Vocabulary: HARD-NOSED

Uma leitora do blog pediu para eu falar sobre ‘hard-nosed‘. Ela até enviou uma definição encontrada em um dicionário: “guided by practical experience and observation rather than theory“. Mesmo assim gostaria de saber uma palavra em português que fosse equivalente a ela.

Antes de irmos às equivalências, vejamos algumas sentenças nas quais hard-nosed é usada:

  • John’s really a hard-nosed guy.
  • They don’t have a hard-nosed approach to finances.

Pesquisando a gente descobre que hard-nosed é ‘pragmático‘ ou ‘prática‘. Além disto, é também ‘cabeça-dura‘, ‘obstinado‘, ‘teimoso‘. Logo, a tradução vai depender do contexto.

No primeiro exemplo acima, posso estar dizendo que o John é um cara pragmático, ou mesmo que John é um sujeito cabeça-dura. Vai depender do contexto!

Já na segunda sentença estamos nos referindo ao modo como alguém lida com as finanças. No caso, as pessoas não tem uma abordagem pragmática em relação às finanças. Podem até entender a teoria, mas colocar na prática é complicado.

A dica aqui é a seguinte: é sempre bom pesquisar dicionários de sinônimos para identificar este tipo de palavras. Vale dizer que hard-nosed não é um termo muito comumente usado no dia a dia. Por isto a dificuldade de encontrá-la em dicionários. Em todo caso é uma palavrinha legal de termos em nosso vocabulário mental, portanto procurar ver na internet outros exemplos com ela.

See you soon, guys! Take care!

7 Comentários

  1. Muito boa a sua dica Denilso.Tenho uma dúvida para uma palavra que é muito usada em negócios, a palavra é "carro chefe", não se esta é a forma gramtical correta. De qualquer modo gostaria de saber se existe em inglês uma palavra similar a esta.Obrigado,Roberto.

  2. Olá Denilson,Tenho uma dúvida de como usar a expressão: PRETTY MUCH. Não sei se você já falou sobre isso no blog, é que já ouvi ela de várias formas mas não consigo pegar o jeitinho. Poderia me ajudar?Grato,Wagner.

  3. Caro Denilson, o seu Blog está com algum problema? Eu já mandei 2 comentários e eles não aparecem… Será que estou falando alguma besteira que não pode aparecer? Caso seja isso me desculpe…Wagner

  4. Caro Wagner,O blog naõ está com problemas.O problema sou eu… Ou melhor, o meu trabalho. Nos últimos dois dias eu tive de dar atenção ao meu emprego… Afinal, é o meu ganha pão… Por causa disto estive afastado de minhas atividades blogueiras. Logo, seus comentários não foram postados porque eu ainda não os vi… Assim que achá-los aqui na minha caixa de e-mail eu os libero…Obrigado pela compreensão…

  5. I've just come across your blog, Denilso, and found it very nice. Pity we don't have as much time as we'd like to, so that more hours could be spent on such a pleasurable activity. Anyhow, contratulations on your job. All the best.João.Sorry for the "anonymous", but I haven't got any time for a profile right now…

  6. Denilson tenho duvidas sobre o uso do JUST, você pode esclarece-lo por favor.Obrigado.

Botão Voltar ao topo