Por que a escrita de 3 em inglês é diferente de 13, 30 e 3rd?

Por que a escrita de 3 em inglês é diferente de 13, 30 e 3rd?

Você pode achar essa pergunta – dúvida – bem estranha, mas ela tem todo sentido. Se você gosta de aprender coisas curiosas, tenho certeza que vai continuar lendo e vai até deixar um comentário no final.

Então, vamos lá!

Entendendo a Pergunta!

Quando me fizeram esse pergunta, a intenção da pessoa era saber por que em inglês o número 3 é escrito THREE e os demais – 13, 30 e 3rd – escritos com THIR-thirteen, thirty e third?

Por que não escrever ou falar THREEteen, THREEty ou THREErd?

Você certamente nunca parou para se preocupar com isso. Afinal, o que você sempre quis foi aprender os números em inglês e ponto final. Mas, há pessoas que são curiosas e querem saber o porquê de ser assim.

Agora que você entendeu a dúvida, vamos à explicação.

Você sabe o que é Metátese?

Para começar a entender a história, você precisa aprender sobre Metátese.

Em Linguística, a METÁTESE é o fenômeno que ocorre quando o fonema de uma sílaba dentro de uma palavra é trocado de lugar. Para ficar bem fácil de entender isso, vou dar uns exemplos em português mesmo.

Como você sabe nós temos a palavra SEMPRE, certo? Mas você sabia que originalmente a palavra era SEMPER? Ao longo do tempo, o fonema /r/ mudou de lugar na sílaba “per” e acabou ficando “pre“. Assim, fomos de SEMPER para SEMPRE. Ocorreu aí a tal da metátese.

Um outro exemplo é a palavra “contrário“, que no português arcaico era contrairo, mas com o tempo a metátese entrou em cena e a palavra mudou para o que temos hoje em dia. 

A metátese influencia não só a história de algumas palavras, mas também alguns erros que encontramos no português não-padrão. Por exemplo, quando alguém fala “tauba” ao invés de “tábua” ou “estrupo” no lugar de “estupro“, trata-se da metátese acontecendo.

Enfim, eu expliquei sobre METÁTESE para você entender o rolo da escrita do número 3 em inglês. Então, agora você vai entender o porquê!

» Leia também: Os Números Ordinais em Inglês

A história por trás dos números 3, 13, 30 e 3rd

No Old English (Inglês Arcaico), o número 3 tinha 3 formas de ser escrito: þreo (para o feminino e neutro) e þri ou þrie (para o masculino). Só para constar: a consoante þ é o th nos dias de hoje.

Já os números números cardinais 13, 30 e o ordinal 3rd, eram escritos assim:

  • þreotene (old English) virou thrittene (13) no Middle English
  • þritig (old English) virou thritti (30) no Middle English
  • þridda (old English) virou thrid (3º) no Middle English 

Notem que eles tinham a escrita meio parecida. Todos tinham o THRI em comum:

  • 3 era THRI
  • 13 era THRIttene
  • 30 era THRIti
  • 3rd era THRId.

Só que em determinado momento da história, a tal da metátese começou a acontecer.

As pessoas passaram a trocar o fonema de lugar nas palavras THRIttene, THRIti e THRId. Assim, elas passaram a dizer THIRttene, THIRti e THIRd.

Como a pronúncia mudou, a escrita – grafia – também mudou e acabou sendo estabelecida como: THIRteen, THIRty e THIRd. Só o THRI se manteve e virou THREE.

Conclusão

Enfim, tudo culpa da metátese.

Na verdade, a culpa foi do povo que começou a pronunciar de modo diferente. Mas, essa pronúncia diferente (que para alguns podia até ser errada) acabou se tornando a mais comum e consequentemente se tornou a correta.

Sabendo disso, quem garante que no futuro as palavras “tauba“, “estrupo“, “probema” e outras não sejam também tidas como certas em português!? Afinal, a língua é viva e nós não sabemos como ela será daqui 200 anos, não mesmo!

Bom, isso é Linguística! Há quem goste e há quem não goste. Mas, se você for professor ou professora de inglês e um aluno ou aluna perguntar isso em sala de aula, você já sabe como explicar.

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo