Qual a origem do TRICK OR TREAT? E o que isso significa?

Qual a origem do TRICK OR TREAT? E o que isso realmente significa?

Se você acompanha a cultura de países de língua inglesa, sabe que o TRICK OR TREAT é algo muito comum durante o Halloween. Afinal, é aquele momento no qual as crianças se fantasiam e andam pelas casas da vizinhança pedindo doces, caso contrário uma travessura poderá ser feita.

A tradução de TRICK OR TREAT em português ficou como DOCES OU TRAVESSURAS. Algo simples e repetido durante a época de Halloween todos os anos.

Mas, qual é a origem do TRICK OR TREAT? De onde saiu essa expressão?

That’s what you’re gonna learn now. So, keep reading!

» Leia também: O que significa Halloween

TRICK OR TREAT | de onde surgiu

TRICK OR TREAT | significado

A expressão TRICK OR TREAT é relativamente nova.

Ela surgiu na década de 1920. Mas, só pegou mesmo – se tornou bastante conhecida e usada – em meados da década de 1950.

Já a tradição de sair fantasiado pedindo doces pelas casas ninguém sabe quando teve início. Alguns a ligam ao festival celta conhecido como Samhaim.

Para saber mais sobre isso, coloque seu inglês em prática lendo um texto bem completo sobre esse assunto no Merriam Webster.

Ok! Mas, por que dizem TRICK OR TREAT?

Vamos por partes!

O que é TRICK?

TRICK nessa expressão refere-se ao ato de fazer uma brincadeira com alguém. Geralmente, uma brincadeira de mau gosto. Algumas pessoas podem não gostar dela. Por exemplo,

  • She played a really nasty trick on me. She put syrup in my shampoo bottle! (Ela fez um brincadeira de muito mau gosto comigo. Ela colocou melaço no meu xampu.)

Portanto, você já vê aí que o TRICK em TRICK OR TREAT refere-se a uma brincadeira que as crianças podem fazer com quem não der doces a elas.

O que é TREAT?

No Instagram (siga-me lá), perguntaram-me por que “treat” nessa expressão é “doces” sendo que “treat” é “tratar“.

Pois bem!

O fato é que “treat” é também substantivo. Logo, nesse caso aí não se trata do verbo “tratar“. Um dos significados de “treat” como substantivo é “presente“, “brinde“.

Por exemplo, os dentistas costumam dar alguns treats para as crianças se sentirem mais tranquilas ao serem atendidas. Esses treats são pequenos brindes (balão, adesivo, tatuagem que sai com água, etc.).

Assim, quando as crianças dizem TRICK OR TREAT, elas estão pedindo um presentinho – que nesse caso é um doce – ou algo “ruim” pode acontecer.

TREAT começou a ser usada com o sentido de comida ou bebida nor volta de 1650. Naquela época, seu sentido se referia aos comes e bebes dados a alguém para que ele se sentisse feliz, animado.

Essa é a lógica do uso de TREAT na expressão TRICK OR TREAT.

Trick or Treat | Conclusão

Essa é a origem do TRICK OR TREAT. Agora você já sabe por que dizem isso e quando surgiu.

Só o que não sabemos exatamente é por que essa prática começou. Mas, infelizmente, não dá para saber tudo.

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo