Dicas Para Aprender Inglês Rápido

Se você chegou até aqui na esperança de encontrar 10 dicas para aprender inglês mais rápido, parabéns! Porém, lembre-se as 10 dicas abaixo dependem muito mais de você do que da simples leitura deste texto. Ou seja, não existe uma fórmula mágica! É a sua determinação, motivação, vontade de aprender, etc., que farão a diferença. Dito isso vamos às 10 dicas!

Depois de ler as dicas abaixo, você poderá se interessar em ler Dicas de Inglês Para Ser Fluente.

10 Dicas para Aprender Inglês Rápido

Dica 01 » Tenha prazer em aprender inglês

Dicas para Aprender Inglês RápidoEsta dica significa que você deve mesmo querer aprender inglês. Afinal, não adianta querer aprender por pura obrigação. Você deve encarar o seu aprendizado de inglês como diversão. Portanto, tenha prazer em aprender inglês! Para isso, você tem de se divertir e perceber melhoras no seu aprendizado.

Dica 02 » Saiba por que você quer aprender inglês

É curioso ver como muitas pessoas simplesmente enfiam na cabeça que querem aprender inglês, mas não fazem a menor ideia da razão para isto. Claro que muitos dirão que é por causa do trabalho, da faculdade, da carreira profissional, do futuro, etc. Ok! Mas, e daí!? Tem algum outro motivo maior para isto!? Senso de realização, satisfação, possibilidade de ver o mundo através de outra língua, melhorar profissionalmente e academicamente, fazer novas amizades, viajar e ser capaz de se comunicar com as pessoas, etc? O que você será capaz de fazer quando aprender inglês? Qual o motivo que leva você à ação [motivo + ação]?

Dica 03 » Estabeleça objetivos

Como tudo na vida, você precisa estabelecer um objetivo no seu aprendizado. Muitos dizem, “meu objetivo é aprender inglês”. Eu digo que isto é muito vago! Aliás, este é o objetivo maior. Para resolver isso, estabeleça micro-objetivos:

  • aprender x sentenças por dia
  • aprender expressões voltadas para situação x até o final da semana
  • aprender x collocations com tal palavra por dia
  • escrever um texto sobre x assunto e verificá-lo 3 vezes ao longo da semana
  • fazer uma página do livro de gramática a cada dois dias
  • gravar a leitura de um texto curto e comparar as leituras ao longo da semana

Estes são alguns dos pequenos objetivos que ajudarão você a aprender inglês rápido. O importante é manter o foco nesses micro-objetivos.

Dica 04 » Estabeleça um horário para estudos

É muito melhor você estudar 30 minutos por dia, do que estudar 2 horas por semana. Portanto, tenha um cronograma de estudos. Coloque nele o que você vai estudar e quanto tempo vai passar estudando. Se 30 minutos for muito, comece com 15 minutos. Associe um objetivo e determine quanto tempo vai precisar para se dedicar a ele.

» Leia também: Arranjar tempo para estudar inglês

Dica 05 » Leia ou repita textos em voz alta

Esta dica vale não apenas para textos, mas também para sentenças e itens lexicais (chunks of language). Se você em um momento de estudo aprender a expressão ‘have you ever been to Bahia?‘ repita-a quantas vezes for necessário. Se tiver um CD com o áudio, toque-o quantas vezes for preciso. Repita, repita e repita! Isto ajudará a melhorar o seu vocabulário, a sua pronúncia e a sua capacidade de ouvir inglês.

» Leia também: Dicas Para Melhorar o Listening em Inglês

Dica 06 » Use diferentes métodos de aprendizado

Leia! Escreva! Escute! Converse! Faça cópia de textos em inglês. Faça traduções de textos pequenos do inglês para o português! Volte a escrever o texto em inglês baseando-se em sua tradução! Compare os textos e veja o que há de diferente! Faça desenhos no seu caderno! Troque informações via internet com pessoas que estão aprendendo inglês também! Enfim, diversifique! Veja como você gosta de aprender e experimente com as técnicas que ensinarem a você.

Dica 07 » Não tenha medo de falar inglês

Você já viu algum estrangeiro tentando falar português? Já percebeu como eles falam ‘uma carro‘, ‘mulher bonito‘, ‘um cidade interessante‘? Enfim, notou como eles falam sem a preocupação de estarem falando tudo certo ou não!? Então, faça o mesmo ao falar inglês. Arrisque-se! Use o que você já sabe! Expresse-se sem medo!

» Leia também: 05 Dicas Para Perder o Medo de Falar Inglês

Dica 08 » Envolva-se com a língua inglesa

Esta dica também pode ser chamada de ‘cerque-se com o inglês’. Ou seja, seu celular está em inglês ou português? Sua televisão!? Seu computador!? Com que frequência você escuta músicas em inglês e tenta cantarolar suas canções favoritas? Na internet você lê textos em inglês? Pelo menos tenta ler!? Você procurar escrever recados para você mesmo em inglês!? Você ao menos tenta!? Você faz anotações em inglês quando está na aula seja na escola ou na faculdade!? Bate papo via Skype, WhatsApp, Facebook, etc., em inglês com as pessoas que também estudam inglês!? Enfim, torne a língua inglesa parte da sua vida!

» Leia também: O que significa se envolver com o inglês?

Dica 09 » Use tudo a seu favor

Você tem um dicionário!? Você compra livros com dicas de inglês? Você aproveita os sites de notícias como BBC, CNN, The Times, etc? Você tem uma gramática com atividades e respostas? Você usa o CD de áudio do seu curso de inglês? Você usa o CD-ROM do seu material de inglês? Você entra na área exclusiva de alunos no site do seu curso de inglês? Você entra em fóruns e participa ativamente com dúvidas e dicas para ajudar os participantes? Coloque tudo isto a seu favor e veja como a coisa deixa de ser tão complicada.

» Leia também: Quer aprender inglês!? Não seja um acumulador!

Dica 10 » Não desista

 A maioria das pessoas perde a oportunidade de aprender inglês e ver o progresso que estão fazendo porque desisitem cedo demais. O curioso é que sempre atribuem a culpa a fatores externos: trabalho, filhos, viagem, falta de tempo, etc. Se este for seu caso, estas dicas não servirão para nada! Afinal, você vai desistir mesmo! Espero que não seja o seu caso. Logo, não desista! Mantenha-se firme neste propósito!

Estas são as 10 dicas básicas para você aprender inglês rápido. Na verdade são mais do que 10, pois como você percebeu dentro de cada dica há muitas outras dicas. Caso queira ainda aprender algo mais específico leia também as dicas abaixo:

Etiquetas

32 Comentários

  1. Olá, Denilso! Gosto mto d ver o q vc escreve aqui, e utilizo mtas das dicas q vc dá na minha vida. Sou professora d Inglês em um curso há 2 meses, mas comecei a estudar Inglês na infância. Hoje, estou me formando em Letras e minha monografia será sobre o Lexical Approach. Como vc é especialista, gostaria d saber d fontes para pesquisa, além dos livros d Michael Lewis, q já tenho, e do q acho na internet. Ah, creio ter sido seu blog o responsável pelo meu interesse nesse assunto. Obrigada!

  2. Olá Denilso, muito bom o seu site, e adorei as dicas também.Agora eu tenho uma dúvida aqui, que surgiu na minha cabeça e não consigo achar uma resposta na internet que me convença 100%, é a seguinte:Como digo conseguiu em inglês, eu pensei em dizer "you got to do it",mas pra mim isso soa como "você tem que fazer isso". Agradeceria se tivesse uma resposta.

  3. Hello WIlliam, obrigado por seu comentário. Deixe-me ver se consigo resolver seu problema.Você quer dizer 'conseguiu' em inglês. Porém, não me deu um contexto. Pelo entendi o que você quer dizer é:"You got it!"Usado para dizer que alguém conseguiu fazer algo, obteve sucesso em algo. Enfim, é por aí.Será que é isto!? I hope so! Take care!

  4. Lidiane, obrigado por participar do blog e por se interessar na Abordagem Lexical. Infelizmente, ela ainda não é bem conhecida no Brasil e muita gente a confunde com alguns pontos da Abordagem Comunicativa.Uma bibliografia sobre ela é complicado de se obter. Afinal, muitos autores [e editoras] evitam falar abertamente sobre ela. Interesses comerciais e financeiros falam mais alto.De toda forma, além dos livros do Michael Lewis você pode ler algo como:> 'Uncovering Grammar' de Scott Thornbury;> 'Teaching Chunks of Language' de Seth Lindstromberg e Frank Boers;> 'Lexical Phrases and Language Teaching' de James R. Nattinger e Jeanette S. DeCarrico;> 'The Lexical Syllabus' de David Willis;> 'From Corpus to Classroom' de Anne O'Keefe, Michael McCarthy e Ronald Carter;Posso indicar muitos livros sobre aquisição e ensino da gramática e vocabulário, aquisição de segunda língua, inglês falado, etc.No que se refere a autores os de leitura recomendada fora da Abordagem Lexical mas que servem de base para entender o processo de aquisição lexical e linguística como um todo são:Rod Ellis, Michael Halliday, Luke Prodomou, David Nunan, David Crystal, Jack Richards & Theodore Rogers, entre outros que te levarão a outros.Espero ter ajudado!

  5. Olá Denilso,gostei muito dessas dicas e me identifiquei muito com a oitava. Por incrivel que pareça, meu celular e aparelhos estão em inglês sim, de propósito, escrevo recados em inglês… enfim, as vezes gosto até mesmo de coisas em inglês do que portugues, só pra aprender melhor.Parabéns pelo seu blog!

  6. olá boa noite. Eu estou na Austrália fazendo um intercâmbio, mas eu vim sem inglês nenhum, e estou tendo difiduldade no reading. não estou conseguindo fazer direito a dolocação do at, on, to, from, The. eu estou no nivel básico e estou aqui a 3 semanas. gostaria de alguma indicação de site ou uma brave explicação.. gratoricardo

  7. Eu adorooooooo esse blog , leio todos os posts, como vim pra Los angeles falando 5% de inglês, então ele me ensina coisas todos os dias …Adorei a dica do I got it! lolDistribui papéis sulfite com expressões pelo meu quarto todo ….De, quando vc puder faz um post com expressões como em cima, embaixo , do lado ….Brigadão!!!!!Bj, K

  8. Esse blog me surpreende cada dia mais!!!Antes de ler esse texto, um dia antes, eu estive pensando como eu poderia saber se eu estava no caminho certo. Acho que queria ser avaliada pela minha motivação! Parece estranho né? Mas na verdade eu queria saber se o que tenho planejado, sentido e executado em meus estudos estão no caminho certo. Enfim…depois que li essas 10 dicas tenho certeza: Estou aprovada! Essa foi sem dúvida a avaliação externa que eu precisa.Obrigada Denilso! Você é fundamental nos meus estudos.

  9. eu identifico-me com estas dicas e o que esta escrito é pura verdade………fazem um esforço é tão bom aprender inglês:):):)

  10. OiiiGostei das dicas, para aprender inglês.Sei o básico em inglês.Era a matéria que eu mais odiava… Depois que passei a entender melhor, fazer curso, amei.Suas dicas estão me ajudando mto.Obrigada e Parabéns pelo Sucesso!!!

  11. Congratulations my friend, very very ótimas suas dicas. Ainda sou estudante since my nine years old, ainda não desisti….. um dia falarei fluente…….

  12. Professor, essas 10 dicas confirmou o que eu já fazia. Me deu ainda mais ânimo de contiuar nesse caminho. MUITO MUITO MUITO OBRIGADO! O senhor é um professor simplesmente MARAVILHOSO!

  13. Perfeito…amei todas as dicas…isso nos incentiva mais à aprender…Thank you prof!take care =)

  14. hello william really enjoyed their tips From today I think I will lose the fear of speaking Engles. Thank you and good luck

  15. Parabéms ou congratulationsSeu blog é show meu inglês vai melhorar daqui pra frentethanks a lot!!!

  16. Boa Tarde Denilso!Gostaria de saber qual a diferença entre o inglês que aprendo na escola e o tal do inglês técnico, digo isso porque trabalho em uma empresa que também usa o inglês técnico, todavia quando ouço parece que é outra língua menos o inglês que estou aprendendo, sabe me dizer porque essa diferença? ou é dificuldade em ouvir?Obrigado.

  17. André,O inglês que você aprende em uma escola é o inglês de uso geral. Ou seja, inglês do dia a dia e usado pelas pessoas em situações corriqueiras.Já o inglês técnico é o inglês voltado para alguma área profissional específica. Tecnicamente falando, o inglês técnico é também conhecido como ESP (English for Specific Purposes): engenharia, eletrônica, medicina e enfermagem, moda, telecomunicações, etc. Trata-se do inglês usado para fins profissionais e, portanto, não é ensinado nas escolas.Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

  18. Gostei muito das dicas. Sei que irá me ajudar bastante, ter isso em mente !! vllw

  19. Olá Denilson, adorei as dicas!Gostaria de saber, o que você acha da ajuda na aprendizagem do inglês com músicas? Isso é verdade? Ajuda mesmo a aprender ou não?E também qual é melhor aprender por primeiro, o inglês britânico ou o inglês americano?Obrigada!

  20. Olá Denilson, tudo ótimo!Muito obrigada pela resposta!Adorei o blog!Encontrei bastante coisas mesmo, está me ajundando muito, obrigada!

  21. Caramba, que ingenuidade, isso é querer detestar inglês, wake up Brazil!!! Don´t do that, change your minds please! Vocês aí dos comentários precisam de uma esperança, inglês é lindo, prático… acho que isso aqui é para venda de livros…ta entendido.

      1. Que ridículo esse comentário. Denilso, you’re spot on about this. That’s exactly how I’ve learned. I went to college in the US and worked there for a few years after, but before that I had never taken more than 2 years worth of English classes. What made all the difference for me was the fact that I surrounded myself with the language, taking every opportunity to practice. And that’s before Youtube. (Today it’s so much easier to learn than it was 10 years ago!) I’m a private teacher now and I really appreciate your tips as I pass them along to encourage my students. Thanks for sharing! 🙂

  22. Denilso, you’re spot on about this. That’s exactly how I’ve learned. I went to college in the US and worked there for a few years after, but before that I had never taken more than 2 years worth of English classes. What made all the difference for me was the fact that I surrounded myself with the language, taking every opportunity to practice. And that’s before Youtube. (Today it’s so much easier to learn than it was 10 years ago!) I’m a private teacher now and I really appreciate your tips as I pass them along to encourage my students. Thanks for sharing! 🙂

Botão Voltar ao topo