Curiosidade: ritzy

Por volta do final do século XIX e início do século XX, um sujeito meio que cheio da grana na europa era conhecido como “king of hoteliers, and hotelier of the kings“, ou seja, “reis dos hoteleiros e hoteleiro dos reis“.
Este sujeito nada pobre era um expert no mundo da hotelaria. Sua carreira, porém, começou como maître do Hotel Le Splendid na França. Em 1878, ele se tornou gerente de hotel. Já em 1889, foi convidado a ser gerente do badalado Hotel Savoy em Londres. Não demorou muito – em 1892 – o cara simplesmente decidiu comprar o hotel.

A partir daí ninguém mais conseguiu segurá-lo. Tanto é que em 1898 a figura deu início a um dos maiores impérios hoteleiros do mundo o pomposo, o luxuoso, o finíssimo, o chiquérrimo Ritz Hotel. O nome da figura era César Ritz, filho de agricultor nascido em casa simples e humilde no interior da Suiça.

Sempre muito observador o Senhor César Ritz aprendeu o que os ricaços gostavam em termos de atendimento. Por isto muitos reis, rainhas, príncipes, princesas, atrizes, atores, cantores, cantoras e muita gente cheia da grana se hospedavam em seus requintados hotéis. Mas foi somente após sua morte – em 1918 – que, nos Estados Unidos, o Ritz Hotel incorporou o Calrton Hotel e se tornou o Ritz-Carlton Hotel.

Você deve estar se perguntado o que é que isto tudo tem a ver com dicas de inglês, náo é mesmo? Então, aprenda aí: sempre que você quiser descrever algo como luxuoso, pomposo, caríssimo, chiquérrimo, etc basta dizer ritzy. Veja os exemplos:

  • That’s really a ritzy restaurant. (Aquele restaurante é simplesmente um luxo.)
  • They had a ritzy wedding. (O casamento deles foi chiquérrimo.)
  • They’re building a ritzy mall in São Paulo. (Estão contruindo um shopping luxuosíssimo em São Paulo).

Como você pode ver o nome de um cara, para o qual tudo tinha de ser fino e requintado, ganhou um espaço nos dicionários da língua inglesa. Isto sim é que é deixar um legado!

See you tomorrow! take care!
________________
Livros do Dia:
SLANG – Gírias Atuais do Inglês (Jack Scholes)
Fale tudo em Inglês (José roberto A. Igreja)
Gramática Prática da Língua Inglesa – O inglês Descomplicado (Nelson Torres)

3 Comentários

  1. Muito interessante!Desconhecia a palavra.Podemos dizer algo como She's acting ritzy. ou para descrever uma pessoa?

Botão Voltar ao topo