O que significa bae?

Se você ainda não sabe o que significa bae, anote aí que se trata de uma gíria em inglês para se referir a boyfriendgirlfriendBae é um termo relativamente novo – e odiado por muitos  – cujo significado é namorado, namorada ou qualquer pessoa pela qual você tenha um certo interesse amoroso.

Abaixo você encontra alguns exemplos nos quais bae aparece:

  • She’s my bae. I don’t know what I would do without her. (Ela é minha namorada. Não sei o que faria sem ela.)
  • I told him I gotta a bae. So, I couldn’t go out with him. (Eu disse a ele que tenho namorado. Por isso, não podia sair com ele.)
  • I miss my bae very much. (Estou com muita saudade da minha namorada.)
  • Hey, where’s your bae? (Ei, cadê seu namorado?)
  • His bae is joining us tonight. (A namorada dele vai estar com a gente hoje à noite.)

» Leia também: Gírias do Inglês Britânico e Gírias do Inglês Americano

Bae como um term of endearment

Bae SignificadoAlém de ser usada da maneira acima, bae é também usada como um term of endearment. Não sabe o que é isso!? Então, leia a dica Terms of Endearment: o que é isso. Quando for assim, podemos ouvi-la da seguinte maneira:

  • I love you, bae. (Amo você, amorzinho.)
  • Hey, bae! Is everything ok? (Ei, coração! Está tudo bem?)
  • Come on, bae! You know that’s not what I meant. (Qualé, meu bem! Você sabe que não foi bem isso o que eu quis dizer.)

Origem de Bae

Caso você esteja se perguntando de onde veio o termo bae, saiba que o mais provável – e certo – é que seja uma abreviação da palavra babe ou baby. Outros insistem em dizer que é apenas um acrônimo para Before Anyone Else, algo como “antes de qualquer outra pessoa”; ou seja, alguém em que você pensa antes de qualquer outra pessoa.

» Leia também: No Pain No Gain: significado e pronúncia

Mesmo com sua popularidade em alta – e a música “Come get it bae!”, de Pharrel Williams com Miley Cyrus colaborou muito para isso–, vale dizer que bae é um termo odiado por muita gente. Tanto é assim que a turma do contra afirma que a origem de bae está na palavra dinamarquesa  cujo significado é cocô, fezes, merda. Um outro exemplo de como muita gente odeia esse termo está na definição abaixo encontrada em vários sites:

The most fucking annoying way to say girlfriend, boyfriend, crush, or any other sort of significant other. Commonly used by ghetto folks, swagfags, and annoying fucktards.

Tem até mesmo artigos em inglês pedindo para as pessoas pararem de usar essa palavra: Please can everyone stop saying “bae”?

Adorada ou odiada o fato é que a popularidade de bae tem sido tanta que ela já está no radar do Oxford Dictionary desde janeiro do ano passado. Isso significa que conforme seu uso for se ampliando e se firmando, bae em breve poderá ganhar um espaço nos dicionários. O jeito é esperar.

Por fim e apenas por curiosidade saiba que bae tem aparecido também em alguns contextos com o sentido de excelente, ótimo, muito bom, maravilhoso, fantástico, maneiro, etc. Um exemplo disso está nas frases “this sandwich is bae” (esse sanduíche está/é maravilhoso) e “What a bae boat!” (Que barco fantástico!)

Agora que você já sabe o que significa bae, que tal continuar aprendendo mais sobre o assunto assistindo ao vídeo abaixo e lendo os links recomendados? Até a próxima!

» This is What ‘Bae’ Means
» Where Did “Bae” Come From?

Etiquetas

16 Comentários

    1. Thanks, Bruna! Esta é uma daquelas dicas que mostram como certas palavrinhas mudam de geração após geração. Embora, possa ser odiada por muitos, ela certamente no futuro encontrará espaço nos dicionários. Ou, caso contrário, será um modismo – algo passageiro – que logo será esquecido. Claro que no momento, esse modismos possa estar se firmando e não será esquecido tão cedo. 🙂

      1. Realmente está cada vez mais sendo utilizado esse termo, principalmente em redes sociais. O artigo deixou tudo muito claro.

        Em relação ao significado já esperava algo do tipo, tinha algumas dúvidas de como a palavra é utilizada, agora ficou bem claro!

        Agora só uma dúvida: as vezes percebo que soa algo como “minha preferida” no sentido de algo momentâneo, no sentido de torcer, de haver apoio.

        Por exemplo, “Ela é querida da maioria” As vezes percebo que está sendo utilizado o termo bae, para algo que todos estão apoiando no momento. Estou certo ou não? Haha

          1. Sempre é bom aperfeiçoar o inglês né? Eu adoro esse site pelas expressões fresquinhas.

            (o professor ai me deu um vácuo bonito kkkkkkkkkkk)

        1. Paige,

          Eu ainda não vi nada com o uso da forma como você cita. Mas, por se tratar de uma gíria, então é bem provável que algumas pessoas – em alguns grupos – a utilizam assim. Enfim, vamos aguardar e vem como a palavra se comporta no futuro.

          Por fim, desculpe-me pelo vácuo! Nos últimos 10 dias tenho andado super atarefado com algumas atividades novas por aqui: viagens, livros, palestras, CANAL NO YOUTUBE, reuniões… Acho que você entendeu! Anyway, sorry for that! 🙂

          1. HAHA não tem problema! Agradeço muito pela resposta, estou sempre ligado no site!

    1. Yeah, Ygor! Actually, that’s exactly what I wrote in the text above. I guess you’ve read the text, haven’t you? 😉

      1. In fact I haven’t read all text above, that’s it bro, my bad.. and u have a good site there ! God bless u

        1. You’re welcome, Ygor! And be sure that any help is always welcome! It’ll be a pleasure to keep having your words here! 🙂

  1. i heard something about that bae can mean “before anyone else”, is that true?

    1. Yep! I’ve hear that too but it’s fake etymology – that is, people say that as way to show they know more than others. According to lexicographers, “bae” is just short for “babe” (the syllable “ba” is pronounced like “bay”, which is the same pronunciation as “bae”). This “before anyone else” is just something people say! 🙂

Botão Voltar ao topo