Quando usar HOW MUCH ou HOW MANY?

Uso de HOW MUCH ou HOW MANY

Entender quando usar how much ou how many tem tudo a ver sobre saber usar much e many em inglês. Portanto, recomendo que você aprenda também o uso de very, much, many, a lot of e lots of. Nessa dica aí, eu digo que ao invés de se preocupar em saber o que são substantivos contáveis [countable] ou incontáveis [uncountable], o melhor é que você se preocupe em aprender o significado de cada palavra e com que palavras elas costumam ser usada.

Much e Many

How much ou How many?Em resumo a dica é a seguinte: a palavra much significa muito e many significa muitos [veja o ‘s’ no final]. Logo se eu tenho de dizer:

[list type=”arrow2″]

  • muito café, muitos livros, muito açúcar, muito arroz, muitos amigos, muitas canetas

[/list]

Em inglês, teremos de usar a lógica do significado de cada palavra – muito ou muitos – e assim fazer a combinação correta. Veja,

[list type=”arrow2″]

  • much coffee, many boos, much sugar, much rice, many friends, many pens

[/list]

Note que em português [sua língua] não dizemos ‘eu não comi muitos arrozes‘. Isto é, ‘muitos arrozes‘ não existe para nós. Portanto, em inglês não diremos ‘many rice‘, dizemos ‘much rice‘. Basta comparar com o português que você compreenderá isto.

Se quiser aprender mais assista a um vídeo no qual o autor Denilso de Lima e a prof. Elen Fernandes falam sobre isso. » Quando Usar Many ou Much?

How Much e How Many

Pois bem! O que dizer de ‘how much‘ e ‘how many‘?

A lógica praticamente é a mesma! A diferença é que agora estamos lidando com duas expressões interrogativas. Assim, ‘how much’ significa ‘quanto‘ e ‘how many‘ significa ‘quantos‘. Agora veja as duas sentenças abaixo:

[list type=”arrow2″]

  • Quantos livros você comprou?
  • Quanto café você deveria beber?

[/list]

Na sentença com ‘quantos‘ devemos usar ‘how many‘; já na sentença com ‘quanto‘ devemos usar ‘how much‘. Assim,

[list type=”arrow2″]

  • How many books did you buy?
  • How much coffee shoud you drink?

[/list]

Percebe como o significado de cada um ajuda você a compreender quando usar um ou outro. Se você pensar desta forma, tenho certeza que muitos dos seus problemas com ‘countable nouns’ e ‘uncountable noun‘ serão resolvidos. Claro que em inglês poderá haver exceções [assim como em português], mas elas são poucas e você certamente as aprenderá com o tempo.

Aprenda mais lendo as dicas dos links abaixo:

» Gramática: Countable and Uncountable Nouns
» Quando usar Few, A Few, Little, A Little

That’s all for today, boys and girls! Take care! :)

  • Rebeca

    Conheci o seu blog na semana passada e simplesmente amei! Estou entrando todos os dias.Comprei o livro sobre collocations e agora vou adquirir também os e-books. Parabéns pelo trabalho!Kind Regards,Rebeca Simões

  • Seabra

    Muito esclarecedor. Nossa se tivesse aprendido desta forma, acho que eu não faria tanta confusão com relação a isso. Abs Denilso

  • VINICIUSSAOLI

    Denilso, como você é bom no que você faz man.Conheci o blog há alguns meses e venho acompanhando e aprendendo muito. Indiquei a alguns amigos. Parabéns.P.s comprei seus dois livros no submarino,existe um e-book como promoção pra compra dos livros do submarino? Acho que li isso alguma vez, estou correto?Se puder me responda. Meu nome é Vinicius. Obrigado. Até mais.

  • http://www.blogger.com/profile/13795307644357374051 Lallytta

    Nossa, me acendeu uma luz agora, valeu mesmo :Deu tava, como vc disse, preocupada em entender o contavel e nao-contavel, pq e assim que meu livro de ingles explica.

  • Anonymous

    Denilson,Parabéns pelo blog, sempre que tenho dúvidas consulto seu blog e é muito bom contar com pessoas bacanas que compartilham conhecimento.Marcelo

  • Cleusa Silva

    Obrigado pela esclarecimento. Essas expressões foram explicadas em aulas separadas e não conseguia fazer a distinção. Agora a última prova do módulo vai ser mais fácil.

  • Anonymous

    Olá. Meu nome é Lucas !.Infelizmente eu entrei em recuperação na minha escola e foi justamente no inglês. Creio que seus posts vão me tirar do fundo poço.kkkkkkXD. Tomara que eu tire um notão, pois sempre que posso estou dando uma olhada no seu blog!Bom trabalho Deninson!

  • Anonymous

    ADOREI…. PROVA DE INGLES AMANHA… NOSSA TIREI 10!!! D+ ESTE BLOG… DA 10 A 0 DA MINHA PROF DE INGLES (CHATAAAA) Ñ ENTENDO NDA O Q ELA DIZ!!!

  • Anonymous

    valeu pela a aula pratica e fácil.pra estudar pra prova é aqui.

  • bruno guilrerme

    fis mel trabalho aqui de ingles …valel

  • ♥♥&hea

    me ajudou muito pra estudar para prova, a professora explicou de um jeito tão complicado.

  • http://www.facebook.com/markinhos.diogo Markinhos Diogo

    valeu pelas dicas,parabéns.

  • Dagobezrto A. Costa

    Prezado Mestre
    Simples,fácil e bom de memorizar sem esse tal de Countable/Uncountable que torna o aprendizado mais complicado,sssem necessidade.Comprei a gramática e estou fazendo um grande progresso.As sscoisas estão começando a ter sentido.
    Meus parabéns.

  • Bruna

    eu estudei muita gramática! preciso de mais speaking e listening =/
    mas venho aqui para revisar algumas coisas e tirar dúvidas de outras…
    sendo assim, obrigada pelas dicas!

    obs.: no exemplo "How much coffee shoud you drink?' estaria faltando um 'l' em SHOULD?

    • http://www.inglesnapontadalingua.com.br Denilso de Lima

      Thanks for the help, Bruna! 😉

  • Danielle

    Nossa, muito boa dica!!
    Seu blog arrasa….faço curso e sempre q chego, venho aqui para continuar estudando…
    Parabéns e obrigada!!!