Gonna, Gotta, Wanna, Dunno, Coz…

Estas palavras aí do título são clássicas. Vira e mexe, nós a ouvimos em um filme, seriado, música, etc. Uma aluna pergunta daqui, um aluno dali e mesmo assim tais palavras continuam sendo dúvidas constantes.

A resposta curiosamente é sempre a mesma: “estas palavras são abreviações muito informais de ‘going to’, ‘have got to‘, ‘want to’, ‘don’t know’ e ‘because’. Jamais usem elas! São expressões usadas apenas por pessoas de baixo nível, pessoas de favelas…” Eu já ouvi de tudo um pouco!A única coisa que ainda não ouvi foi o seguinte:

gonna, gotta, wanna, dunno e coz são palavras usadas freqüentemente no inglês do dia-a-dia – o inglês informal. Lembre-se que você, como aluno de língua inglesa, não precisa usar estas palavras. Por serem bastante informais podem soar um pouco estranho saindo de você. Mas… Dependendo do grau de ‘intimidade’ (= amizade) que você tem com a outra pessoa pode usá-las sem problemas. Isto, porém, você vai se acostumando com o tempo… é um processo natural… não precisa se preocupar em usá-las como se fosse uma obrigação… como eu disse, aos poucos você vai se acostumando com elas“.

Creio que explicado desta maneira a coisa não sai como se tais palavras fossem piores do que palavrões. Os professores devem explicar aos alunos o uso destas palavras e não ignorá-las. Afinal, fazem parte do dia a dia da língua inglesa!

Que tal dar algumas aulas baseadas nestas palavras? Por que não preparar atividades que explorem o uso destas palavras? Do que adianta fazer das tripas coração para explicar a diferença entre o ‘will‘ e o ‘going to quando os alunos vão se deparar com ‘gonna‘ a maior parte do tempo?

O inglês informal deve ser ensinado normalmente. Mas, o aluno precisa ser lembrado que trata-se de um tipo informal da língua. Ou seja, não pode ser usado em reuniões de negócios, conversas em tribunal, etc. Este é um tipo de uso da língua que deverá ser restrito apenas entre os amigos, colegas de trabalho e faculdade, familiares… Enfim, pessoas com as quais temos mais afinidade e intimidade.

Well, that’s it! See you tomorrow! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários