabou se tornando o nome do jogo entre todo mundo.

Com tempo o esporte caiu nas graças do povão, que acharam melhor se referir ao esporte apenas como football. Os ingleses se espalhavam pelo mundo e assim levavam a ideia do football para tudo quanto era canto. As novas populações ao terem contato com o esporte, acabavam adotando o nome football. Aqui no Brasil queriam chamá-lo de ludopédio, mas, como sabemos, o nome não pegou!

Nos Estados Unidos, o pessoal que por lá chegava continuava usando a palavra soccer para diferenciar do esporte que eles já chamavam apenas de football: rugby. O curioso é que originalmente as associações de futebol (jogado com os pés) nos EUA usavam o termo football em seus nomes. Mas, intrigas entre as duas maiores associações daquela época fizeram com que o esporte não progredisse e assim o termo football acabou sendo adotado pelas associações de futebol americano. O que fez com que o termo soccer fosse usado para diferenciar um do outro.

Vale acrescentar aqui que em outros países o termo soccer também é usado para diferenciar do tipo de football local: Canada, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul são exemplo. Só recentemente alguns desses países passaram a usar a palavra football no nome de suas associações para se alinharem à FIFA. Na Austrália, por exemplo, o nome mudou de Soccer Australia para Football Federation Australia apenas em 2006. No entanto, a seleção australiana ainda é carinhosamente chamada de socceroos.

Acho que é isso! Agora você já não precisa mais dizer que americano é tão louco que resolveu criar uma palavra sem noção para o futebol. Na verdade, eles não têm culpa de nada. Para ser bem sincero, eles se mantêm fiéis à história. Você não acha? Deixe seu comentário aí abaixo! Vou adorar saber o que você achou desse texto!

Artigos Relacionados
Comentários