O que significa GAP e qual a origem do nome da marca?

O que significa GAP? Qual a origem do nome da marca GAP?

Eu sei que esse tema é antigo. Mas, recentemente fizeram essa pergunta em nosso perfil no Instagram; assim, decidi compartilhar aqui para deixar registrado de modo mais organizado.

Antes de qualquer coisa, já vou dizendo que há uma lenda envolvendo a origem do nome da marca.

Essa lenda diz que a palavra GAP é um acrônimo para Gay And Proud. Os criadores da marca teriam feito isso para divulgar suas roupas entre o público homossexual.

Não! A história real não é essa!

Para entender a origem do nome da marca, você precisa aprender o que significa GAP e também os collocations generation gap e fill the gap.

O que significa GAP?

Uma rápida pesquisada em um dicionário de inglês, você aprende que GAP significa vão, lacuna, brecha, fenda. Ou seja, trata-se de um espaço vazio entre duas ou mais coisas.

  • The children squeezed through a gap in the wall. (As crianças passaram por um vão apertado na parede.)
  • He pulled the thick curtains together, leaving just a narrow gap. (Ele juntou as espessas cortinas, deixando apenas uma brecha estreita.)
  • The gap between the two rows of seats (O espaço vazio entre as duas fileiras de assentos.)

O termos gap pode ter várias traduções em português; mas, no geral, seu significado é o de espaço vazio entre duas ou mais coisas.

Agora, o que isso tem a ver com a marca GAP?

O que significam Generation Gap e Fill the Gap?

A Origem da Marca GAP

A GAP foi criada em 1969 pelo casal Doris and Don Fisher na cidade de San Francisco, California, USA.

A história conta que Don costumava ter dificuldades para encontrar calças jeans no seu tamanho. As calças sempre pareciam ser feita para públicos com tamanhos diferentes do dele. Em outras palavras, era para uma geração diferente da sua.

Havia assim um generation gap no mundo da moda. Generation gap é o termo usado para nos referirmos àquele espaço vazio (de transição) entre uma geração e outra.

O casal Fisher percebendo esse gap (lacuna, brecha, vão, espaço vazio) decidiu criar uma marca de roupas que preenchesse esse espaço vazio.

Em inglês, a combinação para preencher o espaço vazio é FILL THE GAP. Por exemplo, quando você faz uma atividade na qual deve preencher os espaços em branco em uma sentença, nós dizemos que você deve fill the gap.

Como a palavra gap estava presente nessas expressões todas, o casal Fisher decidiu nomear sua marca com o termo GAP.

Inicialmente, o nome da empresa era The Gap. Foi só em 1986 que retiraram o “the” e passaram a usar apenas GAP em todos os cantos.

Conclusão

Como você pode ver, entender o que significa GAP ajuda você a aprender várias coisas.

Agora que você já sabe tudo isso, vai poder contar aos amigos e amigas que sem saber espalham a lenda sobre o nome como se fosse algo mais que extraordinário.

Se você gosta de aprender sobre origem de palavras e expressões, leia também o artigo O que Significa Bluetooth.

That’s all for now! take care and keep learning!

Etiquetas
collocations curiosidades expressões em inglês vocabulário em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo