O Método dos Poliglotas :: verdades que precisam ser ditas

Qual é o método dos poliglotas para aprender várias línguas? O que os poliglotas fazem para aprender muitos idiomas? Qual o segredo dos poliglotas para falar inúmeras línguas?

Já faz um bom tempo que venho querendo escrever sobre esse assunto. Afinal, a internet se encheu de poliglotas vendendo seus métodos e segredos para que qualquer pessoa possa aprender línguas como eles.

Há uma certa aura de magia e mistério em torno do poliglotas. Isso por que o que eles fazem parecem ser algo sobre-humano, milagroso, incrível, extraordinário, fora deste mundo.

Mas, será que é isso mesmo? São os poliglotas seres excepcionais que tem um método secreto para aprender quantas línguas quiserem?

Vamos falar sobre isso!

O Método dos Poliglotas NÃO Existe

Já começo dizendo a você que não existe nenhum método dos poliglotas.

É sério! NÃO EXISTE!

O que os poliglotas fazem é decidir aprender uma outra língua – além da que já falam – e criar estratégias que qualquer estudante de línguas deve usar em seu aprendizado.

Essas estratégias são as mesma para todo mundo. Ou seja, você aí pode usar essas estratégias.

Muitos dos poliglotas que você vê pela internet falam a mesma coisa:

Eu dedicava boa parte do meu tempo estudando a língua alvo. Eu desenvolvia o vocabulário e não a gramática. Eu procurava alguém com quem conversar e até mesmo estudar junto (language partner)“.

Alguns até vão dizer que arrumaram uma namorada e por conta disso acabaram aprendendo a língua. Outros afirmam que tiveram a oportunidade de passar um tempo em um país onde a língua alvo era falada.

Ou seja, os que os poliglotas fazem não é nada secreto e excepcional. O que eles fazem é ESTUDAR E APLICAR O QUE ESTUDAM À REALIDADE DELES. Simplesmente isso!

Eles também não ficam dando desculpas de que aprender é difícil, que não tem tempo, que não tem com quem falar, que não tem isso ou aquilo outro.

Quando eles decidem aprender uma outra língua, eles simplesmente se dedicam a APRENDER e focam nisso até atingirem um nível que consideram satisfatório.

Quais são essas estratégias de aprendizado?

Você pode ler a história de um poliglota e identificar várias estratégias. Elas vão desde como memorizar a como usar a língua.

Para a memorização, eles geralmente usam o tal sistema de repetição espaçada, que há várias maneiras de ser feita. Você pode usar várias dessas maneiras e aplicar ao aprendizado de inglês, espanhol, francês, russo, guarani, etc.

Outras estratégias envolvem fazer uso da língua em contextos reais. Para isso, criam-se situações nas quais eles colocam em prática – mesmo que sozinho – aquilo que aprendem. Aqui conta muito o estabelecimento de objetivos e também a organização do estudo e aprendizado.

Por exemplo, ao estudar como descrever pessoas, o aprendiz pode descrever mentalmente as pessoas que vai encontrando na rua (shopping, restaurante, praça, praia, etc.). Além disso, podem descrever cenas ou situações nas quais estão presentes. Podem também imaginar conversas com outras pessoas e assim procurar aprender o que diriam nessas conversas.

Os poliglotas também se arriscam. Eles metem a cara e fazem uso do que aprendem quando encontram pessoas que falam o idioma que estão aprendendo.

Leia também » A Diferença entre Estudar Inglês e Aprender Inglês

Enfim, as estratégias de aprendizado usadas pelos poliglotas são as mesmas estratégias que qualquer pessoa tem diante de si.

Os Poliglotas NÃO falam todos os idiomas 100% bem

Se você for ler a história de alguns desses grandes poliglotas, você vai notar que eles mesmos falam que não são perfeitos em todas as línguas que falam.

Eles são poliglotas, mas não têm um nível C2 (proficiência) em todas as línguas que falam. Eles podem sem excelentes em uma ou duas línguas. Já nas outras, eles conseguem se comunicar de modo funcional. Ou seja, sabem o suficiente para não passar fome e se virar em uma situação ou outra.

Para entender melhor, comunicação funcional significa ser capaz de se comunicar basicamente em situações do cotidiano em outra língua.

Eles não precisam dar palestras, arrumar emprego de executivo em uma multinacional, estudar para um doutorado e coisas do tipo. Eles aprendem apenas para sobrevivência e vão se aperfeiçoando com o tempo se assim acharem necessário.

Sempre haverá uma língua que os poliglotas terão sim um bom domínio. Geralmente, essa será a primeira língua que aprendem (além da língua materna, claro). Ao aprenderem as demais línguas, o nível de domínio deles oscilará muito de nível.

Portanto, não se iluda achando que os poliglotas falam perfeitamente bem todas as línguas que aprendem.

O Método dos Poliglotas é uma ilusão?

Sim! De certa forma o método dos poliglotas é uma ilusão espalhada pela internet como algo misterioso, secreto e que poucas pessoas conseguem identificar.

Aqui eu pretendo deixar claro a todos que há uma diferença entre método e estratégias.

A aplicação de estratégias – como as vistas acima – não caracteriza a existência de um método propriamente dito. Por isso, eu digo que o método dos poliglotas é uma ilusão. Para entender melhor o que entendo como método, leia o artigo Como Criar um Método de Ensino de Inglês.

No caso dos poliglotas, o que realmente há é uma romantização em torno deles. O método dos poliglotas envolve aquilo que todo professor de inglês já falou para você em termos de estratégias de aprendizado:

  1. Tenha foco;
  2. Organize seus estudos;
  3. Use o que aprende;
  4. Seja curioso;
  5. Desenvolva mais e mais estratégias de aprendizado;
  6. Não tenha medo de errar;
  7. Tenha um parceiro de aprendizado (se conseguir!)
  8. Dedique-se a aprender cada vez mais e sempre…

Leia o artigo 80 Dicas Para Aprender Inglês Sozinho caso esteja realmente interessado em saber como desenvolver estratégias de aprendizado que ajudarão você a ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

Para aprender muito mais sobre estratégia de aprendizado, conheça o curso English Matrix.

Take care and keep learning!

Etiquetas
aprender inglês lexicalmente aprender inglês sozinho linguística

2 Comentários

  1. Parabéns pelo artigo, realmente sensacional. Sempre tive muita dificuldade em aprender inglês, fiz vários cursos e não dava certo, sempre abandonava. Era muito frustrante. Um dia uma amiga minha me contou o método dela e resolvi testar, foi incrível. Primeiro vc vai traduzindo para o ingles tudo que esta no seu quarto, na sua casa, no seu trabalho e assim vai ampliando. Conforme vc vai encontrando todos esses cenários diariamente fica muito mais facil fixar e gravar. Comigo deu certo.

    1. Congratulations, Johnny. Essa estratégia de aprendizado que sua amiga contou é algo que eu também fazia. Já até falei sobre isso aqui em um artigo publicado em 2012. Isso me ajudou a desenvolver meu vocabulário, mas não muito as minhas habilidades comunicativas. Logo, eu tive de pensar em algo diferente. Algo que fizesse realmente sentido quando o assunto era interagir com as pessoas em diálogos. Essa outra estratégia que passei a usar, eu descrevo no artigo Como Usar Um Texto de Inglês com Áudio Para Aprender Inglês. Tenho certeza que essa também vai te ajudar. 😊😊😊😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo