Tempo para Ser Fluente em Inglês

Tempo para ser fluente em inglês: será que tem um número exato? Essa é de longe uma das perguntas que muitos estudantes de inglês fazem o tempo todo. Tem gente que passa mais tempo querendo saber quanto tempo levar para ser fluente em inglês do que passa tempo estudando inglês.

Começo de Conversa

Dias atrás, em meu perfil pessoal no Facebook pedi às pessoas que me enviassem perguntas relacionadas ao aprendizado de inglês. A ideia é ter uma série no Youtube chamada “Pergunte ao Denilso“. Nessa série, quero responder perguntas com temas relacionados ao aprendizado e ensino de inglês. Dessa forma, teremos um canal de diálogo diferente com você que acompanha o meu trabalho.

Tempo para Ser Fluente em InglêsE assim, dois leitores, Marisa Cassiano e Tiago Fernandes, fizeram as seguintes perguntas:

  • Quando você se sentiu seguro para afirmar “sim, eu sou fluente em inglês”?
  • Quanto tempo de estudo você precisou para se considerar fluente em inglês?

Juntei as duas perguntas e as respondi no vídeo que está logo abaixo. Além da resposta, aproveito o gancho para falar mais sobre essa coisa de tempo para ser fluente em inglês.

Tempo para ser fluente em inglês

De modo geral, não há um tempo exato para ser fluente em inglês. Há pessoas que aprendem muito em menos tempo que outras. E, por outro lado, temos pessoas que mesmo morando em um país de língua inglesa por anos não se consideram (e nem classificadas como) fluentes.

O que realmente faz a diferença é a dedicação de cada pessoa. O mais importante é descobri quanto tempo você estuda inglês por dia. Não! Não estou falando de ficar sentado em uma cadeira com os livros aberto. Não é só isso! Aprender inglês tem a ver ainda com envolver-se com a língua mesmo quando não estamos estudando formalmente.

Além dessas coisas, vale dizer que quanto mais estudamos, mais percebemos que temos o que aprender. Assim, a gente começa a estudar inglês e com o tempo percebemos que vamos melhorando e que queremos melhorar mais e mais. Quando menos percebemos estamos falando inglês com mais naturalidade e entendendo o que é dito.

É nesse momento que nos damos conta que estamos desenvolvendo a nossa fluência. Mas, esse desenvolvimento continua ao longo da vida. Pois, se em algum momento, você deixar de se envolver com a língua inglesa, você certamente esquecerá muita coisa. Acabará perdendo a fluência que tanto desejou. Por essa razão, eu sempre digo que o tempo para ser fluente em inglês é a vida toda.

Entenda mais!

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre essa coisa de tempo para ser fluente. Veja que tudo depende de você e não de um curso milagroso prometendo fluência em inglês em 3 meses. Cuidado com isso!

O vídeo faz parte do canal Inglês na Ponta da Língua no Youtube, uma ferramenta diferente para ajudar você a ficar cada vez mais com o inglês na ponta da língua. Portanto, inscreva-se no canal. É de graça e todo mundo sai ganhando! Assista também a outros vídeos já publicados por lá e aprenda mais.

» Como Pensar em Inglês?
» 5 Dicas para Desenvolver a Fala em Inglês
» Desenvolver a Fluência em Inglês
» O Que São Collocations?
» Usos do Modal Verb Can no Inglês Falado

That’s it! Espero que essas dicas ajudem você! E caso você queira fazer alguma pergunta relacionada ao assunto, deixe-a na área de comentário do vídeo no Youtube ou na área de comentário ali embaixo. Até a próxima! ☺️

Artigos Relacionados
Comentários