Gramática da Língua Inglesa

    Como usar Be Used To em inglês?

    Você talvez já saiba que be used to significa estar acostumado a. No entanto, você muitas vezes deve se perguntar como usar be used to em inglês? Será que há algo de especial sobre essa expressão que devemos prestar atenção? Continue lendo esta dica e aprenda.

    Se você já sabe o significado de be used to, certamente já sabe quase tudo sobre ele. A única coisa que deve prestar atenção ao usar essa expressão é como escrever o verbo que vem após ele. Para facilitar veja os exemplos abaixo:

    • I am used to going to work on foot. (Eu estou acostumado a ir caminhando para o trabalho.)
    • I wasn’t used to driving a big car. (Eu não estava acostumado a dirigir um carro grande.)
    • We‘re used to doing this. (Nós estamos acostumados a fazer isso.)
    • They‘re not used to going there. (Ele não estão acostumados a ir lá.)
    • Are you used to driving at night? (Você está acostumado a dirigir à noite?)

    Como Usar Be Used To em InglêsNote que ao usarmos be used to o verbo imediatamente após a expressão é escrito -ing. Não se esqueça disso! Qualquer verbo que vir logo após be used to deve ser sempre escrito com -ing. Veja mais alguns exemplos:

    • Is your brother used to getting up early to go to school? (O seu irmão está acostumado a acordar cedo para ir à escola?)
    • Were they used to using computers? (Eles estavam acostumados a usar computadores?)
    • She‘s used to waking up early every day. (Ela está acostumada a acordar cedo todos os dias.)
    • It was a long time before we were used to working with old people. (Passou bastante tempo até a gente se acostumar a trabalha com pessoas idosas.)

    Em que essa informação é útil para você?

    Geralmente, em provas, concursos, exames, etc., em que a conhecimentos na língua inglesa são necessários, é comum encontrarmos questões que podem deixar muita gente confusa. Por exemplo, digamos que você em um exame se depara com a questão abaixo:

    » Qual opção melhor completa a sentença a seguir?

    – They weren’t used to …………… wine.

    a) drink
    b) drank
    c) drinking
    d) drunk

    Se você aprender que depois de be used to devemos escrever o próximo verbo com -ing, você saberá que a resposta correta é a letra c. É nessas horas que esse tipo de informação poderá ajudar você. Portanto, lembre-se disso!

    Caso queira continuar aprendendo mais sobre assuntos relacionados a esse, leia as dicas dos links a seguir:

    That’s all for now! Até a próxima! 🙂

    9 Comentários

    1. otimo blog, tem me ajudado muitoMas eu queria saber uma coisa que eu nao encontro em lugar nenhum: como se diz "sair de fininho", ou "sair a francesa" de uma festa por exemplo.Obrigada (:

    2. Congratulations Denilso, so this is more one lesson for my notebook,TKS

    3. OPAA!!! Excelente explicação, Denilso!!!Só fiquei com uma dúvida. Quando eu quero dizer que 'estava acostumado' a fazer alguma coisa [mas não estou mais], eu posso dizer: "I was used to do sm."???Muito obrigado, desde já!Um abraço! Filipe.

    4. Ótimo post! Mas tenho dúvidas em quando posso trocar 'used to' por 'would'. Já pesquisei em livros e sites mas eles dizem coisas contraditórias ou confusas. Por exemplo, alguns livros dizem que 'Used to' pode ser substituído por 'would' apenas em ações e rotinas mas apenas 'used to' pode ser usado em estados e hábitos, outros livros ou sites dizem que 'would' só pode ser usado especificando o tempo.Nesse caso: 1. My uncle used to smoke2. My uncle used to/would smoke every morningMas em ambos os casos isso é um hábito. Então segundo alguns livros, a segunda sentença não poderia ser usado o 'would', mas segundo outros o tempo especifico permitiria.Um exercício de um livro que tenho aqui possui as seguintes sentenças:3. We used to/would go there in the summer, when it used to be sunny4. and for Christmas, when there used to/would be lots of snowNa sentença 3 o primeiro uso de 'use to/would' tudo bem, pois é uma ação e no segundo uso apenas 'use to' pode ser usado pois é um estado.Já na sentença 4, 'be lots of snow' não seria um estado? Ou um hábito? Então por que o gabarito diz que ambas podem ser usadas?Resumindo: se dizer que 'would' não pode ser usado em hábitos mas sim em rotinas (e isso estiver certo), qual a diferença entre ambos? E mesmo sem especificar o tempo o 'would' pode ser utilizado?Desculpe o incômodo por um dúvida meio boba, já que sempre usando o 'used to' estará correto :)Abraços, ótimo blog!

    5. Eu tb estou com mts duvidas a respeito do would ter esse uso similiar ao used to pois ate entao só o utilizava para pedidos e como passado do will. Voce poderia me explicar melhor isso??

    6. Olá, tenho uma dúvida. Na estrutura "Be used to + verb -ing", é possível usá-la conjugando o verbo To Be para o passado ou para o futuro para se referir aos mesmos também, como, por exemplo "I was used to going to work on foot." com o sentido de "Eu estava acostumado a ir para o trabalho a pé." e "I will be used to going to work on foot." com o sentido de "Eu estarei acostumado a ir para o trabalho a pé." ? Grato desde já pela ajuda de vocês.

    Botão Voltar ao topo
    Fechar