Phrasal Verbs com FIGURE: aprenda os mais comuns

Nesta dica, você aprenderá 3 phrasal verbs com figure. Um deles – o primeiro – é muito comum no inglês falado em todos os cantos. Já os dois últimos são mais frequentes no inglês americano. Mas, aprenda todos para ficar ainda mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

Antes vale dizer que figure é uma palavra com vários significados e usos em inglês. No entanto, em se tratando da formação de phrasal verbs, ela aparece em três que são muito usados. Continue lendo para aprender cada um deles.

Se preferir você poderá assistir ao vídeo abaixo e assim aprender de uma forma diferentes. Caso não esteja vendo o vídeo abaixo, clique aqui para assistir em nosso canal no Youtube.

Phrasal Verbs com Figure (vídeo)

Phrasal Verbs com Figure (texto)

Ok! Não quis ver o vídeo! Eu entendo! Muita gente prefere ler! Então, vamos aos phrasal verbs com figure que você deve ter sempre na ponta da língua.

» Figure out

Esse phrasal verb é muito comum no inglês internacional. Você vai ouvi-lo muito em músicas, seriados, filmes, desenhos e, claro, diálogos do dia a dia. Seu significado é o de “entender algo” ou “compreender algo”. Veja os exemplos:

  • I just can’t figure out what happened. (Eu simplesmente não consigo entender o que aconteceu.)
  • I couldn’t figure out what the teacher was talking about. (Eu não consegui compreender o que o professor estava dizendo.)
  • We had to figure out the connection between the two events. (A gente teve de compreender a relação entre os dois eventos.)

Phrasal Verbs com FigureMas, além disso, figure out também pode ser usado com o sentido de “encontrar uma solução” ou “encontrar uma saída” para um problema. Nesse caso, podemos dizer algo como,

  • Don’t worry, we’ll figure something out. (Não se preocupe, a gente vai encontrar uma solução.)

E, por fim, figure out também é usado com o sentido da nossa expressão “saber qual é a de alguém”. Isso quando queremos dizer que não entendemos bem o porquê de alguém agir ou se comportar de uma determinada maneira.

  • You’re talking about John, right!? You know, I just can’t figure him out. (Vocês está falando do John, não é? Sabe, eu simplesmente não consigo entender qual é a dele.)
  • Women. I just can’t figure them out. (Mulheres. Eu simplesmente não sei qual é a delas.)

Esses são os usos e significados mais comuns de figure out. Você pode ler mais sobre ele na dica Phrasal Verb Figure Out, publicada aqui no Inglês na Ponta da Língua em 2008.  Agora, seguem os outros dois phrasal verbs com figure que são bem comuns no inglês americano.

» Figure on

Esse phrasal verb tem mais significados e usos. Para entendê-lo bem, você deve prestar atenção ao contexto e também às palavras usadas ao redor dele. Veja os exemplos a seguir e principalmente as traduções.

  • We figure on your support. (A gente conta com seu apoio. | A gente depende do seu apoio.)
  • She hadn’t figured on him reacting that way. (Ela não esperava que ele reagisse daquela maneira.)
  • I figured on an hour’s delay. (Eu imaginei um atraso de uma hora. | Eu levei em conta uma hora de atraso.)
  • She was younger than any of us had figured on. (Ela era mais nova do que a gente imaginava/acha/pensava/esperava.)
  • I figure on going to Italy next year. (Eu planejo ir à Itália no ano que vem.)

Veja que figure on tem vários significados: esperar, contar com, depender de; imaginar, achar, levar em consideração/conta, planejar. Para aprender esse phrasal verb, como eu disse antes, o melhor é sempre levar em conta o contexto e as palavras com as quais ele está sendo usado. Ou seja, preste atenção aos collocations.

Vamos agora ao último dos phrasal verbs com figure desta dica.

» Figure up

Esse phrasal verb é mais fácil de ser compreendido. Basta anotar aí que ele significa somar. Geralmente, ele aparece com a palavra “bill” (conta) nas combinações “figure up the bill” ou “figure the bill up”, que pode ser traduzido como “fechar a conta”, “encerrar a conta”. Veja os exemplos:

  • Please figure the bill up. We’re in a hurry. (Por favor feche a conta. Nós estamos com pressa.)
  • I’ll figure up the bill right away. (Vou encerrar a conta agora mesmo.)
  • Can you figure up the total for us please? (Dá pra você somar o total pra gente por favor?)
  • The bill figures up to exactly $1000. (A conta somada dá um total exato de mil dólares. | A conta fecha em exatos mil dólares.)

That’s it, guys! Aí estão os 3 phrasal verbs que você deve ter na ponta da língua. Agora é só procurar por mais exemplos com eles, praticá-los e assim saber usá-los bem sempre que a oportunidade aparecer.

Quer aprender mais sobre phrasal verbs, collocations, chunks of language, gramática de uso da língua inglesa e muito mais? Então, participe do curso APRENDER INGLÊS LEXICALMENTE. Clique na imagem abaixo para conhecer o curso e fazer sua inscrição. Não fique de fora! VAGAS LIMITADAS.

Aprender Inglês Lexicalmente

Artigos Relacionados
Comentários