Qual a diferença entre it’s e its?

Um erro muito comum entre estudantes de inglês (e até mesmo falantes nativos) é o uso de it’s e its. É incrível como muita gente se confunde com estas duas palavrinhas. No post de hoje espero acabar com esta dúvida e contribuir com o aprendizado de todos.

Para começar vamos ver o tal do it’s. Esta palavrinha aí, nada mais é do que a forma contrata [abreviada] do pronome “it” com o “is” [verbo be]. Ou seja, ao juntarmos “it is” temos “it’s”. É só isso! O significado de “it’s” depende do contexto. Veja as sentenças abaixo.

[list type=”arrow2″]

  • It’s really hot today. [Está quente pra caramba hoje]
  • It’s getting darker and darker. [ficando cada vez mais escuro]
  • It’s the kinda thing I don’t like. [É o tipo de coisa da qual não gosto]
  • Look at this chair! It’s broken! [Olha pra essa cadeira! quebrada!]

[/list]

Mas, tenho de dizer ainda que it’s também é a forma abreviada de “it has”. Ou seja, pegamos o “has”, metemos um pontapé no “ha”, colocamos o apóstrofo [] no lugar deles e deixamos assim ’s. Como saber então a diferença? Simples! Pelo contexto.

[list type=”arrow2″]

  • It’s hot in here. [ quente aqui]
  • It’s important to do things in the right way. [É importante fazer as coisas do jeito certo]
  • It’s got four buttons on it. [Tem quatro botões nele]
  • It’s been five years now. [Já se vão cinco anos]

[/list]

It's e ItsCaso você não perceba a diferença, tudo bem. Tenho certeza absoluta que com o tempo você entenderá melhor isso. Afinal de contas, não dá para aprender tudo de uma só vez, não é verdade? Por enquanto, saiba que it’s é a forma abreviada tanto de “it is” quanto de  “it has

E o que dizer de “its”? Esta palavrinha aí costuma aparecer muito com o sentido de “seu”, “sua”, “seus” ou “suas”. Tudo dependerá do contexto. A melhor maneira de entender é com exemplos. Então, vamos a eles:

[list type=”arrow2″]

  • The plan has its merits. [O plano tem seus méritos]
  • Rio de Janeiro is famous for its beautiful beaches. [O Rio é conhecido por suas belas praias]
  • The hotel has its own pool. [O hotel tem sua própria piscina]

[/list]

Vale dizer aqui que quando nos referimos a um animal cujo sexo é desconhecido então usamos “its”. Quando falamos também de um “bebê” [sem mencionar o sexo, claro] usamos “its” também. No entanto, nestes casos não precisamos traduzir o “its” na sentença:

[list type=”arrow2″]

  • The dog hurt its paw. [O cachorro machucou a pata]
  • The baby dropped its rattle. [O bebê deixou cair o chocalho]
  • Turn the box on its side. [Vire a caixa de lado]

[/list]

That’s all about it! Agora você já sabe quando usar it’s e its. Não tem muito mistério. Na pronúncia não há diferença, mas na escrita certamente faz uma grande diferença. Quer continuar aprendendo alguns dos erros mais comuns cometidos porque estuda e fala inglês!? Então, leia a dica 11 Common Mistakes in English.

12 Comentários

  1. Uau realmente gostei deste post numca entendi isto e agora vamos ver se entendi: its é usado co um pronome possesivo e o it's é a contação de it is ou it has dependendendo do contexto.

  2. Parabéns pelo post, finalmente entendi a diferença entre its e it's.

  3. Hello, Tide! Obrigado por seu comentário e visita ao site! Sobre sua dúvida, saiba que há várias dicas aqui no site a respeito. Faça uma busca com as palavras “verbos com ing” ou “gerúndio em inglês”. Aí na lista que aparecer, você encontrará as dicas sobre o assunto. A caixa de busca na barra lateral à direita lá no topo, abaixo do vídeo. Qualquer coisa, estou por aqui! 🙂

  4. No caso vc esqueceu de colocar “Its” que é um Possessive Adjective no post que explica a diferença de Possessive Adjectives e Possessive Pronouns.

  5. Poderia utilizar its após o it’s? Exemplo, “the tool works, cuz it’s its purpose”. Isso faz sentido?

  6. interessante. Eu sempre conseguia entender pelo o contexto, mas é sempre bom a gente está certo, não é mesmo?!

Botão Voltar ao topo