O certo é TO YOU ou FOR YOU?

Vira e mexe, sou questionado se o certo é TO YOU ou FOR YOU em algumas sentenças em inglês. Sempre respondi a essa dúvida individualmente; mas, sendo ela recorrente, decidi publicar algo só para facilitar o acesso à informação.

A resposta à pergunta sobre o certo ser to you ou for you é a seguinte: DEPENDE.

Deve ter gente aí perguntando, “Depende do quê, criatura? Como assim?“. Vamos lá!

Depende do que está antes de TO YOU ou FOR YOU.

Vamos supor que o que está antes seja “Good luck” (boa sorte). O certo é “good luck to you” ou “good luck for you“?

Confesso que isso dá confusão! Mas, como eu tenho de responder algo, anote aí que o mais usual, comum, frequente, corriqueiro, natural, é dizer “good luck to you“.

Eu não disse que trata-se do certo ou do errado. Eu disse que é o mais usual, comum, frequente, corriqueiro, natural… Você poderá encontrar alguém dizendo “good luck for you” um dia. A ideia será transmitida; mas, para um falante nativo de inglês a sentença não soará muito natural. Como é que eu sei disso?

Antes de responder perguntas desse tipo, eu pesquiso em um corpus. Se você não sabe o que é isso, leia a dica na qual falo sobre Linguística de Corpus.

Um dos corpus que eu sempre uso é o Contemporary Corpus of American English – COCA. Nele eu pesquiso a sequência “good luck * you“. Com essa pesquisa, eu quero que o programa me mostre resultados (sentenças) que

» possuem a sequência exata de palavras “good luck * you
» mostre quais são as palavras que aparecem no lugar do caractere coringa – o * (asterisco)

Com isso, o programa mostrou o resultado da imagem abaixo:

O objetivo é saber se o “certo” é TO YOU ou FOR YOU. Logo, ao analisarmos os dados acima, concluímos que os dois são usados no inglês americano. “Good luck to you” aparece em primeiro lugar com 592 ocorrências e “Good luck for you” aparece em segundo lugar com 7 ocorrências.

Portanto, qual das duas formas é a mais comum? Qual é a forma mais usada no inglês americano? Se você quiser falar como os americanos falam qual é a que você vai usar ao falar ou escrever?

Espera aí! Será que tem diferença entre inglês americano e inglês britânico nesse caso?

Para tirar a dúvida corremos para o British National Corpus – BNC –, cujo banco de dados é mais britânico. A versão online e gratuita desse corpus é muito limitada, mas ainda assim podemos notar que a combinação “good luck to you” é mais comum: 24 ocorrências. Contra nenhuma ocorrência para “good luck for you“.

Lembre-se: não se trata de certo ou errado. Trata-se apenas do que é mais comum, mais usado, mais falado, mais usual…

Outra dúvida que muita gente tem é se o certo é IMPORTANT TO YOU ou IMPORTANT FOR YOU. Veja os resultados do COCA e tire suas conclusões:

Ok! Mas, o que é que isso tudo tem a ver com o fato de você aprender inglês? Será que agora você tem de virar um linguista para aprender essas coisas?

Claro que não, né?

A dica é seguinte: quando, ao falar inglês em uma situação real, você ficar em dúvida se o certo é TO YOU ou FOR YOU não se desespere! Você não é burro por simplesmente não saber se é uma ou outra. Também não se queixe dizendo que aprender preposições é difícil por você nunca ter visto as regras das preposições em inglês.

Na dúvida escolha TO YOU ou FOR YOU. Diga o que você quer dizer e se as pessoas não entenderem, repita do outro jeito. Enfim, ARRISQUE-SE! Se você errar, APRENDA COM O ERRO. Não tenha medo de errar! Não desista por algo tão simples! Você por um acaso saiu da barriga da sua mãe conjugando os verbos em todos os tempos e modos verbais da língua portuguesa? Você certamente aprendeu com o tempo. Portanto, é com o tempo que você saberá se com certas palavras e expressões o correto é TO YOU ou FOR YOU.

Ao escrever algo pesquise em um dicionário. Peça para alguém ler o texto e comentar. Se você errar, não entre em depressão e estado de choque. Aprenda o certo, use o certo e não erre mais (se errar de novo, relaxa e siga em frente)!

Evite procurar regras e dicas milagrosas para esse tipo de dúvidas. Acostume-se com o mais comum e faça uso dele. Quer continuar aprendendo mais sobre esse assunto? Então, leia a dica “Quando Usar as Preposições To e For?“. Por hoje é só! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários