Person, Persons, People, Peoples | Uso das Palavras em Inglês

Person, persons, people, peoples? Como usar corretamente essas palavras em inglês?

Você pode achar que não, mas muita gente tem dúvida sobre o plural de person (pessoa) em inglês.

Você pode até achar que sabe sobre esse assunto; mas, prepare-se! Você pode não saber tudo sobre ele!

Neste artigo, vou mostrar o que as gramáticas dizem a respeito. Aproveito, para falar sobre as palavras relacionadas – person, persons, people, peoples – e assim resolver o assunto.

Vamos lá!

O Plural de Person

De forma bem direta, o plural de person em inglês pode ser people ou persons. Ou seja, as duas formas são consideradas corretas. No entanto, temos de entender quando usar uma ou outra.

Para isso, vale notar o que a Cambridge Grammar of English diz sobre isso. Veja só:

Persons is used in more formal, legalistic contexts; people is the more widely used plural.

Trocando em miúdos, persons é o plural usado em contextos mais formais; geralmente, em textos jurídicos (contratos, acordos, intimações, etc.). Já no dia-a-dia, a língua comum, people é o termos mais usado como o plural de person em inglês.

Como não sou o tipo de sujeito que se apega a apenas uma fonte, decidi verificar a Practical English Usage e nela li o seguinte:

Persons is sometimes used as a plural of person in oficial language.

Ou seja, persons é às vezes usada como o plural de person em contextos oficiais. Assim, confirmamos o que diz o primeiro livro consultado.

E o que dizer de PEOPLES? Isso existe?

Sim, peoples existe!

Para isso, você precisa entender que people, além de ser o plural de person, é também o modo como dizemos povo em inglês. Portanto, podemos dizer “the people of Brazil” (o povo do Brasil) ou “the Brazilian people” (o povo brasileiros).

Se people tem também o significado de povo, então temos de ter o plural. Portanto, peoples (povos, nações).

Então, quando ouvimos “all the peoples in the world“, devemos entender que se trata de “todos os povos do mundo” ou “todas as nações do mundo“.

That’s it! Agora você já sabe como usar as palavras person, persons, people, peoples, não é mesmo? Nada muito complicado!

Take care and keep learning!

Etiquetas
dúvidas frequentes uso das palavras em inglês vocabulário em inglês
Mostrar mais

9 Comentários

  1. ahááá,meu professor perguntou a todo mundo da sala o plural de "person" e ngm sabia, agora eu seeeei.obrigada, muito boa a explicação. Legal essa coisa de procurar em mais fontes!

  2. Hi teacherIt's great you've posted it, because many people haven't heard or learned that and it seems they doubt us when we say so just because they've always been taught the classic way from elementary school – " a person > 2 or more people (pl)" – Thanks for everything Teacher Denilson. wr

  3. Em todos os cursos de Inglês que eu fiz, os professores me disseram que "peoples" não existe.Está correto isso?

  4. Caro Anônimo,Veja bem o que está escrito no final do texto:Vale lembrar aqui que existe o termo "peoples"; porém, neste caso trata-se da forma plural de "people". Para aqueles que não sabem "people" como substantivo singular significa "povo", "nação". Logo, "peoples" pode ser "povos", "nações".Infelizmente, seus professores precisam estudar um pouco mais, ante de saírem por aí dizendo que algo não existe.Att,Denilso de Lima

  5. hehehehe…eu tenho as duas gramática que vc tem, e por incrível que pareça, eu já sabia as respostas…hohohoho… também, eu tenho estudado tanto o inglês que eu espero ficar tão expert quanto você.Você me inspira.bitocas.

  6. Mto boa explicação.Tb aprendi no curso de inglês que peoples não existia… =/what a shame… Bjos e obg pelo blog. Leitura diária!

  7. Vi um texto onde estava escrito 'peoples' e fiquei com uma grande dúvida. Obrigada por esclarecer 🙂

  8. 1)Person:Pessoa2)Persons:Pessoas(formal)3)People:Pessoas(forma mais comum)4)Peoples:Os povos.Ex:The native peoples of Siberia.(Oxford)

Botão Voltar ao topo