Por que o passado de GO é WENT em Inglês?

Você já se perguntou por que o passado de GO é WENT em inglês? Eu sei que essa pergunta parece meio louca, mas enviaram-na para mim. Assim, decidi compartilhar a resposta com todos vocês.

Se você já perguntou (ou não) por que o passado de GO é WENT e nunca achou a resposta, continue lendo para matar a curiosidade.

Por que o passado de GO é WENT?

A resposta a essa pergunta é simplesmente simples. Tudo tem a ver com a formação da língua inglesa. Então, temos de voltar no tempo!

Lá nos velhos tempo do Old English, algo que foi do ano 450 ao ano 1150, a língua inglesa estava em formação. Por ser um período de mistura de várias povos cada qual com seu jeito de falar, a língua inglesa era um verdadeiro quebra cabeça.

Em algum momento naqueles tempos, havia dois verbos para dizer IR em inglês. Um verbo era GO e o outro era WEND. Ou seja, naquele tempo um grupo de pessoas dizia “go to school”, já outro grupo dizia “wend to school” e o significado era o mesmo: ir para escola.

Por que o passado de GO é WENT?35O verbo GO no passado era GAED (com “a” mesmo). Mas, o passado de WEND era WENT.  Então, alguns diziam “I gaed to school” e outros, “I went to school”. O significado, claro, era “Eu fui para a escola”.

O tempo foi passando, e as pessoas começaram a misturar tudo. Dessa grande mistura, acabou saindo essa maluquice que temos hoje: GO é usado para quase todos os tempos verbais, mas WENT (que era o passado de WEND no passado) acabou sendo usado como a palavra para indicar o passado de IR em inglês.

Tentar explicar o porquê dessa escolha é algo complicado. Contudo, o que podemos dizer é que isso aconteceu devido às escolhas que as pessoas foram fazendo na hora de falar. Assim, todos foram se acostumando com GO para o tempos verbais em geral e WENT para o passado.

» Leia também: Por que WON’T e não WILLN’T?

Que fim levou o verbo WEND?

WEND com o sentido de IR acabou caindo em desuso. Ou seja, as pessoas foram deixando ele de lado e dando preferência a GO. No entanto, WEND ainda continua sendo usado nos dias de hoje na combinação: WEND ONE’S WAY.

O significado dessa combinação é “DIRIGIR-SE A”, “SEGUIR O CAMINHO”, “MOVER-SE VAGAROSAMENTE”. Veja os exemplos:

  • The thieves wended their way through the dark. (Os ladrões moveram-se sorrateiramente pela escuridão.)
  • They wended their way across the city. (Eles seguiram o caminho através da cidade.)
  • We wended our way through the narrow streets. (Nós seguimos nosso caminho pela ruas estreitas.)
  • Just this week, infrared cameras detected 15 people wending their way across the desert. (Somente esta semana, as câmeras de infravermelho detectaram 15 pessoas seguindo pelo deserto.)

Note que o passando de WEND nesse caso é WENDED e não a forma como era no Old English.

» Leia também: Como dizer EU FUI em inglês?

Conclusão

Agora você já já sabe por que o passado de GO é WENT em inglês. Pena que você – e nem eu– jamais saberemos o que houve na cabeça das pessoas para escolher WENT para o passado e não GAED. Enfim, maluquices linguísticas que nós apenas temos como curiosidades!

That’s all for now, guys! I hope you’ve enjoyed this tip. Take care and keep learning.

» Fontes dos Exemplos:

Etiquetas
Botão Voltar ao topo