Curiosidades

Por que a escrita de 3 em inglês é diferente de 13, 30 e 3rd?

Por que a escrita de 3 em inglês é diferente de 13, 30 e 3rd?

Você pode achar essa pergunta – dúvida – bem estranha, mas ela tem todo sentido. Se você gosta de aprender coisas curiosas, tenho certeza que vai continuar lendo e vai até deixar um comentário no final.

Então, vamos lá!

Entendendo a Pergunta!

Quando me fizeram esse pergunta, a intenção da pessoa era saber por que em inglês o número 3 é escrito THREE e os demais – 13, 30 e 3rd – escritos com THIR-thirteen, thirty e third?

Por que não escrever ou falar THREEteen, THREEty ou THREErd?

Você certamente nunca parou para se preocupar com isso. Afinal, o que você sempre quis foi aprender os números em inglês e ponto final. Mas, há pessoas que são curiosas e querem saber o porquê de ser assim.

Agora que você entendeu a dúvida, vamos à explicação.

Você sabe o que é Metátese?

Para começar a entender a história, você precisa aprender sobre Metátese.

Em Linguística, a METÁTESE é o fenômeno que ocorre quando o fonema de uma sílaba dentro de uma palavra é trocado de lugar. Para ficar bem fácil de entender isso, vou dar uns exemplos em português mesmo.

Como você sabe nós temos a palavra SEMPRE, certo? Mas você sabia que originalmente a palavra era SEMPER? Ao longo do tempo, o fonema /r/ mudou de lugar na sílaba “per” e acabou ficando “pre“. Assim, fomos de SEMPER para SEMPRE. Ocorreu aí a tal da metátese.

Um outro exemplo é a palavra “contrário“, que no português arcaico era contrairo, mas com o tempo a metátese entrou em cena e a palavra mudou para o que temos hoje em dia. 

A metátese influencia não só a história de algumas palavras, mas também alguns erros que encontramos no português não-padrão. Por exemplo, quando alguém fala “tauba” ao invés de “tábua” ou “estrupo” no lugar de “estupro“, trata-se da metátese acontecendo.

Enfim, eu expliquei sobre METÁTESE para você entender o rolo da escrita do número 3 em inglês. Então, agora você vai entender o porquê!

» Leia também: Os Números Ordinais em Inglês

A história por trás dos números 3, 13, 30 e 3rd

No Old English (Inglês Arcaico), o número 3 tinha 3 formas de ser escrito: þreo (para o feminino e neutro) e þri ou þrie (para o masculino). Só para constar: a consoante þ é o th nos dias de hoje.

Já os números números cardinais 13, 30 e o ordinal 3rd, eram escritos assim:

  • þreotene (old English) virou thrittene (13) no Middle English
  • þritig (old English) virou thritti (30) no Middle English
  • þridda (old English) virou thrid (3º) no Middle English 

Notem que eles tinham a escrita meio parecida. Todos tinham o THRI em comum:

  • 3 era THRI
  • 13 era THRIttene
  • 30 era THRIti
  • 3rd era THRId.

Só que em determinado momento da história, a tal da metátese começou a acontecer.

As pessoas passaram a trocar o fonema de lugar nas palavras THRIttene, THRIti e THRId. Assim, elas passaram a dizer THIRttene, THIRti e THIRd.

Como a pronúncia mudou, a escrita – grafia – também mudou e acabou sendo estabelecida como: THIRteen, THIRty e THIRd. Só o THRI se manteve e virou THREE.

Conclusão

Enfim, tudo culpa da metátese.

Na verdade, a culpa foi do povo que começou a pronunciar de modo diferente. Mas, essa pronúncia diferente (que para alguns podia até ser errada) acabou se tornando a mais comum e consequentemente se tornou a correta.

Sabendo disso, quem garante que no futuro as palavras “tauba“, “estrupo“, “probema” e outras não sejam também tidas como certas em português!? Afinal, a língua é viva e nós não sabemos como ela será daqui 200 anos, não mesmo!

Bom, isso é Linguística! Há quem goste e há quem não goste. Mas, se você for professor ou professora de inglês e um aluno ou aluna perguntar isso em sala de aula, você já sabe como explicar.

Take care and keep learning!

Etiquetas
história da língua inglesa linguística origem das palavras
Botão Voltar ao topo
Fechar