Singular THEY: o que é isso e como usar?

Você já ouviu falar em singular they? Não faz ideia do que seja!? Saiba essa é uma característica da gramática da língua inglesa que você deve aprender. Portanto, siga lendo para aprender tudo a respeito.

O que é singular they?

De modo bem simples, singular they é o nome que usamos para nos referirmos ao uso de they no singular.

Isso pode parecer bastante estranho; pois, desde cedo a gente aprende que they é um pronome no plural e significa eles ou elas. Então, como é possível usarmos they no singular?

Entendendo o uso de they no singular

Embora, a explicação possa causar estranheza, saiba que na prática isso é fácil de entender. Leia a sentença abaixo:

  • Ask a friend if they could help.

Veja que estamos usando o pronome they para nos referirmos a a friend. They é plural, mas a friend é singular. Então, que doideira é essa? Vamos por partes!

Como você bem sabe, nossa língua portuguesa tem essa coisa de gênero – masculino e feminino. Histórico e culturamente temos o hábito de deixar tudo no masculino. Logo, a sentença acima seria certamente traduzida da seguinte maneira:

  • Pergunte a um amigo se ele pode ajudar.

O problema é que nesse caso poderia ser qualquer amigo ou amiga. Nós sabemos que podemos perguntar a qualquer um de nossos amigos independentemente do gênero. Mas, por tradição falamos no masculino.

Em inglês, o pronome they, é usado para resolver esse pequeno problema. É aí que surge o singular they.

Quando isso começou?

A maioria dos linguistas dizem que o singular they já era bem usado no século 16. Shakespeare e outros escritores clássicos da literatura inglesa costumavam fazer uso deste recurso.

Isso começou a acontecer quando os falantes da língua inglesa passaram a perceber que usar o pronome he não era interessante. Afinal, parecia que as mulheres estavam sendo excluídas. Dessa forma, ao invés de dizerem:

  • Ask a friend if he could help.

Eles começaram a usar o they parar incluir todos os gêneros – masculino e feminino:

  • Ask a friend if they could help.

Houve um período na língua inglesa, que muitos não concordavam com isso. Assim, eles sugeriam o seguinte:

Ask a friend if he or she could help.

No entanto, como isso acabava ficando cansativo, o singular they voltou a ser usado e passou a ser amplamente aceito.

Quando usar o singular they?

O singular they é usado sempre que estamos diante de um sujeito cujo gênero não é possível de ser identificado. Assim, as palavras abaixo costumam ter o singular they ligado a elas.

  • each
  • every
  • any
  • anyone/anybody
  • everyone/everybody
  • nobody/no one
  • someone/somebody
  • whoever

Vale dizer ainda que o singular they também envolve os demais pronomes derivados de they nessa “confusão”. Ou seja, também usamos their, themselves e theirs com palavras no singular.

  • Whoever did this,they must be taken to jail. (Seja lá quem fez isso, deve ir para a cadeia.)
  • Everyone was absorbed in their own business. (Todos estavam envolvidos com seus afazeres.)
  • Nobody wants to return to the car park and find that their car has been towed away. (Ninguém quer chegar no estacionamento e ficar sabendo que seu carro foi rebocado.)
  • Each and every one of my colleagues at the university will express their own opinion. (Cada um dos meus colegas da faculdade expressará sua própria opinião.)
  • Everyone should take their books. (Todos deveriam levar seus livros.)
  • Every student should thank their teacher. (Todos os alunos deveriam agradecer seus professores.)

Como você pode ver o uso do singular they sempre entra em cena quando o gênero do sujeito é indeterminado.

Continue aprendendo mais lendo as páginas recomendadas abaixo:

Curiosidades no Mundo Atual

Acima, está praticamente tudo o que você precisa saber sobre o singular they. Leia as páginas que recomendo e você entenderá isso muito melhor. Para encerrar a dica, quero compartilhar uma curiosidade com você. Veja a sentença abaixo:

  • Chris should take their things and go home. They aren’t feeling well.

O que há de estranho nessa frase? Será que quem a escreveu cometeu um erro gramatical?

Para muitos falantes de inglês, isso está sim errado. Afinal, estamos falando do Chris. Trata-se de um nome masculino. Então, por que usar o pronome they nesse caso? O certo não é usar he?

Nesse caso o singular they está apenas sendo usado para uma pessoa que não se identifica nem com o gênero masculino e nem com o feminino. Ou seja, trata-se de uma pessoa não-binária. Logo, o uso de they nesse caso tem se tornado aceitável.

Aliás, isso está se tornando tão aceitável que em 2015 o singular they foi escolhido como a palavra do ano pela American Dialect Society justamente por causa disso.

Muitos leitores devem estar achando isso uma loucura. Mas, trata-se de algo que está se tornando comum em inglês. Uns podem achar errado. Outros podem achar estranho. Outros até mesmo achar engraçado. Pensando nisso, o Governo do Canadá por meio do seu Translation Bureau escreveu o seguinte:

No one is saying we have to use it. But saying someone can’t or shouldn’t use it is wrong.

Ou seja, ninguém está afirmando que todos devem usar they dessa forma. Mas, o grande erro é dizer que alguém não pode ou não deveria usar.

That’s all for now, guys! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo