Xmas é a abreviação de Christmas em inglês

Xmas e Christmas qual a relação? Afinal, por que Xmas é a abreviação de Christmas em inglês? Você já se fez essa pergunta e ficou sem saber a resposta? Então, chegou a hora de aprender e matar sua curiosidade.

Antes, essa dica só está aparecendo aqui porque é Christmas time (época de Natal). E é nessa época que esse negócio de Xmas aparece com frequência. Basta ver algumas mensagens ou cartões de Natal que você verá algo como Merry Xmas (Feliz Natal). Mas, o que tem a ver esse X com a sílaba Christ de Christmas?

Vamos aprender!

Por que Xmas?

Esse X aí vem da letra 22ª letra do alfabeto grego chamada chi e escrita X. Ou seja, no alfabeto grego eles tem a letra X, cujo nome é chi (pronunciado em inglês como ‘qui’ ou ‘kai’).

Ok! Agora, o que essa letra do alfabeto grego tem a ver com Christ?

Como você bem deve saber a palavra Christ (Cristo) é uma palavra grega. No grego, a palavra Christ é escrita assim Χριστός. Observe bem qual é a primeira letra da palavra.

Xmas significa Christmas: por quê?

Veja que a primeira letra é justamente o X (chi). Portanto, o pessoal resolveu simplesmente abreviar o termo Christ em Christmas usando o X, letra inicial do nome Christ (Cristo) em grego. 

Será que ficou claro isso aí? Deixa eu tentar resumir!

O X é a primeira letra no nome Christ em grego. Então, em algum momento da história, alguém resolveu abrevia o Christ em Christmas por Xmas.

Ah! E só para você ter ainda mais assunto para apresentar aos seus amigos e amigas, anote aí que a sílaba mas em Cristmas vem do termo latino mass cujo significado é missa.

Logo, Christmas era antes Christ Mass. Ou seja, a Missa do Cristo.

» Leia também: Vocabulário de Natal em Inglês

Quando o Xmas teve origem?

Se você acha que esse negócio de Xmas é invenção dos tempos de gírias da internet em inglês, engana-se! Se liga aí na história!

Lá nos idos anos de 1100, os autores das Crônicas Anglo-saxônicas escreviam assim Xp̄es mæsse, algo como X mass. O tempo passou e lá por volta de 1550, o pessoal já tinha ficado mais preguiçosa e então passaram a escrever X’temmas. O tempo passou mais um pouquinho e nos anos de 1755, um povo ainda mais preguiçoso passou a escrever Xmas.

Como você pode ver, esse Xmas não é nada novo e nada tem a ver com a internet. Afinal, ele já acompanha a história da humanidade antes mesmo do primeiro computador ser inventado.

» Leia também: Frases de Natal em Inglês

Curiosidades dos dias de hoje

Esse X como uma abreviação de Christ (ou mesmo Crist) se tornou algo comum também em outros nomes. Ou seja, hoje em dia é comum algumas pessoas abreviarem seus nomes colocando o X no lugar do Christ.

Por exemplo, um sujeito chamado Christopher pode resolver abreviar a escrita de seu nome para Xtopher ou Xopher. Uma garota cujo nome é Christina pode abreviar para Xtina ou Xina. O nome Xena era na verdade a abreviação de Christine.

A cantora americana Christina Aguillera vez ou outra usa o nome Xtina só para ser diferentona. 

Enfim, agora você já sabe por que Xmas é a abreviação de Christmas. Na verdade, você já sabe até muito mais do que apenas isso. Afinal, aqui no Inglês na Ponta da Língua uma dica de inglês não é só uma dica de inglês. Aqui você também tem cultura.

So, that’s all for now! Take care and keep learning!

Fontes:

Etiquetas
Botão Voltar ao topo