Verbo Auxiliar e Verbo Principal em Inglês

A dica de hoje continua relacionada a outras três dicas publicadas anteriormente. Como você pode ver o assunto continua rendendo. Mas, fico feliz em saber que a maioria das pessoas que estava confundindo tudo já está entendendo melhor o assunto sobre o Past Participle. Hoje é a vez de falarmos sobre a diferença entre verbo auxiliar e verbo principal. Afinal, o que os professores e livros querem dizer quando falam sobre isso?

Creio que os próprios nomes já ajudam você a compreender a diferença entre um e outro. Ou seja, verbo auxiliar é o que auxilia (ajuda) em alguma coisa; já o verbo principal é o que carrega todo o significado da sentença (sem ele a sentença fica incompreensível).

Para ilustrar isso, vamos usar os Perfect Tenses como cobaias. Vale dizer aqui que ao falar Perfect Tenses, estou me referindo a todos eles. Continue lendo e você compreenderá o que quero dizer.

Verbo Principal e Verbo Auxiliar em InglêsTodo Perfect Tense em inglês precisa de dois verbos para ser formado (lembra-se da forma!?). Um dos verbos é o “have”. Esse verbo – have – sempre fará o papel de verbo auxiliar. Ou seja, ele ajuda (auxilia) na formação de todos os Perfect Tenses. Logo, dizemos que ele é o verbo auxiliar.
Um dos Perfect Tenses mais famosos em inglês é o Present Perfect. Veja que no nome dele temos a palavra “Perfect”. Portanto, vamos precisar do verbo “have”para formá-lo. Note ainda que no nome desse tempo verbal temos também a palavra “Present”. Isso significa que devemos escrever o verbo “have” no presente (present simple) para formar o Present Perfect.

Se você lembra das aulas básicas de inglês, saberá que o verbo “have” no Present Simple pode ser escrito como “have” ou “has”. Depende, claro, do sujeito da sentença:

  • I have
  • You have
  • She has
  • He has
  • We have
  • They have

Como se trata de um Perfect Tense, temos de usar outro verbo para formá-lo. Esse segundo verbo é o que chamamos de verbo principal. Pois, sem ele não faremos a menor ideia do que a pessoa estará dizendo. Esse segundo verbo (o verbo principal) deverá sempre ser escrito no Past Participle. Isso tem a ver com a formação dos Perfect Tenses e nada mais.

Assim, na formação do Present Perfect deveremos usar o verbo “have” (verbo auxiliar) no Present Simple (como você viu acima) acompanhado do verbo principal (o que expressa a ideia principal da sentença) no Past Participle. Veja os exemplos a seguir:

  • I have walked
  • You have traveled
  • She has written
  • He has slept
  • We have watched
  • They have danced

Nas sentenças acima, os verbos principais são “walk”, “travel”, “write”, “sleep”, “watch” e “dance”. Todos eles estão escritos no Past Participle: “walked”, “traveled”, “written”, “slept”, “watched” e “danced”. Temos aí a formação do Present Perfect em inglês. Lembre-se que isso é apenas a forma e não o uso.

Note que eu falei antes que todo Perfect Tense precisa obrigatoriamente do verbo auxiliar “have” seguido do verbo principal no Past Participle. Eu mostrei que com o Present Perfect, você deve usar o verbo auxiliar “have” no Present Simple (have ou has) seguido do verbo principal no Past Participle. Levando isso em mente, como será a formação do Past Perfect?

Veja o nome do tempo verbal: Past Perfect. Se é um Perfect Tense, então temos de usar o verbo auxiliar “have” seguido do verbo principal no Past Participle. Acontece que agora temos o Past (passado) no nome do tempo verbal. Logo, devemos escrever o verbo auxiliar “have” no passado – had – para formar o tempo verbal Past Perfect. Depois de “had” temos de escrever o verbo principal no Past Participle:

  • I had danced
  • You had talked
  • She had gone
  • He had sent
  • We had seen
  • They had celebrated

Escrevi tudo isso para mostrar a você que um verbo auxiliar é apenas o verbo que auxilia na formação dos tempos verbais. Já o verbo principal é o verbo que contém praticamente toda a informação da sentença. Esse verbo não precisa estar escrito apenas no Past Participle. Por favor, não vá dizer por aí que Past Participle e verbo principal são a mesma coisa. Nada disso! Past Participle é apenas a forma na qual o verbo principal é escrito na formação de algumas estruturas gramaticais específicas.

Creio que o assunto continuará em uma próxima dica. Afinal, uma coisa tem puxado outra. Mas, gostaria de saber de você como estão as coisas até aqui. Você está conseguindo visualizar melhor essa coisa de Past Participle, forma e uso dos tempos verbais? As dicas sobre esses assuntos tem ajudado a compreender essas coisas melhor ou não? Por favor, me diga o que você está achando e como está se saindo. Take care!

Artigos Relacionados
Comentários