Quando usar INTO ou ONTO | Preposições em Inglês

Quando usar INTO ou ONTO em inglês? Qual a diferença entre INTO e ONTO? Como saber se devo usar INTO ou ONTO em uma frase?

Sempre que peço para o pessoal fazer perguntas no Instagram, essas acima são bem frequentes. Há uma certa necessidade em saber quando usar INTO ou ONTO.

Portanto, vamos falar sobre isso nesta dica e entender isso de uma vez por todas.

Para quem acompanha o Inglês na Ponta da Língua desde 2007, sabe que isso aí é um caso de “ver a árvore e não ver a floresta“. Ou seja, as pessoas se preocupam com uma palavrinha e esquecem de ver o que está ao redor. Assim, acabam fazendo confusão sem ter necessidade para isso.

Então, vamos lá!

Como Usar as Preposições em Inglês?

Desde que este site foi criado em 2007, eu já publiquei aqui inúmeras dicas sobre como aprender as preposições inglês. Até no canal no Youtube já publiquei um vídeo com o título: Preposições em Inglês: a dica definitiva.

A ideia de tudo isso é mostra a você estudante de inglês que as preposições em inglês são adquiridas naturalmente. Ou seja, não há regras ou fórmulas mágicas para que você aprenda como usar as preposições em inglês da noite para o dia.

Você só as aprende por meio do uso e sempre em conjunto com as palavras ou expressões com as quais elas se combinam.

Por exemplo, se eu quero dizer “depender de” em inglês, eu tenho de saber que o certo é “depend on” (e não depend of). Já para “sonhar com” o certo será “dream about” (e não dream with). Se o caso for dizer “ser casado com” então diga “be married to” (e não be married with). “Estar de dieta” é “be on a diet” (e não be of diet).

Não adianta procurar por regras!

Aprenda o conjunto (veja a floresta!) e não foque apenas na preposição (que é uma árvore nesse caso). De certa forma, aprenda as combinações (collocations)

Quando usar INTO ou ONTO?

Se você leu a parte acima, já deve estar começando a entender que não deve perder seu precioso tempo tentando aprender INTO e ONTO isoladamente.

Afinal, se você fizer isso, estará olhando para duas árvores isoladas no meio da floresta. Não é assim que você vai resolver seu problema.

O que você precisa ter em mente é que INTO e ONTO são usadas com palavras e expressões específicas.

Assim, quando lemos a frase a seguir:

  • I went into his office

Temos de entender que estamos diante da combinação “go into a place” e que isso aí significa que eu entrei em um local. Portanto,

  • Eu entrei no escritório dele.

Com isso, eu procuro por outros exemplos:

  • She went into Miguel’s room and… (Ela entrou no quarto do Miguel e…)
  • I will never go into your room. (Eu nunca vou entrar no seu quarto.)

Enfim, eu estou observando a floresta – go into a place – e não me escorando em uma árvore (into).

Agora veja, a sentença abaixo:

  • The kid hopped onto the bed. (A criança pulou na cama.)

Eu observo a combinação (collocation) “hop onto a bed” e aprendo que isso aí significa: pular na cama. Mas, eu também registro que se trata de alguém pular do chão (ou outro local) para cima da cama e não ficar pulando em cima da cama por diversão.

Com essa informação na cabeça, eu então posso dizer para minha filha: “Don’t hop onto the bed! You can break it!“. Também posso dizer “hop onto the sofa“, “hop onto a table“, “hop onto a bench“.

Mais Sobre Como Usar INTO e ONTO

Como você pode perceber, o segredo não está em aprender quando usar INTO ou ONTO.

Na verdade, o que você precisa é observar quando cada palavra é usada em conjunto com outros palavras.

Isso sim é o que vai fazer a diferença no seu aprendizado! Observe a floresta inteira e não apenas a árvore!

Um belo dia, você pode estar lendo um texto e se deparar com a sentença abaixo:

  • We moved all the books onto a the desk. (Nós movemos todos os livros para cima de uma mesa.)

Você então registra o collocationmove something onto something else” (mover algo para cima de outra superfície) e procura por mais exemplos:

  • They moved the balls onto a table. (Eles colocaram as bolas em cima de uma mesa.)

Agora veja a próxima sentença:

  • The car crashed into a tree.

Agora, eu tenho de saber que estamos falando de um carro que bateu em uma árvore. Logo, eu anoto a collocation “car chashes into a tree/wall/house/etc“. Eu até imagino a cena nesse caso e isso reforça a memorização de “a car crashing into something“. Agora é só procurar por exemplos:

  • London optometrist describes moment car crashed into waiting room.
  • Photos show the damage caused after a car crashed into a house in Kidderminster.
  • Driver injured after car crashed into Wauwatosa home.
  • A teenager has died and another is fighting for life after a car crashed into a pole north-west of Melbourne early this morning.

Expressões e Phrasal Verbs com INTO e ONTO

Outra coisa que você deve prestar atenção é que em inglês há inúmeras expressões e phrasal verbs com cada uma dessas preposições.

Um que todo mundo aprende logo cedo na vida é “break into” cujo significado principal é “arrombar” ou (uma casa, uma escola, um escritório, etc.):

  • Some kids had broken into the school at night. (Alguns adolescentes arrombaram/invadiram a escola à noite.)
  • Someone broke into our house last night. (Alguém entrou/arrombou nossa casa ontem à noite.)

Tem ainda combinações como “get into debt” (entrar no vermelho, fazer muitas dívidas), “get into trouble” (arrumar confusão), “get into shape” (entrar em forma), go into a rage (ficar furioso, ficar puto da vida), get into an argument (entrar em uma discussão), “turn the prince into a frog” (transformar o príncipe em sapo), “check into the situation” (verificar/checar a situação).

Com onto são poucas expressões e raramente aparecem. Mas, caso você se depare com alguma por aí, nada que um bom dicionário de inglês não seja capaz de te ajudar.

Como Aprender a Usar INTO e ONTO?

Não adianta querer aprender todas as combinações com INTO e ONTO da noite para o dia. Eu até hoje – ao longo dos meus 30 anos estudando e ensinando inglês – não aprendi todas.

Portanto, seja paciente! Despreocupe-se!

Isso aí é algo que aprendemos conforme vamos mantendo mais e mais contato com a língua. Não se afobe!

Aprenda apenas a observar a floresta e não apenas as árvores. Acredito que assim você saberá quando usar INTO ou ONTO sem problemas.

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo