Qual a Diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE?

Qual a diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE em inglês? Quando usar uma palavra ou outra em inglês?

Se você tem dúvida sobre elas, chegou a hora de aprender quando usá-la corretamente.

Antes de me aventurar em uma possível “explicação“, saiba que por mais que eu tente explicar, você certamente ficará com alguma dúvida. I’m awfully sorry, but I promise to do my best!

Portanto, vamos lá!

Qual a diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE

Para começar, muitas pessoas – até mesmo falantes nativos – dirão que não há muita diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE. Alguns até arriscam dizendo que tanto faz usar uma como a outra.

No entanto, em meu primeiro livro, Inglês na Ponta da Língua publicado pela Editora Altabooks, eu digo que se há duas palavras com significados parecidos, certamente há diferenças entre elas. Logo, temos de aprender quais são.

Assim, para facilitar, vou explicar cada palavra de modo separado e assim você vai entender melhor qual a diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE.

» ACCOMPLISH

Essa palavra tem o sentido de completar (realizar) algo com sucesso.

Quando alguém diz “I accomplished my mission“, ela está dizendo que completou (realizou) com sucesso sua missão.

Essa é a razão pela qual temos a expressão “mission accomplished” comum em alguns jogos de computador ou celular. A tradução, “missão realizada com sucesso“.

Ao usar accomplish, nós damos a entender a ideia de completar (realizar, executar) uma tarefa ou série de tarefas.

» ACHIEVE

Já o verbo achieve tem a ideia de atingir um alvo, um objetivo.

Se alguém diz que “achieved a goal“, a ideia é de que ela alcançou seu objetivo. Isso mediante esforço, disciplina, persistência, dedicação, etc.

Um outro exemplo está em “I achieved first place in the test“. A pessoa alcançou o primeiro lugar em um teste (prova), pois ela se dedicou, manteve a disciplina, se esforçou para alcançar esse objetivo.

Colocando as duas juntas

Eu acredito que você já começou a perceber qual a diferença entre ACHIEVE e ACCOMPLISH. Mas, vamos comparar as duas um pouco mais para entender ainda mais.

Seu sonho é aprender a falar inglês fluentemente, certo?

Esse é o seu principal objetivo (your main goal). Para alcançá-lo, você precisa fazer (executar) várias tarefas (estudar, ler, ouvir, aprender palavras, expressões, chunks of language, etc).

Assim, nós podemos dizer o seguinte: “To achieve your goal of speaking English fluently, you have to accomplish a series of tasks“. Ou seja, “para atingir seu objetivo de falar inglês fluentemente, você precisa executar uma série de tarefas“.

O curioso é que aprender inglês é a sua missão maior. Logo, um dia quando você estiver fluente em inglês e olhar para trás e pensar em toda a sua jornada para chegar onde chegou, você poderá dizer com orgulho “Well, mission accomplished“.

Collocations com ACHIEVE e ACCOMPLISH

Entender qual a diferença entre ACHIEVE e ACCOMPLISH fica mais interessante quando aprendemos as palavras que geralmente combinam com elas.

Em outras palavras, você pode aprender collocations com cada uma delas. Se você não faz a menor ideia ainda do que são collocations, saiba que eu tenho um curso completo sobre collocations para ajudar você a melhorar seu vocabulário em inglês.

Anote aí!

Com ACCOMPLISH as palavras mais comuns são:

ACCOMPLISH aim, chore, deed, dream, end, feat, goal, meaneuver, milestone, mission, objective, purpose, task, transformation

Já, com ACHIEVE temos:

ACHIEVE aim, balance, breakthrough, consensus, dream, equality, excellence, feat, goal, greatness, independence, mastery, notoriety, objective, perfection, prominence, self-sufficiency, success

Você vai notar que algumas palavras são usadas com ACHIEVE e ACCOMPLISH. Para entender a diferença, lembre-se do que foi dito nas seções acima.

Aim significa objetivo. Accomplish an aim indica que você executou um objetivo (tratava-se uma tarefa a ser feita; portanto, ela foi realizada). Achieve an aim indica que a pessoa alcançou um objetivo, ela chegou lá (tratava-se de algo maior e que finalmente ela alcançou).

Conclusão

Como eu disse no começo deste artigo, eu faria o meu melhor possível para ajudar você entender qual a diferença entre ACCOMPLISH e ACHIEVE. Eu também disse que você certamente não entenderia logo de imediato.

A melhor dica que posso te dar agora é que com o tempo de envolvimento com a língua, você vai aprender isso naturalmente. Portanto, siga lendo, estudando, observando o uso de cada uma delas e você vai aprender.

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo