ELT World: Braz-TESOL

Assim como todas as profissões, os ELT Professionals também possuem associações. Não estou falando de sindicatos, mas sim de associações que se preocupam com o real desenvolvimento profissional de seus afiliados.

No Brasil, muita gente [inclusive professores] não sabe, mas há várias entidades sem fins-lucrativos que prezam pelo desenvolvimento deles. Estas associações fazem de tudo para que os próprios profissionais se afiliem e contribuam intelectualmente com elas. Mas antes de falar sobre o Brasil, tenho de mencionar uma das maiores associações do mundo: o TESOL.

TESOL [fale tíçôl] é a sigla para ‘Teachers of English for Speakers of Other Languages‘. Ela foi uma das pioneiras em termos de organização de profissionais de ensino de língua inglesa, fundada em 1965 nos Estados Unidos. Com o passar dos tempos os países da América Latina foram se organizando também. Assim, nasceu no México o MEXTESOL; no Peru, o Peru TESOL; na Argentina, o Argentina TESOL; no Uruguai, o URUTESOL; etc.

No Brasil temos o Braz-TESOL [pronuncie braz-tíçôl], fundada em 1986, é nossa maior associação de ELT Professionals em terras tupiniquins. Ela está ligada ao TESOL [EUA], ao IATEFL [Reino Unido, o TESOL dos Ingleses] e ao Southern Cone TESOL [formado pelo Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai].

Os objetivos [a missão] do Braz-TESOL são: 1) incentivar e apoiar as pesquisas de ensino da língua inglesa no Brasil; 2) Apoiar e desenvolver programas de desenvolvimento profissional para professores de inglês em qualquer instituição de ensino [pública ou particular]; 3) promover os estudos na área de ensino de inglês e campos relacionados, tais como linguística aplicada, sociolinguística, uso de tecnologias e aquisição de segunda língua; entre outros.

Para atingir a sua missão e contribuir com o desenvolvimento dos ELT Professionals no Brasil o Braz-TESOL organiza a cada dois anos uma convenção nacional para os professores de inglês. Nestas convenções ocorrem debates, mesas-redondas, palestras, workshops, etc com os mais renomados profissionais do ELT World. Muitos Teacher Trainers e ELT Authors internacionais desfilam pelo evento dando aos participantes o que há de mais atual em termos de metodologias, abordagens e técnicas de ensino.

Este ano [2010] acontecerá nos dias 19 a 22 de julho, na cidade de São Paulo, a 12th Braz-TESOL National Convention. Os figurões internacionais que estarão presentes são: David Crystal, David Nunan, Herbert Puchta, Jeremy Harmer entre outros.

Se você é professor de inglês de verdade, se preocupa com o seu desenvolvimento profissional e o de seus colegas, leva esta profissão a sério, quer manter contato com os demais profissionais da área, ler a newsletter do Braz-TESOL e ficar por dentro do que rola sobre sua profissão, não perca tempo e afilie-se o mais rápido possível e ajude a fortalecer o grupo de verdadeiros ELT Professionals em nosso país. Assim, poderemos começar a mudar cada vez mais os rumos desta profissão por aqui. Afinal, a união faz a força!

Um Comentário

Botão Voltar ao topo