O que significa GET: o famoso verbo coisar da língua inglesa

Professor, o que significa get?

Pode não parecer, mas a pergunta acima é uma das piores coisas que pode acontecer a um professor ou professora em sala de aula. Afinal, quando uma aluna pergunta o significado de get, muitos professores logo sua frio.

Isso acontece pois não temos como dizer com facilidade o que significa get.

Geralmente, a saída rápida é diga que o get tem vários significados e sua interpretação vai depender das palavras que estiverem por perto dele.

Mas, ao dizer isso, é bem provável que a dúvida persista.

Em 1999, em me vi em uma saia justa em sala de aula por conta de um aluno que queria saber o que significa get. Diante da situação, eu consegui encontrar uma saída bem melhor.

Siga lendo para entender como aprender o verbo get em inglês é um tanto complicado.

Um Verbo com Vários Significados

Quando meu aluno perguntou o significado de get, ele disse que não queria uma resposta genérica. Eu, claro, fiquei surpreso. Afinal, a resposta era sempre aquela de que get tem vários significados e depende da palavra que estiver perto dele no momento.

Naquele momento, pressionado, eu pensei rápido e perguntei o seguinte ao meu aluno: qual é o significado de TOMAR em português?“. Ele respondeu que essa era fácil, afinal TOMAR significa BEBER.

Diante da resposta dele, eu segui dizendo, “Verdade! Afinal, a gente fala tomar água, tomar café, tomar cerveja, tomar vinho, tomar água… TOMAR é BEBER“.

Ele sorriu como se minha tentativa de escapar do get não tivesse dado muito certo.

Mas, eu continuei, “Agora me diga se TOMAR significa BEBER nessas combinações: tomar vergonha na cara, tomar um rumo na vida, tomar um golpe, tomar uma porrada, tomar uma bolada, tomar banho, tomar um ônibus, tomar vergonha na cara, tomar algo de alguém, tomar sentido ignorado, tomar um calote, tomar uma decisão, tomar uma atitude, tomar um tapa na cara…“.

Meus alunos todos ficaram surpresos. Pois, até aquele momento, eles não tinha percebido que nós também temos um verbo que não tem um significado exato. Nós só entendemos o significado de TOMAR dependendo da palavra que estiver junto dele no momento. Não podemos esquecer dos palavrões: vá tomar no c*, vá tomar na b*nda…

Logo, o mesmo acontece com o verbo get. Nós vamos saber o que significa get quando analisarmos as palavras perto dele.

O Que Significa Get

É por causa desse vários significados de get que uma amiga minha falou certa vez que o ele é o famoso verbo ‘coisar’.

Ou seja, se você esqueceu a palavra para determinada ação pode usar o ‘get’ que os gringos vão acabar entendendo. Assim, se você diz “eu coisei o carro ontem“, todo mundo vai saber do que se trata pois você deve ter comentado anteriormente o que o carro tinha ou não, sei lá.

Claro, que minha amiga falou isto brincando. Devemos mesmo é aprender as várias expressões e combinações (collocations) nas quais o tal verbo coisar da língua inglesa aparece. Para isto, veja abaixo uma pequena lista nas quais o ‘get’ (got, gotten) se faz presente:

Collocations com GET

  • get a letter receber uma carta
  • get an email um e-mail
  • get over recuperar-se de uma doença
  • get there/home/to work chegar lá/em casa/ao trabalho
  • get by se virar, se arranjar
  • get down to business colocar as mãos à obra
  • get on (well) with sb dar-se bem com alguém
  • get in touch with entrar em contato com
  • get a car/a new house/etc compras um carro/uma casa nova/etc
  • get my hair cut cortar meu cabelo
  • get my car washed levar o carro para lavar
  • get together juntar-se, reunir-se
  • get fed up with sth/sb ficar de saco cheio com algo/alguém
  • get tired ficar cansado
  • get hungry ficar com fome
  • get angry ficar com raiva
  • get married (to) casar-se (com)
  • get up levantar-se (sair da cama ao acordar)
  • get off to a bad start começar mau
  • get to know sb conhecer alguém (bater um papinho para se conhecerem melhor)
  • get my own back descontar, ir à desforra, vingar-se
  • get my breath back recuperar o fôlego
  • get in the way estorvar, atrapalhar, ficar no caminho
  • get on my nerves me dá nos nervos, me faz fica p da vida, zangado

Enfim, os exemplos são vários! Intermináveis, praticamente. O jeito é deixar a coisa acontecer e ir aprendendo conforme o ‘get’ for realmente aparecendo.

» Leia também: Phrasal Verbs com GET | 10 Expressões com GET

Conclusão

Para você entender o que significa get em determinado contexto, veja a floresta toda não só a árvore. Ou seja, ao se deparar com o ‘get’ em um texto não entre em desespero. Basta observar calmamente as palavras que estão antes depois dele e assim aprender o conjunto todo.

