Qual a diferença entre TOEFL e IELTS?

De uns tempos para cá os exames de proficiência em língua inglesa passaram a ganhar uma grande notoriedade no Brasil. TOEFL, TOEIC, IELTS, FCE, CAE, CPE e mais outros tantos passaram a fazer parte das sopas de letrinhas de muitos estudantes de inglês. Principalmente daqueles que desejam estudar fora do Brasil.

Os dois exames mais mencionados são o TOEFL e o IELTS. Eis então que surgem algumas perguntas:

» Qual a diferença entre TOEFL e IELTS?
» Qual é o mai fácil: o TOEFL ou o IELTS?
» Qual é o mais indicado para você?

Abaixo dou as respostas para essas perguntas.

Cada exame é administrado por empresas diferentes. O TOEFL é de responsabilidade da ETS, empresa americana. Já o IELTS é administrado pela Cambridge English Language Assessment, British Council e IDP IELTS Australia. Logo, podemos dizer que um exame (TOEFL) é americano e o outro (IELTS) é britânico.

Qual a Diferença Entre TOEFL e IELTS?

Os dois exames avaliam as quatro habilidades comunicativas que precisam ser desenvolvidas ao longo dos estudos de inglês: reading (interpretação de textos), listening (compreensão oral), speaking (comunicação oral) e writing (produção escrita). No IELTS a prova oral é feita com um examinador ao vivo e à cores; já no TOEFL é de modo diferente.

Tanto um exame quanto o outro podem ser feitos via internet/computador ou papel impresso. Assim, temos o TOEFL iBT (internet bases test), TOEFL CBT (computer based test) TOEFL PBT (paper based test), IELTS CBT (computer based test) e o IELTS PBT (paper based test).

NO IELTS você pode optar por fazer o Academic Exam ou o General Training Exam. Ou seja, se você pretende fazer o IELTS para entrar em uma instituição de ensino, faça o Academic Exam. Mas, caso a ideia seja apenas para imigrar para um país de língua inglesa que reconheça o IELTS, então faça o General Training Exam. O TOEFL não tem isso: seu objetivo é apenas acadêmico.

O modo como a pontuação é dada em cada exame é diferente também. No TOEFL, os pontos vão de 0 a 120. Mas, no IELTS eles vão de 0 a 9. Na imagem abaixo, você tem um comparativo das pontuações em cada exame. A pontuação dos dois exames é válida por apenas dois anos. Isso significa que depois de dois anos a nota expira e você terá de refazer o exame.

Outra diferença é o tempo de duração de cada prova: são 4,5  horas para o TOEFL e 2 horas e 45 minutos para o IELTS. Devido a essa diferença de tempo, muita gente acha que o IELTS é mais fácil. Mas, não engane!

Os dois exames possuem o mesmo nível de complexidade. Ambos avaliam os seus conhecimentos da língua inglesa de modo implacável. Portanto, é preciso estar muito bem preparado para cada um deles. Isso significa que é preciso estudar, estudar e estudar.

Mas, e aí!? Qual é o melhor? Qual é o mais recomendado para você?

Depende da instituição de ensino na qual você está entrando. As faculdades informam aos estudantes vindo de outros países quais os exames (e também a nota mínima) exigidos.

Assim, digamos que seu objetivo é fazer um MBA na Harvard Business School. Essa instituição aceita o TOEFL e também o IELTS. Mas, isso não é o suficiente. Você precisa saber a nota mínima exigida pela instituição. No site deles, lemos:

“The MBA Admissions Board discourages any candidate with a TOEFL score lower than 109 on the iBT, an IELTS score lower than 7.5 […]”

Portanto, se você fez o TOEFL é obteve uma pontuação acima de 109 ou fez o IELTS e conseguiu uma pontuação acima de 7.5, parabéns. Você poderá se matricular no MBA deles sem problemas. Se as pontuações obtidas foram abaixo disso, é bom estudar mais um pouco para ser aceito no programa deles.

Caso a intenção seja estudar no Massachussets Institute o Technology (MIT), você deverá observar as exigências do curso que pretende cursar. Se a ideia é estudar Engenharia Química, você precisará ter a pontuação 7 no IELTS ou 100 no TOEFL iBT. A mesma pontuação no IELTS é exigida para o curso de Engenharia Mecânica, mas no TOEFL iBT o mínimo exigido é 90. Para o curso de Matemática eles aceitam o IELTS com 6 e o TOEFL iBT com 80. Alguns cursos, aceitam o TOEFL e não o IELTS e vice versa. Quando um curso aceita o TOEFL é preciso ver se aceitam o iBT, o CBT ou o PBT.

Enfim, para saber qual o exame indicado para você, dependerá da instituição de ensino à qual você pretende se matricular. Portanto, é bom se informar bem para não errar na escolha. Perguntar não dói!

Acho que é isso! Você agora tem uma boa ideia sobre a diferença entre TOEFL e IELTS. Caso, ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário aí abaixo e vamos conversando a respeito.

Por fim, desejo muita sorte a você ao fazer o TOEFL ou o IELTS. Estude. Dedique-se. Você certamente conseguirá. Não desista! Para ajudar um pouco mais, leia as dicas recomendadas abaixo.

» Livros Preparatórios Para o TOEFL
» A Importância de uma Certificação Internacional
» TOEIC ou TOEFL?
» Certificação Internacional: Exames de Cambridge
» O Programa Inglês Sem Fronteira

Mostrar mais

18 Comentários

  1. Por que não consigo visualizar as páginas anteriores do seu site? abraços

    1. Olá, Sebástian! Esse erro está dando dor de cabeça para o pessoal corrigir. Estamos tentando resolver isso. 😉

  2. Denilson, tudo bem? Pelo fato do IELTS ser britanico, a prova também é? Melhor dizendo, toda a prova terá a pronuncia e gramática britânica? Obrigado

    1. Exatamente, Rafael! Digamos que o inglês dela seja todo britânico. Mas, há alguns poréns (às vezes)!

      No listening, você poderá ouvir um americano, um canadense, um sul-africano, um neozelandês, um irlandês, um italiano (falando inglês com seu sotaque), etc. Pois, como a prova é de inglês geral, você tem de estar preparado para entender esse povo todo também. Não que seja algo muito difícil. Coisa boba! O importante é entender a informação.

      Portanto, é preciso se preparar bem para não ser pego de surpresa. Então, quanto mais simulados você fizer para entender a mecânica do exame, melhor.

      Só fazendo simulados para ter uma idea de como a prova realmente é. 😉

  3. OLÁ, Denilso tudo bem?
    então sempre dou uma olhada no seu site, pois há muita informação lega.
    em relação aos testes, gostaria de saber qual material vc indica pra pessoa fazer o básico, key. take care

    1. Olá, Robson! Obrigado por seu comentário aqui!

      Eu não conheço os materiais voltados especificamente para KET; mas, sei que há vários.

      Portanto, o ideal é fazer uma pesquisa na internet e assim encontrar livros que possam te interessar. Se em sua cidade tiver uma livraria que venda esse tipo de material, melhor ainda. É só dar um pulo nela, conversar com os vendedores e eles poderão lhe mostrar o que há disponível. Aí é só folhear alguns e escolher aquele que te agradar.

      Sei que a própria Cambridge tem livros voltados para o KET. Então, fica aí a dica. 😉

  4. olá, denilso tudo bem
    qual material vc indicaria pra fazer o primeiro KEY pois quando eu for fazer quero fazer do inicio.

  5. Olá, Marcinha! Obrigado por seu comentário e feedback em relação ao trabalho aqui. 🙂

    Bem, ESOL significa English for Speakers of Other Languages e refere-se ao uso ou estudo da língua inglesa por falantes de outros idiomas. Na formação acadêmica fora do Brasil, há o curso conhecido como TESOL (Teaching English for Speakers of Other Languages). Há provas, cursos e várias outras coisas que fazem uso dessa abreviação.

    KEY, também conhecido como KET, é um exame de inglês oferecido pela Universidade de Cambridge. Trata-se de um exame para estudantes de nível básico (mas, bem básico mesmo). Como ele não se trata de um exame exigido por faculdades e empresas, geralmente não recomendo que as pessoas gastem dinheiro para obtê-lo. O melhor é estudar bastante e investir em exames que são mais conhecidos e, portanto, reconhecidos em várias empresas e universidades. Ah! KET significa Key English Test.

    😀

  6. Olá, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se você indica esses cursos preparatórios oferecidos pelas escolas de inglês. Eles funcionam? Realmente focam no mais importante?

    Obrigada.

  7. Eu pretendo me mudar para os Estados Unidos por motivo de casamento e com o objetivo de melhorar e certificar o meu ingles para atuar no mercado do trabalho qual a melhor opcao para mim? O TOEIC ou o IELTS? Ou teria alguma outra certiificacao mais recomendada? Obrigada!

    1. Olá, Bia! Obrigado por seu contato!

      Como você pretende ir para os EUA, então o mais recomendável é que você tente o TOEIC ou o TOEFL. Enfim, o melhor a fazer é se informar antes e procurar saber qual certificação as empresas de sua área de atuação pedem. 😉

      1. Eu nao tenho a menor ideia onde poderei trabalhar, (sou formada em biologia sem experiencia e sou bancaria ha 15 anos sem vontade de trabalhar em banco nos USA….) entao preciso de uma certificao mais abrangente e que seja aceita pela maior parte das empresas nos USA. ….. Creio que o TOEFL eh mais para quem quer ingressar em faculdades nao eh? Obrigada mais uma vez!

Botão Voltar ao topo
Fechar