Como Passar no TOEFL ou IELTS?

Nos últimos anos, os exames de proficiência ter conquistado muita fama no Brasil. TOEFL, IELTS, FCE, CAE e CPE se tornaram siglas comuns na cabeça de muitos estudantes de inglês. Mas, TOEFL e IELTS são as mais frequentes. Por causa dessa fama, muita gente passou a se perguntar como passar no TOEFL ou IELTS. Então, vamos falar sobre isso!

Se você ainda não sabe muito sobre esses dois exames, recomendo que leia a dica “Qual a Diferença entre TOEFL e IELTS?”. Caso você já saiba quais são as diferenças, então continue lendo.

A Fórmula Mágica Para Passar

Infelizmente, essa fórmula mágica para passar não existe. Se você chegou até aqui esperando encontrar uma dica milagrosa, sinto muito decepcioná-lo. Essa fórmula ainda não foi inventada. Portanto, você terá de ser paciente e seguir as dicas abaixo.

Conheça o Exame

Como passar no TOEFL ou IELTSA principal dica para quem quer saber como passar no TOEFL ou IELTS é conhecer o exame.

Isso significa entrar no site oficial do exame, baixar as provas que eles disponibilizam e entender como cada parte do exame funciona.

Aprenda o que deve ser feito em cada parte. Entenda o que cada enunciado diz. Leia atentamente as orientações dadas pelos organizadores e avaliadores. Enfim, dedique tempo para analisar cada parte do exame cuidadosamente.

Enfim, conheça o “inimigo” para poder combatê-lo com maestria.

Faça Simulados

É possível comprar (ou baixar em sites – pesquise no Google) provas oficiais aplicadas em anos anteriores. Investir nesse tipo de material é extremamente válido. Pois você poderá usar as provas oficiais (ou baseadas nelas) para fazer simulados.

A ideia de fazer simulados ajudar a vencer um pouco a ansiedade. Mas, para dar certo é preciso fazer os simulados como se fossem exames reais. Quanto mais realista e controlado for o simulado, melhor.

Fique de olho no tempo

Ao fazer a análise das partes da prova, aprenda quanto tempo você tem para cada parte. Assim, na hora que você decidir fazer os simulados, deverá aplicar o mesmo tempo dado na prova oficial.

Uma dica que sempre dou para quem se prepara para esses exames é reduzir o tempo ao fazer os simulados. Como assim?

Se o tempo oficial para uma parte da prova é de 90 minutos, então no simulado faça aquela mesma parte em 80 minutos. Fazer isso, dá a você uns minutinhos de sobra para rever a prova e dedicar um tempinho para as questões que teve dúvidas. Isso também faz com que você se acostume com a pressão de raciocinar mais rápido. O cérebro agradece o exercício!

Em minha opinião, essas três dicas – conhecer o exame, fazer simulados e observar o tempo – são as que fazem uma grande diferença para quem deseja ter um bom desempenho em exames de proficiência.

Outras dicas são velhas conhecidas de todos. Eu nem precisaria escrever sobre elas, mas escreverei apenas para reforçar os pontos.

Envolva-se com a Língua

Como você bem sabe, hoje em dia é possível encontrar de tudo na internet: sites de revistas e jornais, vídeos de noticiários no Youtube, material de áudio para download, blogs, fóruns e grupos de pessoas que estudam inglês e trocam informações umas com as outras. Tem sites com dicas de gramática e vocabulário, atividades para baixar gratuitamente, testes de listening, testes de reading e muito mais.

Para não deixar essa parte muito extensa, seguem abaixo algumas dicas já publicadas aqui no Inglês na Ponta da Língua sobre essa coisa de se envolver com a língua inglesa:

» Como eu me tornei fluente em inglês?
» Atividade para Desenvolver a Fluência
» Como manter a fluência em inglês?
» Dicas Para Aprender Inglês Mais Rápido
» Dicas Para Melhorar a Escrita em Inglês
» Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês

Organize-se

Ok! A internet possui inúmeros recursos. A vontade que dá é a de sair baixando tudo que encontramos, não é mesmo? Cuidado! Não seja um acumulador! Organize-se! [Leia: Quer Aprender Inglês? Não Seja um Acumulador!]

Se você seguir a dica sobre conhecer o exame, poderá organizar e adquirir seu material de estudos de acordo com o que é pedido no exame. Por falar em adquirir material de estudos, saiba que há livros e sites que dão dicas e atividades para você praticar e aprender mais sobre cada exame. [Leia: Livros Preparatórios para o TOEFL]

Conhecer o exame, saber como ele funciona e investir em um material preparatório ajudará você manter-se organizado com muito mais facilidade. Depois é só manter o foco e a disciplina nos estudos.

Gramática: o que estudar?

Qual o conteúdo gramatical a ser estudado? Que gramática cai nesses exames?

Bom, sobre gramática cai de tudo. Infelizmente, não tem como dizer o que cai e o que não cai.

Você vai fazer um exame de proficiência em inglês. Portanto, espera-se que você esteja preparado para tudo. Claro que você não sabe tudo (nem eu sei!); logo, a solução é estudar um pouco de tudo e de tudo um pouco. Aqui a ideia de envolver-se com a língua ajuda bastante.

Mas, lembre-se que não é preciso ser um expert em gramática normativa (entender dos tecnicismos linguísticos). O que você precisa aprender é como a gramática ocorre naturalmente em textos falados e escritos e assim saber interpretar corretamente o que lê e ouve.

Conclusão

Como você pode ver, para passar no TOEFL ou IELTS é preciso se dedicar. Essa dedicação não se refere apenas apenas ao estudo de inglês; mas também ao estudo do exame, ou seja, saber como cada exame funciona. O maior desafio é vencer a ansiedade e a apreensão e fazer a prova com calma. Para isso, quanto mais preparado você estiver melhor. Espero que as dicas acima sejam úteis em sua preparação.

Até a próxima! 😉

Etiquetas
Botão Voltar ao topo