Joel Santana: um exemplo para estudantes de inglês

Muita gente anda fazendo piada com o Joel Santana. Isso por causa de um vídeo no qual ele aparece dando uma entrevista e – claro – falando em inglês. No vídeo, o inglês dele é macarrônico, sofrível. Mas, e daí? Neste texto, quero fazer jus ao Joel e falar algumas coisinhas mais do ponto de vista profissional no mundo de ensino de inglês. Então, vamos lá!

O contexto

A entrevista que pegaram como motivo de piada foi uma que ele deu como técnico da seleção africana de futebol. A entrevista foi concedida ao término do jogo de sua seleção contra a seleção iraquiana. A partida valia classificação para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Enfim, para deixar tudo bem claro, segue abaixo o vídeo da famosa entrevista de Joel Santana.

Como vocês pode bem notar o inglês do Joel Santana não é mesmo grandes coisas. Mas, ainda assim, ele falou inglês diante das câmeras. Portanto, ele não deveria ser motivo de piadas, mas sim de exemplo para as milhares de pessoas que estudam inglês aqui no Brasil.

O mito Joel Santana

Como profissional de ensino de língua inglesa, eu parabenizo o Joel Santana pelo que ele fez. Na verdade, eu até acredito que ele esteja muito feliz falando inglês do jeito dele. Certamente, morando na África do Sul ele aprenderá inglês cada vez mais e mais e até 2014 poderá estar muito melhor do que está agora (em 2009). Se não estiver também, o que fazer!? O importante é se comunicar. Ou seja, muito mais importante do que ter um inglês perfeito – ou querer falar como uma americano ou inglês – é procurar se comunicar da melhor maneiras possível com o pouco que se sabe.

Joel SantanaAdmiro a coragem do Joel Santana em dar entrevistas em inglês. É isso aí! Um grande exemplo a ser seguido por estudantes de inglês do Brasil! Tem que ser assim mesmo! Falar sem medo! Botar a boca no trombone e falar o que tiver de ser dito! Medo para quê!? Se ninguém entender, é só ficar calmo e tentar explicar de novo, dizer o que deseja e assim. A comunicação se faz com tentativas, erros e acertos.

Portanto, para mim o Joel Santana ao aparecer na frente das TVs usando o pouco inglês que ele sabe é um cara humilde que deve servir de exemplo e não motivo de piada.

Se você estuda inglês e tem medo de abrir a boca para falar um simples “What’s your name?“, tenha o Joel Santana como fonte de inspiração. Afinal, você está dentro de uma sala de aula com um professor ou professora de inglês. O ambiente é mais descontraído e voltado para o ensino e aprendizado. Já o Joel Santana estava na vida real, diante de um microfone, falando para o mundo e simplesmente arrasando com sua audácia.

Algo a se pensar!

Em minhas palestras sempre menciono o fato do pessoal achar bonito e interessante os americanos [ou outros falantes de qualquer idioma] que chegam aqui no Brasil dizendo “Brasil ser uma país muita bonita. Eu amar esta país! Maravilhousa!” ou algo como “Esta país ser muita violenta, eu não voltar novamentchi para Brasil“. Imagine isso sendo dito com um sotaque bem carregado e com uma gramática também sofrível do ponto de vista do modo como falamos.

Por que será que as pessoas acham lindo e louvável estrangeiros que se comunicam dessa forma (de um jeito ou de outro), mas fazem piada de um brasileiro que está conquistando seu espaço no mundo com o pouco inglês que tem? Então quer dizer que um estrangeiro falar português todo errado é perdoável, já um brasileiro falar inglês todos errado é motivo para ser crucificado?

Aqui no Brasil, infelizmente, as pessoas têm o triste hábito de criticar quem tenta se comunicar na língua da globalização (inglês) e elogiam [admiram] aqueles que falam português aos trancos e barrancos. Vai entender!

» [Atualização] Leia também: Por que brasileiro não aprende inglês?

