BLACK FRIDAY | significado e origem dessa tradição americana

O que significa BLACK FRIDAY? De onde surgiu esse nome?

Eu posso dizer que BLACK FRIDAY é mais uma daquelas tradições da cultura americana que acabou se espalhando pelo Brasil. Mas, se você gosta de aprender as coisas direitinho, leia esta dica para saber o que significa e como surgiu isso!

Quando é a Black Friday?

Nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) é sempre celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte ao Thanksgiving Day é o dia do famoso BLACK FRIDAY.

Esse dia de BLACK FRIDAY é, lá nos Estados Unidos, a data que marca o início do período de compras natalinas. Ou seja, é a abertura oficial dos presentes de Natal e super ofertas!

O que essa data tem de interessante é que as lojas em geral dão descontos absurdos em seus produtos. Lá nos States, a grande tradição de dar a louco nos comerciantes e oferecer os descontos imperdíveis só acontece na Black Friday. Aqui no Brasil, inventaram a black week, black November

Outra coisa curiosa é que a Black Friday não é um feriado nacional nos states; mas várias empresas costumam dispensar seus funcionários para que eles aproveitem as promoções e descontos oferecidos nesse dia. Algo do tipo oportunidade única!

» Ah! está rolando black Friday no curso de collocations. Quer melhorar seu vocabulário em inglês e aprender a criar frases de modo mais natural em inglês!? Clique aqui!

Qual a origem da Black Friday?

Sobre a origem deste termo há duas teorias que os estudiosos reconhecem como verdadeiras. Nenhuma delas tem a ver com o período escravagista nos Estados Unidos.

A primeira diz que as pessoas iam de carro até o centro da cidade de Filadélfia para fazer suas compras. Essa invasão de carros deixava marcas escuras nas ruas do centro da cidade. Os policiais ficavam loucos tentando controlar o trânsito (carros, pedestres, bicicletas, charretes, etc.) e, portanto, eles – os policiais – começaram a chamar essa sexta-feira de black Friday.

Outra teoria diz que essa data está relacionada às cores usadas para registrar as perdas e ganhos nos registros contábeis de um comércio. Assim, a cor vermelha era (e ainda é) usada para representar as perdas. É daí que vem a expressão “estar no vermelho” (be in the red). Já a cor “preta” (black) era usada para indicar os ganhos. Como nesse dia em particular, os comerciantes registravam mais ganhos que perdas, eles passaram a apelidá-la de BLACK FRIDAY.

Prontinho! Agora você já sabe por que essa data existe e sabe também que é um dia de muitos descontos nas lojas. Portanto, aproveite! Take care, you all! Boas compras!

Etiquetas

6 Comentários

  1. Pois é, infelizmente nesta “Black Friday” estarei no vermelho (in the red) pois estou desempregado, mas aproveitando demais o “Inglês na Ponta da Língua”. Parabéns e tudo azul à você Denilso!

  2. Cleuton, leia com calma e faça a interpretação do texto com atenção e você encontrará a resposta para as seguintes perguntas:

    1. O que é a BLACK FRIDAY?
    2. Quando a BLACK FRIDAY acontece?
    3. Por que ela mexe com a economia americana?
    4. Quais são as duas teorias para explicar a origem desta data nos EUA?

    Pronto! Leia com atenção e você vai conseguir! Eu acredito que você é capaz! Caso não consiga, saiba que há textos para níveis mais básicos aqui no site, então sinta-se à vontade para lê-los. E olha que esse texto está escrito em português, né? Então, tente novamente! 🙂

    Atenciosamente,

    Denilso de Lima

Botão Voltar ao topo