O que é o FCE? Leia aqui e conheça esse exame!

O que é o FCE? Que exame é esse e qual sua importância? Chegou a hora de você entender tudo sobre um dos mais conhecidos exames de inglês no mundo.

O que é o FCE?

FCE é a sigla para First Certificate in English. Este é um exame internacional de inglês, cujo certificado é emitido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Ele é também conhecido como Cambridge English: First.

A Universidade de Cambridge tem outros exames. Mas, o FCE é de longe um dos mais conhecidos exames de proficiência em inglês. É também de longe, o exame que muitos almejam conquistar. Afinal, ele abre as portas para uma série de oportunidades acadêmicas e profissionais.

Saber o que é o FCE é muito fácil! Então, recomendo que continue lendo para aprender outros detalhes sobre o exame.

Quem pode fazer o FCE?

No site de apresentação deste exame, a Universidade de Cambridge dá a seguinte informação:

[O FCE] é uma qualificação de nível intermediário superior. Ele comprova que você consegue utilizar o inglês, escrito e falado, para trabalhar ou estudar.

O que é o FCE?Se levarmos em conta o Common European Framework of Reference (CEFR), o nível para o qual este exame é indicado é o B2. Lembrando que no CEFR os níveis são: A1 (básico), A2, B1, B2, C1, C2 (proficiente). Caso você não saiba ainda o que é esse tal de CEFR, leia o artigo The Common European Framework of Reference, publicado aqui mesmo Inglês na Ponta da Língua.

Portanto, você você pode ver, para se dar bem nesse exame é necessário que você tenha um bom conhecimento da língua inglesa.

Como é o exame?

De modo geral, o exame possui 5 provas (tests). Cada prova foca em habilidades linguísticas específicas: speaking, listening, writing, reading e use of English.

Cada prova possui um tempo exato para ser concluída. Elas são também dividas em diferentes partes:

  • Writing (2 partes) » tempo total de duração 1h20mim
  • Speaking (4 partes) » tempo médio de duração em torno de 20 minutos
  • Reading e Use of English (7 partes) » tempo total de duração 1h15min
  • Listening (4 partes) » tempo médio de duração em torno de 40 minutos

Para se sair bem nesse exame é fundamental que você conheça também cada prova e suas partes. Ou seja, além de ter o Inglês na Ponta da Língua é essencial que você conheça bem a estrutura do exame.

Eu recomendo que você faça vários simulados antes de fazer a prova oficial. Assim, você coloca não só seu inglês à prova, mas também suas estratégias para fazer cada parte. Os simulados ajudam na organização, administração do tempo e tomadas de decisões em relação ao exame com um todo.

Por que fazer o FCE?

Eu diria que a principal razão para fazer o FCE é simplesmente uma questão de satisfação pessoal. Sabe aquela sensação de ter conseguido uma certificação internacional desejada no mundo todo? Imagine-se conquistando isso! Quando eu consegui, fiquei muito feliz e também motivado para continuar aprendendo mais e mais inglês.

Mas, outros pontos a seres destacados são:

  • Mostrar que você está pronto para o sucesso no mundo real e seu inglês está evoluindo;
  • Conquistar habilidades em inglês aplicáveis à vida real para trabalhar e estudar
  • Prestar um exame de alta qualidade e imparcial

Onde o FCE é aceito?

De acordo com a Cambridge University, “as qualificações Cambridge English são aceitas por milhares de universidades, empregadores e governos no mundo todo. Os exames também são aceitos por grupos profissionais, autoridades de imigração e outras agências governamentais”.

Portanto, as chances de você conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, entrar em uma excelente instituição de ensino ou algo assim são enormes.

No site da Cambridge, você pode fazer uma busca sobre onde o FCE é aceito em inúmeros países.

Informações extras

Clicando no botão abaixo, você poderá fazer o download da íntegra de um exame inteiro do FCE. No arquivo estão todas as provas e material de áudio. Assim você terá uma melhor ideia de como é o exame.

download_button

Para saber mais sobre o Cambridge English: First – ou FCE –, acesse a página oficial sobre o exame no site da Cambridge. Lá você encontrará muitos outros detalhes sobre esse que é um dos mais conhecidos exames de proficiência em inglês no mundo.

Prontinho! Agora você já sabe o que é o FCE e também como ele é. Portanto, Até a próxima! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo