Como Usar Um Texto de Inglês com Áudio Para Aprender Inglês

Como usar um texto de inglês com áudio para aprender inglês?

Essa é uma pergunta que me fazem com muita frequência. Portanto, para ajudar todos a entender como fazer isso, decidi escrever aqui o passo a passo para colocar isso em prática.

Além do passo a passo, vou compartilhar também um texto em inglês com áudio para você colocar em prática tudo o que vou ensinar aqui.

Vamos lá!

Escolhendo um Texto de Inglês com Áudio

Para começar, você precisa entender que todo texto que você encontrar terá um assunto específico. Para estudantes de inglês que estão começando agora, eu sugiro fortemente que sempre usem diálogos.

A razão para isso é que um diálogo sempre terá um contexto situacional. Ou seja, você vai poder trazer isso para o seu dia (seu cotidiano).

Quando o texto é um diálogo dentro de um contexto situacional, a memorização fica mais fácil. Pois, você será capaz de se lembrar da situação – ou das sentenças – ao longo do dia e assim manter o conteúdo ativo na memória.

Fora isso, o texto terá também chunks of language relacionados ao contexto (assunto). O aprendizado por meio de chunks também ajuda a memória a reter melhor o conteúdo estudado.

Portanto, entenda bem esta ideia para poder tirar o máximo dos textos de inglês que você usar ao longo dos seus estudos de inglês.

Resumindo, ao escolher um texto de inglês com áudio para estudar, opte sempre por:

  • um diálogo que tenha um contexto situacional
  • um contexto que seja algo do cotidiano
  • foque nos chunks of language

Colocando a Teoria na Prática

Para que você possa entender bem a ideia (estratégia) que estou ensinando aqui vou dar um exemplo.

1º Passo » Leia e Copie o Texto para Seu Caderno

Segue abaixo um texto (diálogo) que você deverá ler e copiar para seu caderno. Não caia na tentação de copiar e colar em um arquivo Word em seu computador. Copie mesmo à mão.

O ato de você usar a mão para escrever ajuda seu cérebro a fazer conexões neurais que fortalecem a memorização do conteúdo. Portanto, pegue seu caderno, uma caneta ou lápis e copie o texto abaixo.

  • – Great Picture! When did you get back?
  • – Last night.
  • – So how was your vacation?
  • – Oh, it was wonderful.
  • – Where did you go exactly?
  • – We went to Hawaii.
  • – Wow. What was the weather like?
  • – It was hot, but not too hot.
  • – Nice. So what did you do there?
  • – We went to the beach every day, and I went parasailing. I didn’t want to come home.
  • – Well, I’m glad you did… I have a tone of work for you!

2º Passo » Interprete o Texto e Ouça-o

Depois de copiar o texto, leia-o com mais atenção. Procure entender do que se trata. Tenha algumas perguntas em mente:

  • Quantas pessoas estão falando?
  • Qual é o assunto?
  • Que palavras e ou estruturas eu reconheço nesse texto?

Depois que você analisar o texto e descobrir coisas sobre ele, ouça-o. Você pode ouvir e acompanhar a leitura.

3º Passo » Identifique Chunks of Language e Ouça Novamente

Para simplificar, os chunks of language podem ser:

  • sentenças fixas que podem ser usadas sem alterações;
  • sentenças semi-fixas que podem ser usadas com outras palavras;
  • collocations (combinações de palavras)
  • frases especiais

No texto acima, ha vários chunks que você pode anotar em seu caderno. “Great picture!” é um exemplo cujo significado é “Que foto linda!“, “Que foto fantástica!“.

When did you get back?” é outro exemplo de chunk. Você pode aprendê-lo do jeito que é sem tirar e nem acrescentar nada. Você pode anotar seu significado – Quando você voltou? ou Quando vocês voltaram? – e assim imaginar-se perguntando isso a um (uns) amigo(s) que estavam de férias e acabaram de voltar para casa.

Outros exemplos do texto acima são:

  • How was your vacation? (Como foram suas férias?)
  • It was wonderful. (Foi maravilhosa.)
  • Where did you go exactly? (Para onde você foi mesmo?)
  • We went to… (Nós fomos para…)
  • What was … like? (Como estava …? | Como era …?)
  • It was …, but not too … (Estava …, mas não tão …)
  • What did you do there? (O que você fez lá?)
  • We went to … (Nós fomos para …)
  • I went parasailing. (Eu fiz parasail.)
  • I didn’t want to … (Eu não queria …)
  • I’m glad you … (Fico feliz que você …)
  • I have a ton of work for you. (Eu tenho um montão de trabalho para você.)

Depois que identificar os chunks, ouça o texto novamente. Mas, desta vez ouça prestando atenção ao modo como os chunks são pronunciados em conjunto. Não foque nas palavras soltas. Foque no conjunto como visto acima.

4º Passo » Pratique os chunks exaustivamente

Ainda em seu caderno, peque os chunks que você identificou e crie novos exemplos com eles. Faça isso com os chunks que der para fazer. Por exemplo:

  • We went to the movies.
  • We went to the beach.
  • We went to Brasília.
  • We went to the mall.
  • We went to church.
  • We went to work.

Ou ainda,

  • What was the weather like? (Como era o clima?)
  • What was the restaurant like? (Como era o restaurante?)
  • What was the hotel like? (Como era o hotel?)
  • What was the place like? (Como era o local?)
  • What was he like? (Como ele era?)

Crie novos exemplos e repita-os em voz alta. Faça isso com quantos chunks quiser.

Lembre-se que você não precisa fazer isso em apenas um dia. Você pode ficar com esse diálogo durante vários dias. Só mude de texto quando praticar bem o que estiver usando no momento.

5º Passo » Ouça o Texto e Repita em Voz Alta

Depois que você praticar bem os chunks e entender o uso e significado de cada um deles, você deve ouvir o texto e repetir em voz alta. Foque na pronúncia dos chunks e não nas palavrinhas soltas.

Ouça e repita quantas vezes forem necessárias.

Mesmo que você tenha a sensação de que já sabe tudo sobre o texto não o deixe de lado. Repita várias e várias vezes.

Depois que ouvir e repetir em voz alta acompanhando o texto, você poderá deixar o texto escrito de lado. Nessa etapa, ouça o texto e repita em voz alta sem ler no papel.

6º Passo » Identifique Problemas/Dificuldades

Procure se gravar lendo o texto e identifique onde você tem dificuldades. Veja o que você precisa melhorar. Seja seu próprio carrasco.

O que você identificar que precisa melhorar, repita e fique excelente naquela parte. Lembre-se que practice makes perfect (a prática leva à perfeição).

7º Passo » Use o Shadowing para Ir Ainda Mais Longe

Shadowing e uma estratégia de estudo que ajuda a gente a praticar ainda mais o texto e também a desenvolver a pronúncia.

Portanto, use-a a seu favor. Para saber mais sobre ela, leia o artigo Melhore Sua Pronúncia em Inglês Fazendo Isso Aqui tem um vídeo também para te ajudar ainda mais.

Conclusão

Para encerrar, lembre-se que o simples fato de você ler e entender o conteúdo de um texto de inglês com áudio não é o suficiente para você desenvolver sua fluência em inglês.

Um simples texto como este que voce viu acima é uma fonte preciosa para você aprender a falar inglês naturalmente sem se preocupar com as regras gramaticais e a decoreba de palavras soltas.

Fazendo assim, você terá a seu favor uma estratégia incrível ficar com seu Inglês na Ponta da Língua.

Não é fácil! Mas, também não é impossível. Então, use bem qualquer texto de inglês com áudio que você encontrar ao longo dos seus estudos.

Nada de acumular conteúdo. Mantenha o foco, vá com calma e seu inglês será outro em pouco tempo.

Take care and keep learning.

Etiquetas

6 Comentários

  1. Thank you so much for the tips. I’ve been learning a lot from you, Denilso. That’s real!

    Cheers!

  2. Acabei de assistir a live no YouTube, vim ver o texto e ouvir o audio. Ameiii vou praticar muito com esse texto e usar suas dicas. o bom que dar pra baixar o audio!! Uhuuuu Thanks teacher!! 😀👏👏😊👍

    1. Awesome, Edna! Fico feliz em poder te ajudar a aprender inglês. Fique de olho no conteúdo do site, YouTube e Instagram. Tem muito mais ainda para que você fique com o Inglês na Ponta da Língua.

  3. Acabei de ver a Live e já estou treinando com o texto, achei excelente a dica, parabéns pela sua didática.

  4. Acabei de assistir a Live sobre textos e achei excelente a dica, vou praticar, obrigado e parabéns pela didática.

Botão Voltar ao topo