Se mesmo assim estiver difícil, recorra ao seu professor com a expressão inteira e não apenas com o ‘get’. Isto significa que você deve perguntar assim: “teacher, o que significa a expressão ‘he got away with it’?” Seu professor, com certeza, dirá “ele saiu impune” (de alguma encrenca ou problema no qual estava metido). Got it? (Entendeu?) I hope so! (Espero que sim!)

Por fim, saiba que GET não é a palavra com o maior número de significados em inglês. Tem ainda duas palavras na frente. PAra saber quais são, leia a dica A Palavra Mais Complicada do Inglês.

———————————————————–

Se você tem o hábito de ter um caderno de vocabulário, reserve algumas páginas apenas para anotar os usos do ‘get’ conforme for encontrando-o pelo caminho. Nada de anotar de qualquer jeito e confiar na memória! Você não aprenderá muita coisa se não se organizar para aprender.

No livro Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário você encontrará várias dicas como estas sobre como organizar o seu material e como continuar motivado para aprender inglês. Sem contar que a idéia que você tem de vocabulário mudará completamente, acredite.

———————————————————–

Etiquetas

30 Comentários

  1. Entender o sentido do get dentro de um contexto até dá… acho que o mais difícil é saber usá-lo corretamente… =[

  2. Realemente eh interminavel os phrasal verbs com o verbo get, quando voceh pega o dicionario e procura GET encontra varios significados que eu fico ateh nervoso! Mas como o Denilson comentou, analisar as palavras que foram usadas junto ao GET lhe darah uma certa luz, pelo menos pra mim sempre funfa, nem sempre…Faltou o mega usado GET OUT, ou seja: DAH LICENÇA! uhuahahau 😛

  3. Cara, tenho aprendido muito com esse teu trabalho show de bola.Parabéns!Mas me atrevo a te corrigir:get off to a bad start vc quis dizer 'começar mal' mas traduziu como 'começar mau'.That's it!Uiles.

  4. Well landies and gentlemen…"getting used to" so many terms and expressions with "get" seems (at least at first glance) to be kind of complicated…but no worries…the more you practice the more familiar with them you "get".Cheers

  5. crap, shit guys, english is very interisting, but is as confused as interestingi'm attendig english classes and i won't stop no fucking away!or best NEVER.

  6. Vou reservar algumas páginas só para o "get".ADORO o seu Blog 🙂

  7. Gostei muito dessa matéria. Esse caderno é realmente muito bom! Eu nem tenho o livro ainda e já está me ajudando bastante, imagine quando eu adquirir o livro! Muito obrigado professor!

  8. Fantástico!Tentei vários sites pelo google e este surpreendeu-me pela facilidade em ensinar..Parabéns.

  9. Muito obrigado!Eu estava boiando no assunto e seus exemplos e explicações me ajudaram muito!

  10. Adorei o blog! Já estou aprendendo muito lendo cada informação nova que você coloca, e desde já quero agradecer e incomodar um pouquinhooooo! Se você puder e tiver um tempinho, você poderia colocar um post com exemplos pra cada get?Mas frases mesmo, não a tradução assim… Enfim, porque eu acho mais fácil, aprender quando associo. Enfim, obrigada mais uma vez, Abraços 😀

  11. Alguém sabe o que significa as palavras GET ON?É um título de um livro e não faço a menor idéia do que poderia ser. Se houvesse outra palavra à seguir seria bem mais fácil mas isso não acontece.

  12. hehe lendo isso lembrei que quando pequeno nao entendia o significado de tomar no c*! eu pensava, oras c* não é copo.

  13. Amei esta explicação do get ("coisar"… hahaha…). Amei o Blog TODO!Parabéns!Ensino com bom humor a gente grava na cuca mais rápido!

  14. Anônimo disse…qual esta certa?you got the book?oudid you get the book??Os dois estão certos, mas a primeira sentença está no modo informal, logo, é melhor utilizar a segunda né, principalmente se for para escrever…

  15. É informal usar o get no lugar de alguns verbos como por exemploe: I got home ou I arrived home ???

  16. Favoritei a página. O jeito mesmo é ler muito “get” e ouvir muito “get”, em vários contexto, e depois inventar uma história onde você pode usar várias formas o “get”. Mas acho que um estudante iniciante como eu não deveria me preocupar com isso agora.

  17. esse get é mesmo de lascar, assim como o have e o take, se não fossem as dicas do Denilso!!!!!! Ainda bem que temos sua ajuda….

  18. get porced porciar-se???? É essa mesma a palavra? Não achei nem no Cambrigde nem no Michaelis.

    1. Angela,

      Sinceramente nem eu sei o que era aquilo. Muito estranho aquilo ter aparecido no texto! Obrigado por observar! Já retirei o monstrinho do lista!

      🙂

  19. Ótimo artigo, e realmente, não adianta ficar quebrando a cabeça só com o get, é melhor ir verificando seu significado quando ele aparecer.

    1. É uma espécie de pejorização a respeito de alguém. Não é uma coisa bonita de se dizer.

Botão Voltar ao topo