A repercussão da entrevista fora do Brasil

Diante da repercussão da entrevista, o próprio Joel Santana declarou o seguinte:

decidi começar a falar, mesmo que um pouco errado, porque acho que é melhor para me comunicar com o pessoal

Vejam que ele sabe muito bem que a comunicação é tudo! Os erros que ele comete hoje serão superados com o tempo. Pois como dizemos, é errando que se aprende. Aliás, quanto mais tempo ele se envolver com a língua inglesa, mais ele aprenderá e, claro, melhorará.

Notem ainda que a auto-confiança dele é admirável! “Mesmo que um pouco errado“, disse ele! Pelo menos ele falou algo. Não ficou sem se comunicar.

Os jornalistas estrangeiros elogiaram a atitude do técnico. “Os erros que às vezes ele comete não incomodam ninguém. É muito bom que ele se esforce para falar o nosso idioma, isso é muito bem visto pelos jornalistas e pelos torcedores. Com a ajuda de um tradutor, nem sempre temos certeza de que tudo o que ele disse foi passado“, explica Johann Russouw, da rádio RSG.

Já a jornalista sul-africana Xolelwa Majeke afirmou que acha “legal ele falar inglês, mostra como ele é uma pessoa atenciosa“. Billy Cooper, da South African Press Association, disse “tenho certeza de que todo mundo gostou desta mudança“.

Então é isto aí! Viva ao Joel! Se não dá para aprender inglês com ele ainda, pode-se ao menos copiar a atitude corajosa que ele tem de se comunicar mesmo com o pouco inglês que ele tem. Que sirva de exemplo a ser seguido e não de motivo de piadinhas.

Leia mais sobre o inglês do Joel Santana clicando aqui.

That’s all for now! See you! Take care!

13 Comentários

  1. Como dei minha opinião em relação ao outro post não vou deixar de dar minha opinião sobre esse também. Concordo com o que você disse em relação à coragem dele em finalmente falar em Inglês. Por outro lado, ele demorou um pouco para tomar coragem digamos um ano e meio.É importantíssimo se comunicar mesmo errando um pouco. Todos nós erramos e até os nativos erram. Agora me desculpe Denilso mas o que ele está fazendo não é errar um pouco. A única coisa que entendo ele falando no vídeo são palavras em Português que ele acha que são da língua Inglesa.Sinto muito mas tudo o que sinto por ele e por todos que se exibem de maneira ridícula como ele, é vergonha. Morando lá o mínimo que ele deveria conseguir era completar uma frase razoavelmente. A questão aqui não são pequenos erros mas sim falar "Portunglês".Desculpe o desbafo e parabéns pelo trabalho. Mesmo sem morar fora do país você fala muito bem esse idioma que tanto amo. De brasileiros como você sim eu tenho orgulho.

  2. Hi there Denilso,Confesso que ri um pouco do video dele no primeiro momento, até coloquei no twitter, mas pensando bem, concordo contigo, pelo menos ele está se esforçando pra aprender e só aprende tentando. Eu conheço pessoas que moram há 5 anos nos EUA e não entendem nada de inglês pq não praticam e convivem apenas com brasileiros. Esse é outro caso, vão apenas para trabalhar, mas mesmo assim, acho que deveriam aproveitar essa oportunidade. Bom, parabéns para o Joel e se ele aguentar até o ano que vem, poderemos vê-lo talvez falando fluente durante a copa do mundo.

  3. Sim, concordo com você Denilso, o melhor jeito de aprender é na pratica, e muitos não tem essa coragem, é verdade !Mas tem um outro ponto nesse depoimento do senhor Santana,as pessoas estão indignadas pelo fato de ele ser uma pessoa de posses, ao menos, que ele se policie a tirar os "erres" desnecessários da fala, já seria um bom começo, fora o agrávante de que o português dele deve ser errado.Claro, quando as pessoas passam dos 27 anos a capacidade mental começa a se definhar, dificultando cada vez mais a aprendizagem.para quem tem essa dificuldade, é bom ver como a palavra é escrita, como se pronuncia e em quais contextos pode usa-la, assim evitará erros na pronuncia e uso.2 sites para tirar duvidas de pronuncia e tradução são:google tradutor e merriam-websterVictor – Bauru – SP

  4. Hi ! ! ! Sabe Denilso e amigos(as), está aí alguém, que nos dá uma grande lição, de perseverança, esforço e acima de tudo de coragem, em enfrentar a si mesmo, suas carências linguísticas e o desejo de alcançar um objectivo em se comunicar. Devo dizer, que me espelho neste exemplo dado, pois só quem não desiste tem a condição de perpectuar seus sonhos e atingir os seus alvos. Penso eu que o motivo da verdadeira apreciação deste vídeo é este, como moral deste facto, que a meu ver, não considero lamentável. See you soon.

