O melhor site para aprender inglês no Brasil

Qual é o melhor site para aprender inglês? Essa é uma das perguntas que frequentemente me fazem quando dou palestras ou workshop por aí. Há algumas variações: Qual o melhor site de inglês para aprender inglês sozinho? Qual o melhor site para aprender inglês grátis? Qual o melhor site para aprender inglês online? Qual o melhor site para aprender inglês na internet?

Enfim, as pessoas tem essa coisa de sempre querer saber qual é o melhor, qual é o top, qual é o número 1… Portanto, para ajudar você, decidi escrever essa dica e falar um pouco sobre o melhor site para aprender inglês.

Sites e Blogs de Inglês no Brasil: um pouco de história

O Inglês na Ponta da Língua foi criado em janeiro de 2007. O propósito sempre foi dar dicas de inglês com uma linguagem diferente e também orientar estudantes em como aprender inglês. Mas, o Inglês na Ponta da Língua não foi o primeiro de todos.

O pioneiro nessa brincadeira toda foi o Tecla Sap, criado em 1997 por Ulisses Wehby de Carvalho, tradutor e intérprete. Foi e continua sendo um dos sites com um conteúdo maravilhoso para quem quer aprender ou ensinar inglês.

Em outubro de 2006, Alessandro Brandão criou o English Experts. Lembro-me que surgimos quase juntos e trocamos várias ideias sobre blogs e, claro, língua inglesa.

Temos ainda o Inglês Online, da Ana Bergamini, que também já está na estrada há um bom tempo. O Adir Ferreira Idiomas, do professor Adir Ferreira, e que é um site com uma boa história.

Fora esses posso ainda citar vários outros sites que surgiram ao longo dos anos: Inglês na Rede, English in Brazil, Inglês no Teclado, Inglês no Supermercado, Mairo Vergara, Inglês Gratuito, Bom Inglês, Inglês Curso, Zap English, inFlux Blog e outros tantos.

Além desses mantidos em sua maioria por brasileiros temos os de fora como Effortless English, Duolingo, Busuu, News in Levels, EngVid, English Anyone, Shared Talk e por aí vai.

Com todas essas possibilidades, é mais do que natural que surja a pergunta título deste texto: Qual o melhor site para aprender inglês? Continue lendo que vou te contar um segredo, uma verdade para você pensar a respeito.

O Melhor Site Para Aprender Inglês

O Melhor Site Para Aprender InglêsTodos os sites mencionados e os outros que há na web tem suas vantagens. Ou seja, todos eles são excelentes ferramentas de aprendizado. O segredo, no entanto, não é você saber qual é o melhor site para aprender inglês.

Na verdade, o grande segredo é você saber como usar cada um desses sites para aprender inglês. Assim como não há um método milagroso para que você fale inglês em 3 meses, também não há um site que será o melhor de todos. Por que não?

Cada site citado neste texto tem uma linguagem própria. Cada pessoa – ou pessoas – responsável pelo conteúdo publicado pode ter uma visão particular sobre como ensinar ou aprender inglês. Portanto, você poderá eleger um site como seu favorito – o melhor para você! – e usar os demais como recursos secundários – fontes de pesquisas extras. A escolha é sua!

Como Encontrar o Melhor Site de Inglês?

O melhor site para aprender inglês não será encontrado em uma simples busca no Google. Você precisa visitar os sites, ler as dicas, conhecer os demais canais de cada um deles – Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, etc. – e decidir o modo como o site é mantido – as dicas são escritas – satisfazem as suas necessidades de aprendizado e também modo de aprender inglês.

No final, você vai perceber que um site complementa as informações do outro. Cada um tem seu valor e cabe a você estudar da melhor forma para aprender inglês com os recursos que cada site oferece.

O grande problema nisso tudo é que a maioria dos estudantes de inglês são acumuladores de materiais de inglês. Ou seja, acumulam tantos sites de inglês e não usam quase nenhum como fonte oficial de estudos.

Para encerrar esse assunto, eu posso afirmar aqui que o melhor site para aprender inglês não existe – todos são excelentes. O que pode estar faltando é você encontrar a sua melhor maneira de aprender inglês. Mas, isso aí já é um outro assunto! Pois, cabe a você encontrar a resposta dentro de você.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua, eu dou dicas para aprender inglês. E, garanto que os demais amigos e amigas de outros sites também. Então, veja o que cada um diz e eleja aquele que para você for o melhor.

That’s all for now! Sinto muito se não ajudei você a encontrar definitivamente o melhor site para aprender inglês. Só espero ter ajudado você a se conscientizar que a maior parte do aprendizado cabe a você. Para isso, torne-se um melhor estudante de inglês.

Take care! Bye bye! Happy learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo