Gramática: Modal Verbs – Expressando Obrigação
- Você deve tirar os sapatos ao entrar na casa da Yoko.
- Eu tenho de me encontrar com o Sr. Norton amanhã às 10.
- Ele deve praticar inglês fora da sala de aula.
Note que nos três exemplos acima usamos os verbos “dever” e “ter” (acompanhado pela preposição ‘de’) para expressar obrigação. Esta obrigação acontece por questões envolvendo tradição, costumes culturais, regras, leis ou circustâncias.
Por exemplo, é costume cultural tirar os sapatos ao entrar em uma residência japonesa. Logo, você deve tirar os sapatos. Se você quiser melhorar o seu inglês, você deve praticar fora da sala de aula. Em português, o verbo ‘dever’ neste caso é bem forte. Já a expressão verbal ‘ter de’ é meio informal e ameniza a obrigação.
Na língua inglesa ocorre o mesmo que em português. Você pode usar ‘must’ e ‘have to’ para expressar obrigações. As diferenças entre eles são básicas e nada complicadas:
- ‘must’ é mais formal que ‘have to’
- ‘have to’ é usado com mais frequência e informalmente
- You must take off your shoes when you go into Yoko’s house.
- I have to meet Mr. Norton at 10:00 tomorrow.
- He has to practice English outside of the classroom.
Algumas gramáticas tendem a inserir uma série de informações que para muitos é algo incompreensível. Acredito que o uso de ‘must’ e ‘have to’ não é um bicho de sete cabeças. Basta comparar com nossa própria língua e aí fazer algumas deduções.
Para por alguns instantes e pense em coisas que você tem de fazer e coisas que você deve fazer no dia de hoje: eu tenho de lavar o carro, eu devo comprar um presente para minha sogra (brincadeirinha!), eu tenho de ligar para um contato importante, eu devo ir a algum lugar, etc. Imagine como diria estas coisas em inglês e acostume-se com estas duas formas de expressar obrigação em inglês.
Have a nhice day you all! Take care!