  5. Pelo que li, o grande problema do Srº Joel Santana, não é com a lingua Inglesa. (Ainda bem), e sim com o futebol.Por isso caro mestre acho que a barra dele(Joel)e a sua mestre Denilso nunca estiveram "sujas".Não estou aqui defendeno o Sr Joel, mas como eu disse, ele não tem vergonha de falar. É necessário que se dê um tempo para a total assimilação da lingua. Se com o passar do tempo não houver resultados, aí sim poderemos "malhar" o senhor Joel. Faço votos que ele atinja os dois objetivos;falar Inglês corretamente e ter total êxito com a seleção sul-africana.Mr.Would do(you)

  6. Muito bom mesmo, pessoas como o Joel eram para ser elogiadas pela coragem e força de vontade que possuem.Tenho que dizer que concordo com o Pr.Albino Ferreira e até tenho o mesmo sentimento que ele quando diz: " Devo dizer, que me espelho neste exemplo dado, pois só quem não desiste tem a condição de perpectuar seus sonhos e atingir os seus alvos. "Venho me esforçando muito para aprender o inglês, mas nem todos tem a mesma facilidade.Muito bom Denilso.

  7. Ele é muito corajoso de falar uma lingua nova para o mundo.Onde trabalho falo inglês o tempo todo com americanos, mas quando tem um brasileiro com o inglês melhor que o meu por perto fico um pouco acanhado.A última entrevista que Joel deu depois de um jogo, eu tive a oportunidade de ver ao vivo, e confesso que notei uma melhora no inglês dele, principalmente no "prayer" que foi corrigido pela letra correta, parou de ser uma oração para ser um jogador.

  8. Corajoso? I doubt it, como nosso amigo acima falou, ele é um homem de posses, poderia a 1 ano e meio já ter aprendido as estruturas principais, sem cometer erros, na minha opinião de professor e amante da lingua inglesa digo que o senhor Joel é um completo ignorante e incompetente, pronunciar prayer ao invés de player entre quase todas as que ele "tentou pronunciar" é inaceitável. acho que se o individuo não sabe algo então não se meta, confesso que meu ego brasileiro ficou muito ofendido por essa gaffe, por que queiramos ou não vai refletir em nós. O amigo acima escreveu que se comunicar é necessario, mas Joel nem ao mesmo tentou se comunicar, não sei o que chamar aquilo, mas com certeza não chamaria de comunicação. Desculpe o desabafo.

  9. pior que joel falar inglês errado é brasileiro falar "pobrema","prastico",e "adevogado",na boa pelo menos o cara tentou falar uma lingua que não é do país dele.

  10. Fiquei muito feliz com a atitude do Joel. Coragem é fundamental para se alcançar qualquer meta. Parabens Joel.

  11. Denilso como sempre você está certo. As pessoas de bom coração entenderam sua real intenção, não se deixe abalar pelos comentários insignificantes das pessoas que não representam nem 10% dos seus seguidores. Além de não admirarem seu trabalho fazem o que é pior, tentam desestimulá-lo.Obrigado pela sua contribuição. Admiro muito você!

  12. Denilso você é o cara pow, muito bom.O joel deu uma demostração de vontade e coragem.Tem um monte de estudante de Inglês que não arristca nem um: The book's on the table, quando está no meio da galera.Estudantes sigam As palavras de Denilso e a atitudo de Joel.Let's go go go go!

  13. UAU!!!! Era isso q eu precisava para destravar a minha língua. kkkkkkkkkkkkkk

Botão Voltar ao topo