O que significa BLACK FRIDAY?

Vocês já devem ter visto vários sites anunciando uma certa “Black Friday”. Isso é um costume bem comum nos Estados Unidos e a moda, claro, chegou ao Brasil já faz algum tempo. Como aqui se tornou comum até demais, muita gente resolveu perguntar o que é essa tal de black Friday e qual a origem dessa expressão.

Antes de qualquer coisa, saiba que “Black Friday” não tem nada a ver com macumba, bruxaria, mau agouro, etc. No caso aqui, é até uma coisa boa. Enfim, boa para quem adora promoções, descontos, preços baixos e coisas assim! Pois, na “Black Friday” grandes lojas vendem produtos com descontos incrivelmente incríveis (desculpe-me, mas usei isso para dar ênfase mesmo!).

Black Friday: o dia certo

Nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é sempre celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Já o dia seguinte ao Thanksgiving Day é chamado de Black Friday. Trata-se do dia no qual, lá nos Estados Unidos, o período de compras natalinas tem início. Portanto, toda sexta-feira após o Thanksgiving Day é o que eles chamam de Black Friday. Aqui no Brasil, já inventaram a tal da black friday até no carnaval. Mas, não se engane, a tradição certa diz esse dia é apenas a sexta-feira após o Thanksgiving Day.

O que significa BLACK FRIDAY?O curioso é que lá nos States, embora não seja um feriado nacional, várias empresas dispensam os funcionários só para que eles aproveitem as promoções e descontos oferecidos. É um negócio de louco. Aqui no Brasil as grandes lojas resolveram adotar o costume americano e fazer o mesmo: oferecer descontos incríveis para dar aquele pontapé no período de compras para o Natal.

Black Friday: origem do termo

Sobre a origem do termo Black Friday há duas teorias.

Leia também: Why is Friday Called Friday?

A primeira diz que as pessoas iam de carro até o centro da cidade de Filadélfia para fazer suas compras. Essa invasão de carros deixava marcas escuras nas ruas do centro da cidade. Os policiais ficavam loucos tentando controlar o trânsito (carros, pedestres, bicicletas, charretes, etc.) e, portanto, eles – os policiais – começaram a chamar essa sexta-feira de “black Friday”.

Outra teoria diz que “Black Friday” está relacionada às cores usadas para registrar as perdas e ganhos nos registros contábeis de um comércio. Assim, a cor vermelha era (e ainda é) usada para representar as perdas. É daí que vem a expressão “estar no vermelho” (be in the red). Já a cor “preta” (black) era usada para indicar os ganhos. Como nesse dia de abertura das compras natalinas, os comerciantes registravam mais ganhos que perdas, eles a chamavam de “Black Friday”.

Prontinho! Agora você já sabe por que eles falam “black Friday” e sabe também que é um dia de muitos descontos nas lojas. Portanto, aproveite! Take care, you all! Boas compras!

Artigos Relacionados
Comentários