Dicas Para Aprender Inglês

Os 4 Estágios do Aprendizado :: quais são e por que saber sobre eles?

Antes de você seguir lendo este artigo, saiba que o objetivo aqui não é falar sobre os níveis de inglês (básico, intermediário e avançado). Os 4 estágios do aprendizado que você vai ler aqui referem-se ao aprendizado de qualquer coisa.

Claro que entender os 4 estágios do aprendizado ajudará você a compreender melhor como se dá o desenvolvimento da sua fluência em inglês. Isso, desde que você se organize para aprender, se dedique com afinco, mantenha o interesse, o foco e a motivação.

Portanto, vamos direto ao assunto.

Os 4 Estágios do Aprendizado

Muita gente ao escrever sobre esse assunto atribui sua origem ao psicólogo americano Abraham Maslow. No entanto, essa teoria não é mencionada nos trabalhos dele.

Na verdade, a teoria sobre os 4 estágios do aprendizado começou a surgir em 1969 com Martin M. Broadwell que a chamava “os quatro níveis de ensino“. Com o passar dos anos, outros foram reformulando a teoria até ela chegar ao que temos hoje.

Assim, de acordo com os especialistas, quando uma pessoa decide aprender algo e se dedica ao processo de aprender, ela passa por 4 estágios distintos:

  1. incompetência insconsciente
  2. incompetência consciente
  3. competência consciente
  4. competência insconsciente

A seguir, faço um resumo de cada uma para que você entenda melhor cada um desses estágios.

Incompetência Insconsciente

Este primeiro estágio está ligado ao fato da pessoa não saber nada sobre o assunto que deseja aprender. É o tal do “não sei, não conheço, nunca ouvi falar, não faço ideia do que seja e nem como é”.

Em se tratando de aprender inglês, é praticamente impossível que alguém esteja nesse estágio. Pois, como se sabe, a maioria das pessoas hoje está ciente que inglês existe e é importante para a carreira acadêmica e profissional. Além disso, a grande maioria da pessoas também conhece uma coisa ou outra em relação à língua inglesa.

Incompetência Consciente

O segundo estágio ocorre quando a pessoa toma conhecimento da existência de algo e deseja aprender a respeito.

Quem já decidiu aprender inglês está nesse estágio. Afinal, a pessoa tem consciência sobre a importância da língua. No entanto, a pessoa ainda não sabe o que fazer para adquirir as habilidades para se virar muito bem com a língua.

As perguntas que a maioria dos estudantes de inglês faz nesse estágio são:

Perguntas como essas mostram que a pessoa está no estágio da incompetência consciente: ela saber o que quer, mas não sabe como conseguir. É o estágio da barata tonta: Para que lado vou? O que faço? Como faço? O que estudo? Como estudo? Como me organizo?

Competência Consciente

Aqui podemos dizer que é aquele momento que a pessoa age de forma mecânica. É o estágio no qual ela pensa nos passos a serem dados para atingir algo.

No caso do inglês, esse estágio se percebe quando o estudante aprende uma regra gramatical: o acréscimo de “-s”, “-ies”, “-es” na terceira pessoa do singular no Present Simple, por exemplo.

O estudante aprende as regras e ao conversar com alguém procura colocá-las em prática pensando na regras. Ao perceber que falou algo errado, ele volta atrás e corrige o que disse.

Nesse estágio a fala costuma ser bem mecânica e lenta. O estudante pensa na pronúncia de cada palavra, nas palavras que vai usar, na gramática que organiza tudo e em tudo mais que der para pensar.

É nesse estágio que muita gente costuma desistir dos estudos de inglês por achar difícil demais. É aqui que nasce o trauma à língua ou achar que é burro e não tem capacidade para aprender inglês.

Esse é o momento no qual o estudante de inglês se vê em um limbo

Competência Inconsciente

Por fim, temos o estágio da competência inconsciente. Esse é o momento no qual tudo entra no modo automático. A pessoa não pensa mais nos processos/regras.

Em relação ao inglês é o momento no qual a pessoa fala com naturalidade. Não pensa nas regras, palavras, etc. Tudo flui fantasticamente bem. É o estágio no qual todos querem chegar. É o paraíso!

O Limbo entre o 3º e o 4º Estágio

Não sei você, mas no geral, a grande maioria dos estudantes de inglês está preso entre o segundo e o terceiro estágio.

No ensino de inglês, essa zona é conhecida como platô intermediário (intermediate plateau). A pessoa sabe um monte de coisas (regras, palavras, fatos da língua, etc.), mas não consegue se comunicar com naturalidade. Muitos acham que jamais conseguirão sair dessa fase e até se sentem frustradas.

Para passar ao estágio final (transpor o tal platô intermediário) é essencial envolver-se com a língua e praticar o máximo que puder. Dedicar tempo (15 ou 30 minutos por dia) para ler um texto em voz alta, ouvir algo em inglês, decorar ou criar um diálogo, aprender a se expressar em diferentes situações e coisas assim. Ajuda também ver a língua como um processo e não como uma coisa. Qual a diferença?

Ao ver a língua como uma coisa – um objeto – você tenta entender os porquês disso e daquilo. Você também estuda tudo de modo mecânico e sistemático. Por outro lado, ao ver a língua como um processo, você passa a perceber como as coisas são realmente ditas nos mais variados contextos e situações. Você deixa a análise de lado. Entender a língua como um processo ajuda o cérebro a adquirir naturalmente o modo como as ideias são expressas em qualquer situação. A aquisição da língua é menos dolorosa, menos demorada e muito mais eficiente.

Conclusão

Entender os 4 estágios do aprendizado e desenvolver estratégias para ir além deles é o que faz a diferença entre você atingir a fluência ou desistir no meio do caminho.

Não é nada fácil! Mas, também não é impossível!

Portanto, avalie-se sempre para saber em que estágio você está. Afinal, como já falamos, a auto-avaliação é a melhor maneira de descobrir se você está progredindo ou não.

E então!? Agora que você sabe sobre os 4 estágios do aprendizado, em qual deles você está? Como você está se saindo no seus estudos rumo à fluência? Está sendo um bom estudante? Pense a respeito!

Take care and keep learning!

Etiquetas
aprender inglês dicas para aprender inglês
Botão Voltar ao topo
Fechar