Gramática da Língua Inglesa

Gramática: Ordem dos Adjetivos

Em se tratando de gramática básica do inglês este blog já viu de quase tudo. Já foi falado aqui sobre Personal Pronouns [pronomes pessoais], present perfect, present perfect II, comparativo de igualdade, present perfect continuous, o uso de as e like, modal verbs [verbos modais], uso de some e any, plural of nouns [plural dos substantivos] e muito mais.

Porém, dando uma olhada no blog percebi que nunca falei nada sobre os adjetivos na língua inglesa. Nunca mencionei nada sobre como usá-los e coisas assim. Então pensei: “por que não começar a semana falando sobre eles?“.Uma dica bem básica sobre os adjetivos é que em inglês eles são na grande maioria das vezes usados antes dos substantivos. Isto significa que para dizer “casa bonita” em inglês o certo é dizer “beautiful house” e não “house beautiful“. Ou seja, traduzindo ao pé da letra é como se eles falassem de modo inverso da gente: “bonita casa“.

Isto vale sempre que tiver um adjetivo e um substantivo sendo usados juntos. Exemplos:

  • menina bonita – beautiful girl
  • bom trabalho – good job
  • cidade grande – big city
  • cidade pequena – small town
  • dia quente – hot day
  • manhã fria – cold morning
  • rapaz bonito – handsome boy

Não tem segredo nisto! Basta inverter e pronto! Porém, uma pergunta que muita gente sempre faz é a seguinte: “quando eu quero usar dois ou mais adjetivos, qual é a ordem que devo seguir?“. A minha resposta é sempre a mesma de um gramático muito respeitado no círculo de ensino da língua inglesa. Ele diz: “Unfortunately, the rules for adjective order are very complicated, and different grammars disagree about the details (infelizmente, as regras para a ordem dos adjetivos são muito complicadas, e diferentes autores de gramáticas discordam com relação aos detalhes).

Mas é sempre possível achar pontos nos quais eles concordam. Por exemplo, se você tiver que falar da cor, da origem, do material que é feito e para que se destina o substantivo a ordem será: cor – origem – material – propósito:

  • a red Italian leather dress – um vestido italiano vermelho e feito de couro
  • a Brazilian glass flower vase – um vaso de flores, feito de vidro, originário do Brasil
  • a black German beer mug – um caneco preto para cervejas feito na Alemanha

Se eu fosse você, não me preocuparia muito em decorar estas regras não. Afinal, no dia a dia da língua inglesa vai ser praticamente raro você ouvir alguém falando algo de forma tão complexa. Portanto, fique apenas com o básico mesmo e com o tempo você vai perceber que saber esta tal ordem dos adjetivos em inglês naõ vai fazer a menor diferença na sua vida.

That’s it! I wish you a nice week! Take care!

9 Comentários

  1. Obrigada pela dica sobre a ordem, estava procurando isso e não encontrava! Valeu mesmo!

  2. MUITO BOA DICA… ME AJUDOU MUITO EM UM TRABALHO ESCOLAR!!!!! VALEU!!!!!

  3. tem uma palavra que eu aprendi e sempre passo pros alunos que dá conta da maioria dos casos: OSSACOM (+noun) – opinion, size, shape, age, color, origin, material. Sendo size e shape intercambiáveis. Vamos ver nos teus exemplos se funciona:a red (color) Italian (origin) leather (material) dress (noun)a Brazilian (origin) glass (material) flower vase (noun)a black (color) German (origin) beer mug (noun)=)

  4. muito interessante essa sua dica, mais eu gostaria de dicas trabalhos pra eu trabalhar com as tumas da EJA

  5. Como dever de casa do curso fiz ontem uma lista com 21 frases para aprender a ordem dos adjetivos e qual minha surpresa, a gramática ensinava diferente do que você postou aqui, mas como você sempre diz, eu não me preocupo com isso, sei que ao longo do tempo vou aprendendo e concordo que essa ordem não fará diferença para meu aprendizado. Mas valeu a dica, sempre muito bom da uma passadinha por aqui!

Botão Voltar ao topo
Fechar